segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

AS VIRTUDES DAS IGREJAS DO APOCALIPSE E OS DESAFIOS DA IGREJA DE HOJE!

AS VIRTUDES DAS IGREJAS DO APOCALIPSE

E OS DESAFIOS DA IGREJA DE HOJE!

 

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer... “

(Apocalipse 1:1 NVI)

 

Falar sobre o livro do Apocalipse é mergulhar numa viagem de grande emoção, sabendo que não conseguiremos desvendar todos os detalhes. É um livro escrito em código e tem como objetivo trazer conforto e esperança a uma igreja perseguida, primeiro as sete igrejas da Ásia, e depois a todos nós.

 

No capítulo 1 temos o cartão de visita daquele que está trazendo a revelação, desvendando o futuro, mostrando o que haveria de vir. "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz o Senhor Deus, "o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso". (Apocalipse 1:8 NVI)

 

Algumas coisas aconteceram ainda naquele tempo, e outras coisas serão no fim, no dia da justiça do Senhor. "Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir”. (Apocalipse 1:19 NVI)

 

 O livro foi escrito por volta do ano 95 d.C., quando Domiciano, imperador romano, comandou grande perseguição contra os cristãos.

 

Os destinatários primários são as igrejas de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Nessas igrejas tínhamos virtudes e em algumas faltas graves que traziam grande transtorno a comunidade.

 

Acredito que as virtudes devem superar as faltas, e que devemos valorizar o que é positivo sem menosprezar o que se tem de negativo. Não podemos, ainda, nos esquecer, que quando falamos de igreja estamos falando de homens e mulheres que se unem a uma comunidade trazendo consigo seus princípios, tradições, valores e crenças.

 

Jesus Cristo é Salvador, mas o desenvolvimento da maturidade espiritual para que Ele seja o Senhor, exige uma construção diária a partir de uma experiência de intimidade com Ele a partir da sua Palavra. “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo”. (Apocalipse 1:3 NVI)

 

Ao delinearmos as virtudes das igrejas, faço um convite à observarmos o que temos feito ou deixado de fazer como cristãos, igreja de Cristo, e mudarmos o rumo para que haja um grande avivamento no meio do povo de Deus. De nada adianta sabermos o que temos que fazer, se não estivermos dispostos a permitir que Deus haja em nossa vida fazendo as mudanças necessárias. Não podemos fugir e nem terceirizar a nossa responsabilidade individual.

 

Passemos, agora, as virtudes das sete igrejas do Apocalipse:

 

ÉFESO:

Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos, mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. (Apocalipse 2:2,3 NVI)

 

Em Éfeso conhecemos uma igreja que trabalhava muito, doutrinariamente solidificada, paciente e perseverante.

 

ESMIRNA

Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. (Apocalipse 2:9 NVI)

 

Em Esmirna temos uma igreja que não abre mão da sua fé, mesmo em meio a perseguição.

 

PÉRGAMO

Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. (Apocalipse 2:13 NVI)

 

A igreja de Pérgamo é reconhecida por sua fidelidade.

 

TIATIRA

Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. (Apocalipse 2:19 NVI)

 

A igreja de Tiatira poderia parecer a comunidade perfeita, uma igreja reconhecida pelo seu amor, sua fé, a disponibilidade para o serviço, e que estava crescendo.

 

SARDES

Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. (Apocalipse 3:1 NVI)

 

A igreja de Sardes não tem virtudes, uma igreja morta!

 

FILADÉLFIA

Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. (Apocalipse 3:8 NVI)

 

A Igreja de Filadélfia é fiel aos ensinamentos guardando a palavra.

 

LAODICÉIA

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente...”

(Apocalipse 3:15 NVI)

 

A igreja de Laodicéia é uma igreja sem expressão!

 

Se observarmos a proporção, numa conta simples, as duas igrejas sem menção de virtude ou elogio equivale a quase 30% das igrejas num universo de sete igrejas.  Poderíamos criticá-las, mas então vem a pergunta:

- O que Jesus está falando a meu respeito como sua igreja?

 

 

Os desafios da igreja hoje:

 

Precisamos aprender assumir a nossa posição como igreja, nos momentos de culto ou celebração é a igreja reunida, e no dia-a-dia continuamos sendo igreja nas diversas atividades que estivermos executando.

 

Devemos ser mais igreja no dia-a-dia e menos igreja dos templos, os primeiros cristãos se reuniam nas casas, em lugares escondidos como as catacumbas, e, inclusive vale a pena lembrar que os templos só vieram com a determinação do cristianismo como religião oficial do império romano.

 

Como cristãos devemos fugir do ativismo religioso e cumprirmos a missão deixada pelo Senhor da igreja. Tudo que fizermos deve ter como alvo a missão que é de fazer discípulos.

 

Como é precioso quando uma igreja é reconhecida pelo seu amor, amor entre os que estão dentro, e amor para com os que estão fora.

 

A igreja é um organismo vivo, não é uma organização e muito menos uma empresa, e como organismo vivo a sua saúde é vista através do seu crescimento. Quando um corpo está doente o seu crescimento é comprometido. Se existe crescimento espiritual, a maturidade levará ao cumprimento da missão, que resultará no crescimento numérico.

 

O maior desafio da igreja hoje é resgatar a sua credibilidade voltando a ser reconhecida como a comunidade do amor.

“Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos”. (João 13:35 NTLH)

 

 

Conto com suas orações,

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor

 

 

Um comentário:

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO…

OBEDECER É A SAÍDA PARA EVITAR MALDIÇÃO… Como tem sido difícil uma vida de obediência,   Escolhemos desobedecer a Deus, e diante disso vem a...