sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

ELE VEIO ME BUSCAR

ELE VEIO ME BUSCAR

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
Lucas 19:10 NVI


Como tem sido difícil entender o ser humano, só Deus em seu amor, graça e misericórdia para nos compreender e fazer com que sejamos pessoas melhores.

No capitulo dezenove podemos observar um contraste no comportamento humano, no capítulo anterior o jovem rico, apegado a sua riqueza e fazendo bens materiais sua prioridade, recusa seguir a Jesus, ou melhor faz a escolha do que é efêmero em detrimento do que é eterno.

A prioridade do Senhor é resgatar o que estava perdido, ou melhor, para Jesus todas as pessoas têm a oportunidade de escolher entre retornar ou não para Deus. É sempre bom lembrar o dito popular que afirma: enquanto há vida existe esperança; ou as palavras do próprio Jesus que declara: "O que é impossível para os homens é possível para Deus". (Lucas 18.27 NVI)

Zaqueu um homem rico, conhecido de todos na cidade de Jericó, com um emprego estável, mas que ao ouvir falar que Jesus estaria passando por ali, vence todas as suas dificuldades para poder ver o Mestre, quem sabe ouvir um de seus ensinamentos, ou até poder tocá-lo. Não temos nada a respeito da sua condição moral, sabemos que não era bem visto pelos seus conterrâneos, e tinha um vazio, uma necessidade de conhecer a Verdade se entregando totalmente a ela.

Fico imaginando Zaqueu em cima de uma árvore, olhando com atenção, talvez com uma expectativa de que algo sobrenatural acontecesse. De repente Jesus para, olha para cima, o chama pelo nome, manda-o descer depressa, e afirma que será seu hospede. Você já imaginou o coração daquele sendo inundado de alegria. Deve ter corrido na frente, convidou as pessoas, afinal de contas não é qualquer pessoa, é o Mestre.

No encontro com Zaqueu aprendemos que o problema não é a riqueza, mas a maneira como se lida com ela. Quando permitimos o agir de Cristo em nossa vida algumas coisas são nítidas:

ZAQUEU FAZ JUSTIÇA SOCIAL: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres” (Lucas 19.8 NVI) – A maioria das pessoas que professam a fé cristã possuem grande quantia de recursos, recursos materiais, intelectuais e financeiros. Pensa o quanto poderíamos fazer se cada um aprendesse a dividir, afinal de contas não temos nada e deste mundo nada levaremos de material para a eternidade.

ZAQUEU CORRIGE SEUS ERROS E PAGA O PREÇO POR ISSO: Se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". (Lucas 19.8 NVI).  Zaqueu está fazendo acima do que a lei previa que era a devolução acrescida de um quinto (20%), ao invés disso ele estava disposto a retribuir com quatro vezes mais (400%). Uma transformação radical aconteceu na vida deste homem, e isso fica visível nos seus valores, na sua mudança de princípios e prioridades. Somente Jesus Cristo pode fazer isso, desde que lhe seja permitido.

Na história de Zaqueu fica nítido que a iniciativa é de Deus na pessoa de Jesus Cristo. É Jesus quem olha para cima e começa o diálogo, é Ele que se oferece para ficar na casa de Zaqueu; é Jesus que no meio da multidão escolhe alguém marginalizado e de péssima reputação para servir de exemplo do poder transformador do Senhor.

A afirmação de Jesus "Hoje houve salvação nesta casa!(Lucas 19.9 NVI). Me faz levantar um questionamento pessoal: A Salvação de Jesus é nítida na sua vida?

Precisamos fazer com que o relacionamento com Deus seja pessoal e de grande intimidade, e isso somente é possível quando estamos disponíveis para vencendo os obstáculos ouvir a sua voz. Além disso, precisamos reconhecer o quão perdido estávamos até sermos alcançados pelo seu grandioso amor.

Contextualizando:
“Pois Jesus Cristo, veio me buscar e salvar, pois me encontrava muito perdido".

A Deus, e somente a Ele, toda honra e toda glória!


Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...