terça-feira, 20 de outubro de 2020

VAMOS PLANTAR!...

 VAMOS PLANTAR!...

 

 

“"Ouçam! O semeador saiu a semear...

...A seguir Jesus acrescentou:

- Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!...

...O semeador semeia a palavra...

(Marcos 4:3, 9, 14,  NVI)

 

Creio que a muitas pessoas, como eu, quando vai ao supermercado ou a feira fazer compras, não pensa no trabalho que alguém teve para que tenhamos hortaliças, batatas, frutas, arroz, feijão e tantas outras coisas que a terra nos dá.

 

Na economia se discute onde é a produção real da riqueza, pois a terra produz, a indústria transforma o que a terra produziu e o comercio agrega valor ao que foi produzido pela terra e transformado pela indústria.

 

Com a urbanização dos povos, pouco valor tem se dado a agricultura, e isso as vezes nos distancia da ciência do plantio. A semente, pequena, muitas vezes parecendo insignificante, é lançada a terra, na época certa, no tipo de terreno correto, recebe adubo, a terra foi preparada para recebe-la, a ervas daninhas e espinhos são retirados, e fico a imaginar a satisfação de quem plantou quando observa o broto se mostrando ao sol.

 

Jesus, na sua época, falava em parábolas, isso levava os seus ouvintes ao dia-a-dia, a experiências do seu cotidiano. No capítulo 4 do Evangelho de Marcos, minha atenção hoje é a parábola do semeador.

 

Com Jesus aprendemos que nossa tarefa é plantar. Jesus pega uma experiência do homem do campo, ou de uma sociedade tipicamente agraria e traz lições preciosíssimas sobre a tarefa daqueles que são chamados a serem seus discípulos.

 

Sendo a terra o coração humano, pensei:

- Como está o terreno onde a Palavra de Deus foi plantada um dia?

 

Ao mesmo tempo, o próprio texto me dá o parâmetro para a avaliação:

“Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um". (Marcos 4:20 NVI)

 

Se, porventura, não estivermos frutificando, precisamos limpar a terra.

 

Cuidado, podemos estar deixando espinhos se proliferarem em nosso coração, e assim perdemos a razão de sermos cristãos, passamos a nos distrair com outras coisas, aprendemos a dar desculpas, e tempo vai passando.

Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. (Marcos 4:18,19 NVI)

 

Que sejamos frutíferos,

 

Abraço,

 

Conto com suas orações;

 

 

Cláudio Eduardo - Pastor

                                                                                                                            

2 comentários:

  1. Oportuna mensagem para os dias em que vivemos. As nossas responsabilidades de semearmos não cessaram. Um bom dia na graça e misericórdia do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Que eu possa ser está pessoa frutífera, com ajuda do espírito santo! Amém. Abraço.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...