terça-feira, 29 de dezembro de 2020

EU NÃO PRECISO ANDAR NA CHUVA PARA CHORAR...

 EU NÃO PRECISO ANDAR NA CHUVA PARA CHORAR...

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:4 NVI)

 

 

Estamos chegando ao final de 2020, um ano que tivemos muita dor, pessoas que conhecemos e outras que são apenas mais um número nas estatísticas sofrendo. Não devemos e nem podemos ficar indiferentes a dor que alcançou a comunidade mundial, e se abraçamos o cristianismo devemos não devemos se omissos a missão que recebemos do Cristo.

 

Hoje um amigo me enviou uma frase de atribuída a Charles Chaplin, que diz: “Eu sempre gosto de andar na chuva porque ninguém pode ver minhas lágrimas” .

 

 Sou de uma geração em que o choro era visto como sinal de fraqueza, onde era normal se ouvir:

- Homem não chora!

- Engole esse choro!

 

Talvez, por isso, temos tanta dificuldade em termos empatia com aqueles que estão chorando. Estamos sofrendo como Nação, a humanidade está sofrendo, e muitas vezes é mais fácil negar o problema do que o enfrentar. Já ultrapassamos os 190.000 mortos, os hospitais estão lotados, pessoas estão chorando seus mortos, e observamos pessoas negando a gravidade da pandemia, alguns politizando as ações necessárias, outros negando o fato e com isso não tomando as devidas precauções quanto aos protocolos de segurança sanitária.

 

Vivemos uma crise econômica, são mais de 14 milhões de desempregados, e na sua grande maioria sem muitas expectativas. Os programas sociais públicos são migalhas impossíveis de fornecer a dignidade da pessoa humana. Ainda bem que existem, mas são ínfimos diante da grande carência que temos em nosso querido Brasil.

 

Sofremos uma crise de valores morais, éticos e espirituais; e isso desencadeia o aumento da violência em todos os seus aspectos, o aumento no consumo das drogas, o alcoolismo e tantas outras mazelas que vem atingindo o nosso povo.

 

No passado, não muito distante, acreditava-se que a Igreja seria um marco diferenciador da sociedade na busca de dignidade e direitos daqueles que estivessem em situação de vulnerabilidade social.  Não posso ser injusto sobre as instituições que estão fazendo, infelizmente são poucas, mas algumas estão matando um leão a cada dia na busca de minimizar o sofrimento e a dor daqueles que estão a sua volta. O que adianta mão estendidas aos céus se não estamos dispostos a estendermos a mão a alguém que está caído ao nosso lado?

 

Como cristão temos chorados pouco. Precisamos reaprender a chorar, não o chora das “carpideiras[1], mas sentindo a dor daqueles que estão sofrendo. Precisamos ser empáticos com a dor do outro.

 

O perfeito, Rei dos reis, Senhor e Salvador nos dá o exemplo de que chorar não é sinal de fraqueza, mas de nobreza e demonstração de amor. Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. "Onde o colocaram? ", perguntou ele. "Vem e vê, Senhor", responderam eles. JESUS CHOROU. Então os judeus disseram: "Vejam como ele o amava! " (João 11:33-36 NVI)

 

O Apostolo Paulo escrevendo a igreja que estava em Roma, onde havia perseguição ao cristianismo, ensina: “... chorem com os que choram”.  (Romanos 12:15 NVI)

 

O tempo de chorar é agora, chorar deixando transparecer os nossos sentimentos e emoções, chorar sem ter vergonha do que vão dizer ou pensar, chorar quando está doendo, e quanta dor tivemos nesses dias; eu não preciso andar na chuva para disfarçar as minhas lágrimas. É tempo de chorar!

 

O que eu não posso permitir é que o meu choro seja desculpas para a minha inercias e o desejo de continuarmos lutando. Precisamos continuar em frente, sabendo que enquanto estivermos por aqui teremos momentos de tristezas e alegrias, e graças as Deus, temos a alegria de não estarmos sozinhos ou desamparados, Cristo está conosco. Mais uma vez vem a mente uma frase atribuída a Charles Chaplin: “Nada é para sempre, nem mesmo os problemas”.

 

Precisamos aprender com Davi a contemplar a beleza do amanhecer:Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” . (Salmos 30:5 ARA)

 

Por aqui posso chorar, pois Jesus, o Cristo, preparou algo maravilhoso e especial para nós. A nossa imaginação não capaz de vislumbrar com exatidão um lugar sem dor, sem sofrimento, sem pandemia ou doenças, sem maldade, sem motivos reais ou imaginários para chorar.

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". (Apocalipse 21:4 NVI)

 

Estamos na antiga ondem, convivemos com morte, tristeza, choro e dor; mas caminhamos para o novo de Deus em nossa vida.

 

Também temos motivos de gratidão, e são muitos, então que independente das circunstâncias rendamos sempre um culto de louvor a Senhor. Sejamos gratos por estarmos com nosso nome no livro da vida. Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro. (Apocalipse 21:27 NVI)

Conto com suas orações,

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor


[1] Carpideira é uma profissional feminina cuja função consiste em chorar para um defunto alheio. Os homens eram considerados impróprios para isso porque deveriam ser fortes e líderes da família, não dispostos a mostrar qualquer tipo de emoção crua como a tristeza. É feito um acordo monetário entre a carpideira e os familiares do defunto, a carpideira chorava e mostrava seus prantos sem nenhum sentimento, grau de parentesco ou amizade.

 


Um comentário:

  1. Essas mensagens está sendo benção na minha vida ,que Deus continue lhe usando Pastor Cláudio

    ResponderExcluir

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...