segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PENTECOSTES - UMA IGREJA REUNIDA PROVANDO O MELHOR DE DEUS

PENTECOSTES 
UMA IGREJA REUNIDA PROVANDO O MELHOR DE DEUS

 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. (Atos 2.1).


            Segundo o relato do capitulo primeiro do livro de Atos dos Apóstolos, estavam reunidos em Jerusalém cerca de cento e vinte irmãos juntos como os apóstolos. É interessante a importância que Lucas dá a presença das mulheres, como também os irmãos de Jesus. Todos estavam reunidos em obediência ao Senhor, havia uma promessa, eles não sabiam quando e nem como, mas permaneciam reunidos.

            Estavam se dedicando a oração, Deus age o tempo todo em todo lugar, eles aprenderam com Jesus a orar, a fazer da oração um hábito, a se prepararem para os grandes desafios a partir da oração. É tão interessante que com a ascensão de Jesus eles tiveram seu vigor renovado, estavam conscientes da missão, e se dispuseram a pagar o preço por isso.

            Quando acompanhamos a história da Igreja contada através do Novo Testamento, e depois a suas lutas e vitórias em dois mil anos de existência, podemos afirmar que é espiritual. Fazemos projetos, traçamos metas, mas a Igreja é o Corpo de Cristo nesta terra, sendo vitoriosa porque é projeto de Deus para resgatar e abençoar a humanidade.

            O Senhor da Igreja deve ser Jesus Cristo, seremos Igreja se estivermos com a nossa visão alinhada a visão do Mestre. O propósito da Igreja não é entretenimento e sim serviço. Não se trata de reunião de autoajuda, mas a manifestação do poder de Deus através da sua Palavra.

            Pentecostes era uma das festas tradicionais do judaísmo, cinquenta dias após a Páscoa, Jerusalém estava cheia de Judeus de vários lugares, as pessoas estavam reunidas para adorar ao Senhor, e Deus escolhe esta manhã para manifestar da sua graça. Era hora de a Igreja dar o seu pontapé inicial, deveria ser algo marcante, inesquecível, poderoso, estrondoso e fortalecedor. Assim foi! Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: "Que significa isto? " (Atos 2.12).

            Pentecostes é o cumprimento da profecia de Joel; é Deus revestindo a Igreja de poder para transformar o mundo através do testemunho, é coragem para fazer diferença, é disposição para servir, viver intensamente o amor, e entregar a vida no cumprimento da missão.  Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".(Atos 1.8).

            Uma mensagem simples aos olhos modernos, mas com uma profundidade tão intensa que em torno de três mil pessoas reconheceram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. É o Espirito Santo agindo na vida da Igreja e daqueles que ali estavam ouvindo.

            Fico triste quando muitos relegam a experiência com o Espirito Santo ao “falar em outras línguas”. (Atos 2.4), quando na realidade o que podemos ver é uma disposição corajosa e com muita ousadia na pregação da mensagem redentora e salvadora. Em Pentecostes todos que ali estavam ouviram no seu idioma de origem, houve entendimento e clareza na mensagem pregada e ouvida. “Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!" (Atos 2.11).

            Pentecostes é arrependimento e comprometimento. Não adianta chorar, gemer, sentir calafrio ou qualquer coisa do tipo; se não tiver uma decisão concreta a se despir do eu para assumir uma nova identidade em Cristo. Arrependimento é mudança de rota, de caminho; sem Cristo é destruição, com Cristo é Salvação. É preciso se comprometer com a Igreja, afinal a ordem é do próprio Jesus, e isso começa com o ato de obediência ao batismo. “Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (Atos 2.38).

            Pentecostes é unidade, crescimento, serviço e comunhão. Isso é ser igreja. “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2.46,47).

            Não existe Igreja perfeita, porque somos imperfeitos, perseguimos para o alvo que é Cristo, ainda temos muito a melhorar, e só alcançaremos a “estatura de varão perfeito” na glorificação, mas não deve servir de desculpas para a acomodação com o pecado.

            Sonho com um avivamento, algo estrondoso, que a Igreja se disponha a ser verdadeiramente o Corpo de Cristo, trazendo salvação e restauração a homens e mulheres.

            Não se esqueça: Ser cheio do Espirito Santo, é ser cheio de disposição para amar e servir!

A Deus, e somente a Ele, toda honra e toda glória!



Pr Cláudio Eduardo 

Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...