sábado, 4 de abril de 2020

QUEM TEM SIDO SEU CONSELHEIRO? ...


QUEM TEM SIDO SEU CONSELHEIRO? ...

“Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor".
(1 Reis 22:5 NVI)

- Se conselho fosse bom, não se dava (de graça), se vendia!
Quantos de nós já não ouvimos esse ditado popular, ou não tenhamos dito essa frase a alguém.

Uma das coisas mais difíceis é quando alguém vem te pedir um conselho já decidido no que vai fazer, esperando apenas a sua aprovação, e quando não acontece sai resmungando.

Quando trata dos cristãos, precisamos ser extremamente cuidadosos com as nossas atitudes e ações, declaramos ter a Bíblia como princípio de regra e fé, e alguns a usam fora de contexto como pretexto para simplesmente justificarem seus erros. A Bíblia tem fatos históricos, e alguns textos não podem ser interpretados sem leva-los em consideração, senão estaremos cometendo heresia. A revelação do Senhor chega ao seu ápice em Jesus Cristo. “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.” (Hebreus 1:1,2 NVI)

Os evangelhos nos mostram como os líderes religiosos estavam distorcendo a Lei e os profetas. Jesus é questionado, é colocado a prova, é censurado, criticado, é traído e negado por seus seguidores e num julgamento indecente e imoral é condenado morte de cruz.

Sei que era propósito do Senhor a sua morte e ressurreição trazendo reconciliação entre a humanidade e seu Criador, a morte do Cristo no calvário é abertura de um novo momento, uma nova realidade, o véu do templo se abre, é rasgado, nada mais nos impede de chegarmos a presença do Senhor, não precisamos de intermediários, o acesso está liberado.

Não precisamos de sacerdotes, e ação profética da igreja é viver os ensinos do Mestre, Jesus Cristo, Rei e Senhor. O compromisso é individual e pessoal, é público, e exige testemunho.

Hoje não estamos tão diferentes dos tempos de Jesus ou das diversas situações vividas pelos profetas do Senhor. Muitos estão em busca da religião como uma formula mágica para atender aos seus interesses pessoais e as suas necessidades.

No tempo dos reis de Israel, haviam bons exemplos, e também péssimos exemplos. “(Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova,... Ele se comportou da maneira mais detestável possível,...)” (1 Reis 21:25,26 NVI)

Acabe se tornou o exemplo do que se tem de pior, e não foi por falta de conselheiros, e nem de profetas que o confrontasse com a verdade. Para Acabe o profeta bom era aquele que falasse o que ele queria ouvir, ou que aprovasse seus desmandos como governante. “O rei de Israel respondeu a Josafá: "Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu. (1 Reis 22:8 NVI)

A falta de respeito de Acabe para com Micaías é clara, ele quer profetas que digam coisas agradáveis aos seus ouvidos, ele não está querendo ouvir a voz de Deus.

Precisamos muito ter cuidado, em quem ou onde estamos buscando conselhos!

A desgraça de Acabe foi a sua arrogância e a sua idolatria, a falta de disponibilidade em se voltar com sinceridade para com o Senhor, e tinha um bando de “profetas” o seguindo, sendo cúmplice de suas atrocidades, pois estavam usufruindo da “mesa do rei”. Se você puder, leia todo o capitulo 22 do livro de 1 Reis.

Que sejamos, nesses tempos de crise, profetas do Deus altíssimo, proclamando a preciosa verdade do Evangelho.

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...