domingo, 29 de janeiro de 2017

UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA DE UM TRAIDOR

Mais uma vez conto com a preciosa colaboração do Pr Idimar Finco 


JUDAS ESCARIOTES

É fácil negligenciar o fato de Jesus ter escolhido Judas para ser seu discípulo. Provavelmente também nos esquecemos de que, enquanto Judas traiu Jesus, todos os demais discípulos o abandonaram. Judas e os outros apóstolos não compreenderam a verdadeira missão do Mestre. Todos eles esperavam que Jesus desses passos, politicamente corretos. Porém, à medida que o Mestre prosseguiu falando-lhes a respeito de sua morte, cada um sentiu um grau diferente de ira, medo e desapontamento. Não compreenderam por que haviam sido escolhidos se a missão de Cristo estava fadada ao que consideravam um fracasso.
Não conhecemos a motivação da traição de Judas. O que ficou claro é que ele permitiu que suas aspirações o colocassem em uma posição tal que Satanás pode manipula-lo. Judas aceitou um pagamento em dinheiro para entregar o Mestre aos líderes religiosos judeus. Identificou Jesus para os soldados romanos no ambiente pouco iluminado do jardim do Getsemani. É possível que sua atitude de entregar Jesus fosse uma tentativa de forçar o Mestre a uma atitude más drásticas. Será que sob tal circunstância, Cristo se rebelaria contra Roma e estabeleceria um novo governo político?
Qualquer que fosse seu plano ou pensamento, em algum momento Judas percebeu que não estava satisfeito com o desfeito da situação. Após ter traído Jesus, procurou reparar seu crime, devolvendo o dinheiro aos sacerdotes judeus, porém era tarde demais. O soberano plano de Deus já estava em via de concretizar-se. Que tristeza pensar que Judas terminou sua vida em desespero, sem jamais ter experimentando o dom da reconciliação que Deus por intermédio de Jesus Cristo poderia ter concedido até mesmo a ele!
Vários tem sido os sentimentos das pessoas em relação a Judas Eucariontes. Alguns o odeiam fervorosamente devido à sua traição. Outros sentem compaixão por ele não ter plena consciência do que fazia. Há quem o considere um herói por participar do desfecho da missão terrena de Jesus e até pessoas questionaram a justiça de Deus por permitir que um homem seja culpado por tamanho erro. Apesar de existirem muitas opiniões a respeito de Judas, há algumas coisas a considerar, como por exemplo ele por livre escolha, traiu o Filho de Deus entregando-o aos soldados (Lucas 22.48), era um ladrão (João 12.6) e Jesus sabia que sua vida ímpia não seria mudada (João 6.70). A traição de Judas fazia parte do soberano plano de Deus (Salmo 41.9; Zacarias 11.12-13; Mateus 20.16, 26.20-25; Atos 1.16-20).
Ao trair Jesus, Judas cometeu o maior erro registrado na história. Mas o fato de Jesus saber que ele o trairia não torna esse homem um fantoche que serviu apenas para cumprir a vontade de Deus. Judas livremente escolheu agir como agiu. Deus conhecia a futura decisão de Judas, que foi informado disso. Ele não perdeu o seu relacionamento com Jesus. Na verdade, nunca teve um verdadeiro encontro com o Senhor. Foi chamado de “Filho da Perdição” (João 17.12) porque não se permitiu ser realmente salvo.
Judas nos faz um grande favor ao levar-nos a pensar mais uma vez a respeito de nosso comprometimento com Deus e da presença do espirito Santo dentro de cada um de nós. Somos verdadeiros discípulos e seguidores de Jesus ou enganadores descomprometidos? Como Judas, podemos escolher o desespero e a morte ou o arrependimento, o perdão, e esperança e a vida eterna. A traição de Judas enviou Jesus à cruz para garantir esta preciosa segunda opção, nossa única chance de salvação. Aceitaremos a dádiva gratuita de Jesus ou, como Judas, trairemos o Mestre?

Pontos fortes de êxitos:
·         Foi escolhido como um dos doze discípulos, o único que não era galileu.
·         Era o tesoureiro do Senhor e de seus discípulos.
·         Foi capaz de reconhecer o mal que fez ao trair Jesus.
Fraquezas de erros:
·         Era ambicioso (João 12.6)
·         Traiu Jesus.
·         Cometeu suicídio em vez de buscar om perdão do Senhor.
Lições de vida
·         Planos e motivos malignos, deixam a pessoa a mercê de Satanás, podendo ser usada por ele em planos ainda piores.
·         As consequências de atitudes malignas são tão devastadoras que mesmo “pequenas mentiras” e “pequenos desvios de conduta” tem sérios resultados.
·         O plano de Deus e seus propósitos são cumpridos por meio até de sérios dos piores eventos possíveis.
Informações essenciais:
·         Local: possivelmente da cidade de Quireote.
·         Ocupação: discípulo de Jesus.
·         Familiares: Pai – Simão.
·         Contemporâneos: Jesus, Pilatos, Herodes e os outros discípulos.
Versículos-chave:
·         “Entrou porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. E foi e falou com os principais dos sacerdotes e com os capitães de como o entregaria.” (Lucas 22.3-4).

A história de Judas Iscariotes é contada nos Evangelhos.
Judas também é mencionado em Atos 1.18-19. Sua morte possivelmente não foi somente por enforcamento. Atos 1.18-19 diz que ele caiu e “suas vísceras” foram espalhadas. Possivelmente ao tentar se enforcar, a corda partiu e ele caiu em um abismo.
Pr. Idimar Finco
REFERENCIAS
Bíblia de Estudo Aplicação pessoal. CPAD, 2013
Edwards, G. Revolución. La história de la Iglesia primitiva. Editorial UNILIT, U.S.A., 1993.

Finco. I. Anotações e tradução. Recife/PE, 2017.

Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...