sábado, 11 de abril de 2020

NÃO PODEMOS FICAR CALADOS! ... (É TEMPO DE COMPARTILHAR AS BENÇÃO)


NÃO PODEMOS FICAR CALADOS! ...

“Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados. ”       (2 Reis 7:9 NVI)


- Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Existem momentos na vida que é difícil saber o que escolher. Em ética aprendemos que quando estamos diante de duas situações ruins, e não temos como nos livrar das duas, devemos escolher a menos pior. 

Um bom exemplo para ilustrar esse tipo de situação está no cerco da cidade de Samaria, os sírios não estavam permitindo que nada entrasse na cidade e a fome estava assolando o povo. A fome é o mal da humanidade em qualquer época ou a qualquer tempo.

Quatro leprosos, invisíveis, considerados escórias, marginalizados e impedidos do convívio social, familiar e religioso. Largados a sua própria sorte, vulneráveis, abandonados, estavam juntos por sua condição, a identificação entre eles é que eram leprosos. Homens sem nomes, que de maneira preconceituosa eram reconhecidos pela sua doença e não pelo que eram como pessoas!

A fome estava levando a prática de canibalismo dentro da cidade, eles sabiam que independente da decisão a tomar, a morte seria certa. A escolha deles era entre morrer lentamente e dolorosamente de fome ou ao fio da espada dos sírios, para aqueles homens naquela situação a morte seria certa, eles apenas deveriam escolher o caminho a seguir:
“Quatro homens que sofriam de uma doença contagiosa da pele estavam do lado de fora dos portões da cidade de Samaria. Eles disseram uns aos outros:
— Por que ficamos aqui sentados esperando a morte? Não vale a pena entrar na cidade porque lá iríamos morrer de fome; mas, se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos então para o acampamento dos sírios. Se eles nos deixarem viver, ficaremos vivos; se nos matarem, bem, nós vamos morrer de qualquer jeito mesmo. ” (2 Reis 6:3,4 NTLH)

Interessante o agir de Deus, e como ainda tem gente que duvida, quatro homens, leprosos, desarmados, castigados pela doença e pela exclusão social, são abençoados, e se tornam portadores de bênçãos para aqueles que estão famintos em Samaria. Deus de maneira milagrosa coloca o seu exército para expulsar os sírios e trazer livramento para Samaria. Um exército numeroso, invisível, poderoso. “Deus havia feito com que os sírios ouvissem um barulho que parecia o de um grande exército, com cavalos e carros de guerra. (2 Reis 6:6 NTLH)

Aqueles que mendigavam o pão de cada dia, famintos, agora chegando no acampamento dos sírios totalmente vazios, tem comida, prata, ouro, roupas, tudo a sua disposição. De novo estão diante de um momento de decisão, poderiam juntar tudo, irem para uma terra distante, e mesmo leprosos teriam prata e ouro para sobreviver, ou compartilhar tudo que encontraram e ser canal de benção para Samaria.

Naquele dia aqueles quatro homens estavam esperando a morte e o Senhor proporcionou a eles riquezas acima de todas as suas expectativas e ambições. A riqueza do acampamento dos sírios foi suficiente para abençoar toda a cidade.

Com aqueles quatro homens identificados como leprosos, aprendemos que mesmo sendo difícil é preciso fazermos as nossas escolhas. Fazemos as nossas escolhas e somos responsáveis por elas. Eles escolheram ir ao acampamento dos sírios e escolheram compartilhar a bênçãos. Sua condição física e de saúde ou o preconceito que sofriam, não foram impedimento para serem canais de bênçãos.

Temos vivido dias difíceis, a fome continua assolando o mundo, a cada dia aparece uma doença nova para assolar a humanidade, o egoísmo está cada vez maior, o que falar da violência, da prostituição, das drogas e tantas outras mazelas.

Creio que eu e você temos sido ricamente abençoados pelo Senhor!
O que estamos fazendo com o tudo que Deus nos tem dado?
“Não estamos agindo certo.
Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados...”
(2 Reis 6:9 NVI)

Finalizo essa meditação lembrando que o Senhor nos comprou e resgou da morte eterna, então que a nossa vida seja de celebração, de culto e adoração.

Não podemos ficar calados, não se esqueça que nossos atos falam muitas vezes mais alto que o nosso discurso.

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER O BEM E DE REPARTIR COM OS OUTROS O QUE VOCÊS TÊM, POIS DE TAIS SACRIFÍCIOS DEUS SE AGRADA.    (Hebreus 13:15,16 NVI)


Conto muito com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo



Um comentário:

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...