sábado, 18 de abril de 2020

CUIDADO COM SEU EXEMPLO ... ( - Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!)


CUIDADO COM SEU EXEMPLO ...

Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar. Ele tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. ... Ele fez o que o Senhor aprova, mas não como Davi, seu predecessor. Em tudo seguiu o exemplo do seu pai Joás.                     (2 Reis 14:1-3 NVI)

- Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!

Quando lembro dessa frase e as distorções que observamos entre o discurso e a prática, isso me incomoda muito. Alguns podem achar que estou falando sobre questão religiosa ou espiritual, na realidade me refiro a todas as áreas da nossa vida.

Imagina você, um médico dizendo ao seu paciente que fumar faz mal à saúde, uma instrução salutar, e dias depois o paciente o vê no jardim do hospital fumando. O instrutor de autoescolas ensinando aos seus alunos respeitar as normas de trânsito, e um dos seus alunos o vê fazendo barbeiragem no trânsito. O pai que corrige o filho por causa de uma mentira, e o filho o vê mentindo ao telefone dizendo ao chefe que está doente para faltar o trabalho naquele dia.

Observe que ser exemplo é algo natural, agora a escolha é nossa se queremos ser exemplo positivo ou negativo na vida das pessoas que estão a nossa volta. E pode ficar certo que sempre estaremos sendo exemplo, principalmente se estivermos exercendo posição de autoridade sobre a vida de alguém ou de um grupo de pessoas.

- Não olhe para mim, olhe para Jesus!

Essa frase já ouvi várias vezes, e no mínimo a considero em descompasso com que Jesus Cristo espera daqueles que escolheram serem seus discípulos. Lembrando que fomos chamados para sermos mais do que seguidores, somos chamados constantemente para sermos discípulos.

Ao participar do primeiro Congresso Proclamai, promovido pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, que aconteceu no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, e que foi impactante e transformador para minha vida e visão ministerial, uma música cantada durante todo o congresso me marcou profundamente, "Quero ser igual a Jesus" é o seu título, de autoria de Hugo César Peres Cunha.

Quero ser igual a Jesus,
caminhar seguro na luz,
Conhecer ao Pai e fazer Sua vontade,
tudo aquilo que Jesus aqui fez
também quero eu fazer.

Demonstrar amor como Ele mostrou
e também pregar como Ele pregou.
Quero ser exemplo de vida
como Ele foi prá mim.
Quero ser como Jesus.

Ao retornar do congresso, animado, jovem pastor, me aventurei a fazer um solo desta música para posteriormente ensinar a igreja, qual foi a minha grande surpresa quanto a crítica que recebi de uma pessoa que era membro da igreja há alguns anos, não sou bom na área musical, brinco dizendo que até batendo palmas sou desafinado, mas a crítica não foi ao meu talento musical, e sim a letra da música:
 - É uma grande arrogância desejar ser igual a Jesus.

Infelizmente o desconhecimento de quem é Jesus e qual o seu propósito tem levado muitas pessoas a considerarem inacessível seguir o modelo Jesus. Ele esteve entre nós, se fez como um de nós, deu exemplo e espera que o sigamos.


“Eu (Jesus) lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.   (João 13:15 NVI)

“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. (1 Pedro 2:21 NVI)

Lendo 2 Reis 14, temos a história do rei Amazias, um bom menino, começou a reinar jovem, tinha apenas 25 anos, e definiu o modelo a seguir, o seu pai Joás. “Em tudo seguiu o exemplo do seu pai Joás.(2 Reis 14:3 NVI)

Quando lemos todo o texto fazemos algumas observações; Joás foi um bom rei, mas não conseguiu retirar toda a idolatria de Judá. Tal pai tal filho, Amazias foi um bom rei, mas não conseguiu superar o seu pai na luta contra a idolatria. Faltou um pouco, e essa falta no futuro fez muita diferença para a nação. “Ele fez o que o Senhor aprova, mas não como Davi, seu predecessor. ” (2 Reis 14:3 NVI)

Em Judá o referencial de rei era Davi, o modelo que não era perfeito, mas que agradou ao Senhor. Amazias foi aprovado, mas poderia ter sido nota 10. Nós cristãos temos como referencial e modelo a Jesus, o Cristo, qual seria a nossa nota?

Um dos personagens que me fascina no Novo Testamento é o Apóstolo Paulo, por sua autenticidade, sua autoridade, sua coragem, sua submissão a Cristo e o seu exemplo. “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11:1 NVI)

Será que temos a autoridade de Paulo?

Será estamos servindo de exemplo na submissão a Cristo?

Amazias foi bom, mas podia ser melhor! Muito melhor!

Que não estejamos acomodados com o bom, que persigamos o alvo da excelência, que Jesus Cristo seja o nosso modelo, o Mestre e Senhor das nossas vidas.

Abraço,

Preciso e continuo contando com suas orações!

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...