segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

EU TENHO UM SONHO (...os velhos terão sonhos... – Joel 2.28)

EU TENHO UM SONHO
(...os velhos terão sonhos... – Joel 2.28)

            Tomando emprestado o título do celebre discurso do Pastor Batista Martin Luther King, “I have a dream”, proferido em 28 de agosto de 1968, para uma plateia de 250 mil pessoas, que lotavam o National Mall para a Marcha de Washington pelo Trabalho e a Liberdade.

 

King lutava por igualdade e justiça social, a nação mais poderosa vivia mergulhada numa política de preconceitos raciais, e infelizmente a igreja vivia omissa a tudo isso. Com seu discurso ele começou a mudar a história de seu pais e influenciou todo o mundo. Não viveu para ver os resultados, mas deixou sua marca na história.

 

Não estamos diferentes de 1968, graves problemas éticos, morais e espirituais tem afetado o mundo, e ao contemplar um novo ano temos uma mistura de euforia e frustração, euforia pela esperança da possibilidade de um novo recomeço e frustração pelo que sonhamos e não alcançamos em 365 dias.

 

A África mergulhada na fome, na extrema pobreza, guerras civis intermináveis, exploração de crianças e adolescentes. A Europa vivendo uma das mais serias crises migratória, o Mediterrâneo se transformando num grande cemitério, terrorismo, desvalorização do indivíduo e o fortalecimento do neonazismo. As Américas com um gritante aumento da violência, atiradores do EUA, milhares de mortos e desaparecidos no México, a Venezuela mergulhada na sua mais séria crise econômica e política, o Brasil tendo o seu patrimônio dilapidado por uma grande quadrilha de corruptos, com reflexo na segurança pública, na saúde. O Oriente médio convivendo pacificamente com o desrespeito aos direitos da pessoa humana. São apenas algumas coisas que trazem dor ao coração.

 

Uma pergunta me incomoda: Onde está a Igreja?

 

Quando uso a palavra “Igreja” estou me referindo aqueles que declaram ser povo de Deus, que afirmam ter Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Minha referência é a pessoas e não a instituições.

 

Sei que muitas pessoas têm exercido seu papel para que tenhamos um mundo melhor, mas a presença da Igreja tem sido muito tímida.

 

Os nossos projetos necessitam ser os projetos de Deus. É necessário, ainda, liberdade para permitirmos ao Senhor fazer todos os ajustes necessários, afim de que possamos alcançar o melhor, e Deus sabe o que é melhor para a nossa vida.

Convido você a sonhar com uma igreja caminhando segundo os desejos de Cristo, vivendo a oração com toda intensidade e fazendo da Palavra de Deus o seu alimento diário. É hora de um avivamento autentico e sincero, e somente será possível se nos despirmos completamente do “velho eu” para nascermos de novo com Cristo, sendo ele verdadeiramente Senhor da minha vida.

Sonho ver crianças, jovens e adultos estudando a Bíblia durante o todo ano, fazendo da Palavra de Deus sua companheira constante.

Sonho ver os adolescentes crescendo na Palavra e se envolvendo no serviço da igreja, usando todo vigor para realizarem coisas grandiosas diante do Senhor.

Sonho ver as mulheres visitando, dirigindo reuniões de oração e aproveitando a oportunidade para proclamar Jesus Cristo a outras mulheres, e se envolvendo com os serviços da igreja.

Sonho ver as celebrações como resultado da plena intimidade do povo de Deus com o seu Deus, que as músicas sejam cantadas com o melhor da técnica, mas refletindo a sinceridade do coração.

Sonho ver uma igreja disposta a servir sem esperar nada em troca, dividindo com os que nada tem e acolhendo os que necessitam de ajuda.

Sonho ver uma igreja disponível para testemunhar, dedicando tempo no preparo, se capacitando continuamente, e vivendo plenamente o amor as pessoas perdidas.

Sonho ver uma igreja missionária, cumprindo o IDE, testemunhando, discipulando e integrando a comunhão.

Sonho ver uma igreja reverente perante o Senhor, sabendo que o culto é para Deus, e Ele merece toda a nossa adoração, que as reuniões de celebração sejam momentos nos quais o nosso desejo seja somente ver a glória do Senhor.

Sonho que ao final desta leitura você se junte comigo para continuarmos sonhando, e a partir de ações concretas possamos ver o povo de Deus transformando o mundo à sua volta.

Se não nos dispormos a sermos diferentes e fazermos diferença, tudo continuará da mesma maneira.


O ano de 2018 será diferente se você deixa Deus fazer diferença em sua vida!

A Deus toda honra e toda glória!

Pr Claudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...