quarta-feira, 8 de abril de 2020

É TEMPO DE SOLIDARIEDADE;... O QUE ESTAMOS ESTÁ FAZENDO?...


É TEMPO DE SOLIDARIEDADE;...
O QUE ESTAMOS  ESTÁ FAZENDO?...


Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo".    (2 Reis 4:3,4 NVI)


É nos momentos de crise que sabemos quem são os nossos verdadeiros amigos, inclusive no ambiente familiar. Podemos fazer um negócio ruim, uma calamidade pode afligir a minha cidade, uma doença inesperada pode chegar sem ser convidada, posso ser mais uma vítima da violência que assalta e rouba, estamos sujeitos todo tempo a sermos assolados por coisas ruins.

O problema não são as coisas ruins que nos afligem, mas como tratamos as consequências delas. Podemos ficar inertes reclamando do que vem nos acontecendo ou levantarmos a cabeça procurarmos ajuda e darmos a volta por cima.

Estava pensando que bondade e a solidariedade estavam em extinção na raça humana, conheço muita gente bondosa e solidária, mas no meu inconformismo diante das necessidades daqueles mais vulneráveis, sempre considerei que poderíamos estar fazendo mais, muito mais.

E quando se fala do povo de Deus, minhas expectativas sempre foram maiores. Não podemos ficar inertes e insensíveis diante do sofrimento humano. Não podemos aceitar como “normal” homens e mulheres invisíveis, pessoas em situação de rua, pessoas escravizadas pelas drogas e pela prostituição, crianças e adolescentes que não tem nenhuma perspectiva de futuro e são feitos agentes do tráfico de drogas e da violência.

Graças a Deus, muitas coisas têm sido feitas, mas poderíamos fazer muito mais. Tenho dito que para termos um milhão precisamos de um centavo. Não preciso esperar para fazer algo grandioso, preciso é começar com coisas pequenas e Deus há de torna-la grandiosa.

Voltando ao aspecto pessoal, passamos por dificuldades, e hoje é hora de revermos nossos conceitos e valores. A solidariedade e o companheirismo sempre foram características do povo de Deus, hoje a Igreja. "Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.  Não havia entre eles nenhum  necessitado, ...” (Atos 4.33,34)

No capítulo 4 de 2 Reis mais uma vez aprendemos ou reafirmamos a função dos profetas como agentes de denuncia das injustiças sociais. Os profetas condenavam e denunciavam as injustiças sociais, pois era uma demonstração clara do distanciamento de Deus e de seu propósito para a humanidade.

Uma viúva procura o profeta por estar enfrentando grande dificuldade financeira, o marido morreu, deixou dividas, os credores estavam batendo na porta, na época os filhos eram considerados propriedade e poderiam ser usados para pagar dívidas. Imagine uma mãe precisando entregar seus filhos como pagamento de dívidas. Os filhos eram a garantia de velhice segura para aquela mulher, além do convívio familiar.

Só restava a ela uma saída, recorrer a Deus. Como muitas vezes nos sentimos assim e deixamos que o desespero ou o desanimo tome conta, ao invés de ouvirmos o que Deus tem a nos dizer.

Algumas coisas nos chamam a atenção sobre a história dessa mulher e o profeta Elizeu, e podemos afirmar que colhemos hoje o que foi plantado ontem.

Ela era mulher de um dos discípulos do profeta, ela reconhecia a autoridade espiritual do profeta Elizeu, seu problema não tinha outra alternativa de solução, era pagar ou os filhos iriam ser escravos.  

Deus prepara a saída, mas ela tinha que fazer a parte dela. A saída de Deus olha para situação presente, e normalmente apresenta soluções para o futuro. Então nada de desespero, Deus tem uma saída, pergunte ao Senhor e faça a sua parte.

Interessante é que nesse caso o tamanho do milagre de Deus está relacionado em como aquela família se relacionava com seus vizinhos. "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas”. (2 Reis 4:3 NVI).

Uma viúva, devendo o impagável, certamente seus vizinhos estavam cientes da sua situação, fica a pergunta:
- Você emprestaria alguma coisa a ela?

Essa história nos chama a atenção do agir de Deus de várias maneiras:

O Senhor agiu na vida daquela mulher que num ato de fé procurou o profeta para pedir orientação sobre a situação em que estava vivendo. Ela colocou à disposição do Senhor o tudo que possuía, e do seu nada Deus transformou a sua realidade. Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". (2 Reis 4:3 NVI).

O Senhor usou os vizinhos daquela mulher como instrumento de benção e misericórdia. Os vizinhos não tinham recursos, eram todos pobres e a fome era uma realidade nesses tempos. As vasilhas vazias foram o canal usado por Deus. Quantas vezes as pessoas nos procuram com suas necessidades, e na nossa arrogância não estamos disponíveis a emprestar as vasilhas vazias.

A mulher e seus filhos saíram de uma situação sem solução para contemplar a grandeza do poder de Deus, e isso só foi possível porque houve disposição de buscar ajuda, acreditar no poder do Senhor, obedecer às instruções e agir.

Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar". (2 Reis 4:3 NVI).

A Bíblia não me conta como foi a sequência da vida daquela família, mas uma coisa é certa: Deus fez a parte Dele e a mulher e seus filhos fizeram a sua parte.

Concluindo:
Se está passando por dificuldades, peça ajuda, demonstre a sua fé e coloque a disposição do Senhor o seu nada ou a sua botija de azeite. Nem desespero ou acomodação, esteja pronto para a ação.

Se você tem vasilhas, empreste, seja canal de benção abençoando outras vidas.

Independentemente de qualquer circunstância, aprendamos com Habacuque a sempre louvarmos ao Senhor.
Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador.
Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro. (Habacuque 3:17-19 NTLH)

Conto com suas orações!

Abraço,


Pr Cláudio Eduardo

Um comentário:

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...