sexta-feira, 10 de abril de 2020

- ESTOU COM MEDO! ... (UMA COISA EU SEI: DEUS ESTÁ COMIGO)


- ESTOU COM MEDO! ...

Eliseu disse:
— Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles.  (2 Reis 6:16 NTLH)


O medo faz parte da natureza humana, e muitas vezes a sua ausência torna a pessoa irresponsável e inconsequente. A dificuldade é quando de maneira irracional e sem fundamentos o medo começa a dominar a nossa vida.

Não é vergonha nenhuma assumirmos que estamos diante de um perigo e isso nos assusta, a primeira citação bíblica de medo, é logo após o pecado, e numa demonstração clara da consciência de responsabilidade quanto as consequências de seus atos, logo após o pecado, Adão tenta se esconder de Deus, não consegue e declara o seu medo.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". (Gênesis 3:9,10 NVI)

Quando mais jovem gostava muito de brincar com crianças jogando-as para o alto, hoje não faço mais isso, era interessante a relação de confiança, a segurança que elas tinham que não iriam cair no chão. Elas pediam, gostavam da brincadeira e algumas ainda diziam: “- Joga mais alto! ”

Há alguns anos, pregando em uma igreja que havia trabalhado, uma jovem já casada com filho no colo, brincando fala:
“- Me jogar para o alto, pastor! “

Esse episódio me chamou a atenção para o seguinte aspecto, a minha confiança está intimamente relacionada a visão que tenho do poder de em quem confio. Para uma criança pequena o adulto é um gigante. A criança confia, não tem medo de cair ou de se machucar, e depois da primeira experiência outras poderão vir, ela se sente segura e corajosa.

Não brinco mais de jogar crianças para o alto, estou envelhecendo, o que fazia quando mais jovem não tenho mais como fazer agora, os reflexos estão se tornando mais lentos, a força está começando a diminuir, já não é mais seguro.

Temos medo da violência, da doença, do sofrimento, de passarmos por dificuldades, de Deus, da morte, de perdermos alguém que amamos, da não aceitação e em algumas situações até de nós mesmos. O desconhecido nos amedronta, e nos dá uma terrível sensação de impotência.

Não quero, e nem pretendo saber quais são os seus medos, só te peço que não se deixe dominar por eles. Existem pessoas que se trancam dentro de si mesmas por causa de seus medos, não faça isso!
No princípio Adão logo após o pecado declara para Deus:
- Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo!

Em vários momentos da história encontramos Deus dizendo aos homens:
- Não tenham medo!

Chamo sua atenção para o capítulo 6 do livro de 2 reis, profeta que é profeta do Senhor tem que incomodar, Elizeu estava sempre arrumando encrenca com as autoridades, as vezes com o rei de Israel por causa das injustiças sociais, outras vezes atrapalhando o intento bélico do rei da Síria (versos 8 a 23). Deus revelava o plano de ataque do rei da Síria para Elizeu, e ele tornava conhecido ao rei de Israel. Todos sabiam que Elizeu era um homem de Deus.

A tropa de rei da Síria cerca o lugar onde está o profeta Elizeu, algo completamente desproporcional para prender um profeta, um único homem. É desesperador para o auxiliar do profeta ver a cidade cercada por um exército:
O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos? "(2 Reis 6:15 NVI)

Aprendemos, ainda que, muitas vezes o nosso medo é resultado da falta de sensibilidade e de visão espiritual. A visão do auxiliar do profeta Elizeu era restrita e pequena para aquele momento.

Que a oração de Elizeu para com aquele auxiliar possa nos alcançar:
E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja “.    (2 Reis 6:15 NVI)

Não sejamos inconsequentes ou tomemos decisões irresponsáveis em nome de Deus sem perguntamos ao Senhor ou recebermos ordens diretas dele para seguirmos em frente. No passado muitos se deram mal por não consultarem antes ao Senhor!

Que como Davi possamos, mesmos nos momentos mais difíceis, demonstrarmos que o nosso medo não é maior do que a nossa confiança no Senhor.

Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso. Confio em Deus e o louvo pelo que ele tem prometido; confio nele e não terei medo de nada. O que podem me fazer simples seres humanos? ... UMA COISA EU SEI: DEUS ESTÁ COMIGO.
(Salmos 36:3,4,9 NTLH)

Conto com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...