sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

HOJE CONTINUAMOS VENDO COISAS EXTRAORDINÁRIAS!

HOJE CONTINUAMOS VENDO COISAS EXTRAORDINÁRIAS!

"Hoje vimos coisas extraordinárias! "
Lucas 5:26


As coisas extraordinárias estão acontecendo ao nosso redor o tempo todo, mas em muitos casos nem percebemos. Você já parou para pensar em tudo que ocorre no seu organismo para te manter vivo, o funcionamento do corpo humano é algo extraordinário, estamos vivos graças a maneira maravilhosa que o Criador planejou e constituiu esta máquina extraordinária. Se hoje acordamos e estamos vivos, isso é extraordinário, é resultado do poder e do cuidado de Deus.

O capítulo cinco do evangelho de Lucas nos mostra como é extraordinário o amor de Deus, convidando homens imperfeitos, como eu e você para participar do seu projeto de salvação da humanidade. Eram pessoas, que talvez devido ao seu currículo, não convidaríamos para o exercício de qualquer atividade ministerial no modelo eclesiástico de muitas igrejas hoje. Jesus os convidou, os capacitou e designou para a missão de transformar o mundo. Tanto os pescadores, como também o publicano Levi, "deixaram tudo e o seguiram" (v. 11 e v.28).

Jesus foi criticado pelas suas escolhas, criticados por aqueles que não estavam dispostos a aprender com ele e tinham coragem de abandonar tudo para segui-lo. Os pescadores estavam no seu trabalho, exaustos por uma noite improdutiva, mas que diante da ordem de Jesus fazem a maior pesca de suas vidas.  As redes estão quase a se romper, os barcos estão quase indo a pique de tanto peixe que pescaram e agora são convidados a abandonar tudo. Você já se imaginou nesta situação? Profissionalmente bem, ganhando bastante dinheiro, com sua vida estabilizada, e recebe o convite para abandonar tudo!

Na minha adolescência éramos incentivados a fazermos concurso público devido a estabilidade e ao salário compensador, hoje em dia não é bem assim, no império romano a situação não era diferente.  Os judeus que prestavam serviço ao império Roma eram chamados de publicanos, e eram considerados como traidores pelo seu povo, principalmente os que tinham a responsabilidade de cobrar impostos, o índice de corrupção era altíssimo. Jesus passa pelo posto de cobrança de impostos, não é por acaso, o Mestre sabe muito bem quem ele quer na sua equipe, convida Levi (Mateus cf. Mateus 10.3) para fazer parte do corpo apostólico. Um homem marginalizado e rejeitado por seu povo encontra no convite de Jesus a resposta que ele tanto esperava. Você já se imaginou deixar a certeza da estabilidade profissional pela incerteza de viver um dia de cada vez a disposição do Mestre?

O ministério de Jesus é pautado em coisas extraordinárias, um leproso quebra as regras da Lei, se aproxima de Jesus, os leprosos são segregados devido a sua doença, não pode se aproximar ou serem tocados por outras pessoas, além do sofrimento físico sofrem pela rejeição, pela repulsa, pelo nojo que as pessoas demonstram para com eles, é muito sofrimento. Num ato de adoração, reconhecendo o poder de Jesus em todas as situações e circunstância, sua afirmação nos mostra o quanto ele conhece do Senhor: "Se quiseres, podes purificar-me".  A doença, ou qualquer outro tipo de limitação deve ser usado como motivo para irmos até Jesus.

Jesus não é nosso servo, não recebe ordens nossa, e nem tem nenhuma obrigação conosco. Ele faz o que quer, quando quer e como quer. No caso daquele Jesus quis, em outros casos não, é assim até hoje. No caso do apóstolo Paulo a resposta do Senhor foi: “Minha graça é suficiente a você” (2Co 12.9). Se você pode viver debaixo da graça de Deus, seja grato, você tem tudo que precisa!

Em Cafarnaum aprendemos o quanto podemos fazer uns pelos outros, ou verdadeiro valor da amizade e da solidariedade. As casas simples de Israel no tempo de Jesus, tinham uma cobertura que não era muito grossa, que consistia de caibros grosseiros, ramos de arvores ou junco, coberto de barro amassado.  A reunião foi interrompida, houve prejuízo material para o dono da casa, e nada disso incomodou a Jesus, afinal de contas sua prioridade era as pessoas, resgatando-as a dignidade e apresentando as maravilhas do Reino de Deus.

Nesta porção da palavra de Deus temos convite, cura, solidariedade e perdão dos pecados, não sei qual a sua necessidade hoje, mas posso te afirmar que o convite de Jesus se renova a cada dia, e Ele aceita apenas uma atitude: que reconheçamos o seu poder e larguemos tudo para segui-lo.

Abraço,


Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...