segunda-feira, 6 de abril de 2020

UNS TE APLAUDEM, OUTROS TE VAIAM, E VOCÊ ...“- A mão que afaga é a mesma que apedreja”


UNS TE APLAUDEM, OUTROS TE VAIAM, E VOCÊ ...

“...Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste...". 
                                                                                    (2 Reis 2:9,10 NVI)

Nesses dias tenho visto se repetir algumas expressões antigas, mas que trazem em si sabedoria, ou uma visão do significado da vida.
Tudo é efêmero na visão de alguns, para outros é eterno e espiritual; temos aqueles que contemplam dias melhores e outros são extremamente pessimistas a respeito do futuro.

Uma expressão que me chamou a atenção na semana que passou foi:

“- A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

Essa frase é um verso do soneto “Versos íntimos” de Augusto dos Anjos, escrito e publicado em 1912. O autor transmite em seus versos uma visão pessimista da vida, e que tudo pode mudar, as coisas boas podem se transformar em coisas más.

Aquilo que acreditamos, as nossas crenças, os nossos valores, a nossa história, será essencial na maneira como olhamos o presente e o que esperamos para o futuro. Mesmo em meio ao caos há sempre um lampejo de esperança.

Existe pessoa que não vive para si, está tão preocupada em como estará sendo vista pelos outros, que se esquece de ser autenticas, ser ela mesmo. Em tempo de mídias sociais, selfie (autorretrato), live (gravação ao vivo), e tantas outras coisas que as pessoas utilizam expondo sua intimidade e privacidade.

Ser autêntico, ser você mesmo, não significa ser grosseiro, egoísta, mal-educado, antipático e antissocial. Precisamos conhecer o nosso “eu”, valorizando os nossos pontos fortes e trabalhando naquilo que não aceitamos e cremos não estar nos abençoando. Temos um molde, um referencial, um modelo, torna-se fácil definirmos como devemos ser. Ser autêntico é com as minhas qualidades e as faltas delas não mentir para mim mesmo que está tudo bem.

Um dos personagens bíblicos do Antigo Testamento que sempre me chamou a atenção por sua autenticidade é o profeta Elias, a Bíblia não me diz como era o seu contexto familiar, como era sua infância ou como foi a sua adolescência e juventude.

O profeta Elias mostra paixão pelo Senhor e com ousadia confronta as heresias da adoração a Baal; confronta o rei Acabe, confronta a Jezabel e seus profetas, confronta o povo diante de seus pecados e afastamento do Senhor.

Ao mesmo tempo o homem Elias é frágil, tem medo, desisti de lutar e pede a morte.

O profeta Elias contemplou em tempo de fome e escassez o azeite e a farinha não faltar, ressurreição dos mortos, fogo do céu, foi alimentado e conversou com anjos, respostas de oração e a manifestação do Senhor numa brisa suave.

Elias é chamado de “perturbador de Israel”, no monte Carmelo enfrenta 450 profetas de Baal, um desafio que marca profundamente a história de Israel, o povo grita: “- Só o Senhor é Deus! ”

Jesus e João Batista são comparados a Elias, no monte da transfiguração é Elias e Moisés que aparecem diante do Cristo.

O profeta Elias teve momentos de aplausos na casa da viúva de Sarepta quando o azeite e a farinha não faltaram, foi “vaiado” quando o filho da viúva morreu, e volta o aplauso na ressurreição do garoto, mas em nenhum momento Elias deixou de ser autêntico.

A viagem para eternidade todos nós a faremos, para lá não temos como levar coisa alguma, a não ser a nossa essência, o nosso “eu”.
Elias foi numa carruagem de fogo, no nosso caso o nosso corpo irá virar poeira, mas Deus está de braços abertos a nos receber.

Entre nós humanos poderá em alguns momentos até ser verdade que:
“- A mão que afaga é a mesma que apedreja”.

Quando buscamos ao Senhor com autenticidade e verdade, aprendemos com Elias que:
“- A mão que afaga é a mesma cuida e toma para si”.

“De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho.” (2 Reis 2:11 NTLH)



Que sejamos, nesses tempos de crise, profetas do Deus Altíssimo, proclamando a preciosa verdade do Evangelho com autenticidade e verdade.

Conto muito com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...