segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

"UFA! MEU NOME ESTÁ ESCRITO NA LISTA DOS APROVADOS..."

 




"UFA! 

MEU NOME ESTÁ ESCRITO

 NA LISTA DOS APROVADOS..."

 

Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Aquele que tem ouvidos ouça:

Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

(Apocalipse 13:8-10 NVI)

 

Há quarenta anos vi o meu nome estampado no “Jornal dos Sports[1]”, um diário de notícias que circulava na cidade do Rio de Janeiro. Além das notícias esportivas, o diário trazia em suas páginas as listas de aprovados em concursos públicos e vestibulares.

 

Guardo com carinho essa lembrança, as páginas, que eram rosas, estão um pouco descoloridas, mas as emoções daquele dia continuam vivas, um misto de satisfação por ver que seria capaz de enfrentar os mais diversos gigantes que aparecessem a minha frente e o medo de não decepcionar aqueles que estavam comigo comemorando a minha vitória.

 

O rumo da minha vida estava mudando radicalmente, aos dezessete anos, morador de uma favela carioca, aluno de escola pública, sem o ensino médio, trabalhando, competindo com mais de 25.000 candidatos. As chances eram muito pequenas, afinal havia apenas 500 vagas. Gostava de biblioteca, frequentei os conhecidos “sebos[2]” da Praça Tiradentes, comprei provas antigas, fiz a minha parte.

 

No Rio de Janeiro as provas foram realizadas no Estádio do Maracanã, e lembro como se fosse hoje, era tudo muito gigante, parecia uma imensidão de pessoas, todos brigando por um sonho, e ali começavam os desafios. Depois vieram os exames médico, teste psicológico e aptidão física, e ao final a tão esperada aprovação. Quanta emoção!

 

Vivenciei outras experiências, mais a primeira é inesquecível. E lendo o capítulo 13 do livro do Apocalipse, observo o quanto valorizamos o reconhecimento de nossos talentos e aptidões e esquecemos no dia a dia que o nosso nome está escrito no livro da vida.

 

As coisas são passageiras, e a medida que envelhecemos parece que o tempo está correndo mais rápido. A última edição do “Jornal dos Sports” circulou em 10 de abril de 2010, agora as publicações são pela internet, estamos num mundo de constantes mudanças e não percebemos que existem coisas que são imutáveis.

 

A guerra entre o bem e o mal é desde a fundação do mundo, estamos nela, mas temos o direito de escolhe de que lado ficar. Às vezes, viajando em minha imaginação, pergunto:

- Como alguém pode ficar contra Deus?

Na mesmo hora vem a visão da astucia da “besta” e a omissão do povo de Deus na proclamação do Evangelho.

 

Deus espera do seu povo perseverança e fidelidade”, não precisamos ter medo da dor e do sofrimento, apenas saibamos que isso também é passageiro.

 

Graças a Deus a história não termina aqui, o dragão, a serpente, a besta, o anticristo, ou qualquer que se levante contra o Criador já está derrotado.

 

Por isso, quero trazer no meu corpo as marcas de Cristo[3] e exaltar aquele que com seu precioso sangue escreveu o meu nome na lista que vai perdurar por toda eternidade.

 

Meu nome foi escrito no livro da vida, não foi por meus méritos, mas pelo amor, graça e misericórdia do meu Senhor.

 

“Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. ”  (1 Pedro 1:18-20 NVI)

 

Conto com suas orações!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo M. Costa – Pastor



[1] Jornal dos Sports foi um diário de notícias esportivas do Rio de Janeiro, tendo sido fundado pelo jornalista Argemiro Bulcão em 13 de Março de 1931. Sua última edição circulou no dia 10 de abril de 2010.

[2] SEBO – Loja de venda de livros usados

[3] Trago em meu corpo as marcas de Jesus. (Gálatas 6:17 NVI)


Um comentário:

MÃE COMO MARIA

  MÃE COMO MARIA Cláudio Eduardo   Maria de Jesus, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria da Conceição, Maria Auxiliadora, Maria Madalena,...