terça-feira, 23 de janeiro de 2018

BOM E JUSTO

BOM E JUSTO ...


Havia um homem chamado José, membro do Conselho, homem bom e justo, que não tinha consentido na decisão e no procedimento dos outros. Ele era da cidade de Arimatéia, na Judéia, e esperava o Reino de Deus. Dirigindo-se a Pilatos, pediu o corpo de Jesus.
Lucas 23.50-52



A morte é a experiência mais cruel que o ser humano precisa vivenciar, ficamos tristes quando perdemos um amigo, um parente ou um irmão. Algumas vezes as circunstâncias nos preparam para aceitação, quando alguém que amamos sofre horrores por causa de uma doença que fatalmente abreviará sua partida, até dizemos que descansou.

Existem momentos em que a dor e a indignação dilaceram o nosso ser, é quando a ordem natural é comprometida, os filhos enterram seus pais e não o contrário, ou quando as inconsequências dos outros levam quem amamos, erros médicos, violência urbana, alcoolismo na direção, acidentes e tantas outras coisas que nos servem para lembrar da nossa finitude.

O capitulo vinte três do Evangelho de Lucas nos conta a história de Jesus perante Pilatos e Herodes, típicos governantes populistas. A escolha feita pela multidão, Barrabás era o que representava de pior de um ser humano, agitador e homicida; pergunto-me muitas vezes: Onde estava a multidão que Jesus curou, alimentou e ensinou? 

Simão, vindo do campo após um dia de trabalho, é obrigado a carregar a cruz até o calvário. O Rei é colocado entre dois criminosos, sua coroa é de espinhos, e mesmo sem ter feito nada que merecesse tal ultraje, se é que alguém pudesse torturar a outro desta maneira, em amor e por amor ali na cruz temos uma maravilhosa lição:  Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo".  (Lucas 23.34).

A morte de Jesus resgata o acesso total a Deus, Ele morreu para nos dar vida, vida eterna. Algumas pessoas que assistiam ao “espetáculo” ridicularizavam e debochavam do Senhor, outro foram tremendamente impactados com tudo que viram e ouviram, e Lucas destaca José, da cidade de Arimatéia, reconhecido como homem bom e justo, que decide dar a Jesus um enterro digno. João afirma sobre José:  Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. (João 19.38)

José era membro do Sinédrio, um líder entre os judeus, uma pessoa boa, justa e que aguardava ardentemente o Reino de Deus. Na morte de Jesus ele abre mão dos seus medos e do seu comprometimento social para dar dignidade aquele que em vida ensinou como ninguém.

Era habito os presos crucificados ficarem expostos na cruz por vários dias, não foi assim com Jesus, José de Arimatéia coloca à disposição do Rei e Senhor o que ele precisava para aquele momento, um sepulcro.

O que você tem para colocar à disposição do Senhor?

O carinho com que José de Arimatéia trata do corpo de Jesus é espetacular, um lençol de linho e o sepulcro que nunca havia sido usado, cravado na rocha estava guardado para que depois de três dias ressuscitasse em poder e glória.

Várias pessoas colocaram e colocam bens materiais a disposição do Senhor, mas não se esqueça de que ele quer toda sua vida, o seu todo, o seu tudo!

À Deus toda honra e toda a glória!


Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...