sexta-feira, 30 de outubro de 2020

É NARDO PURO!...

 



É NARDO PURO!...

 

Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

(Marcos 14:3 NVI)

 

Os perfumes fazem parte da história da humanidade, o olfato é um dos sentidos do ser humano que nos qualifica a sentirmos odores. O nosso olfato não é tão apurado como o de outros animais mamíferos, mas gostamos de sentir bons cheiros e abominamos os maus odores.

 

Quando me deparo com o capítulo 14 do Evangelho de Marcos, observo a questão de valoração que alguém pode dar ou deixar de dar a outra pessoa, no caso é Jesus, o Cristo. Maria, irmã de Marta e Lázaro, conforme o evangelho de João (João 12:1-8); entendeu a mensagem do Mestre, estava sempre aos pés de Jesus aprendendo dele, “Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10:42 NVI)

 

Interessante, dizemos que Cristo está sempre ao nosso lado, dizemos que somos seus servos, e parece que não queremos conhece-lo profundamente. Os evangelhos estão a nossa disposição, o testemunho dos primeiros cristãos demonstra o poder do Espírito Santo, e muitas vezes estamos caminhando na contramão do projeto de Deus para o seu povo a sua igreja.

 

Maria reconheceu que Jesus verdadeiramente era o Messias prometido, compreendeu as palavras e ensinos do Mestre, entendeu que na vida de Jesus se cumpriria a profecia do Servo sofredor (Isaias 53).

 

Diante do Mestre Jesus não tem preço o que vou oferecer a Ele, melhor o mínimo que posso dedicar ao Senhor é a excelência. E quando falo de dedicação ao Senhor, estou me referindo a minha vida com excelência a disposição do Mestre. As ofertas são consequências da minha intimidade com Deus.

 

O que Maria fez é um prenuncio de todo o desenrolar que viria nos dias seguintes, celebração da ceia, prisão, julgamento e crucificação de Jesus. O óleo de nardo era caríssimo, era equivalente a diária de trezentos dias de um trabalhador, estava num recipiente de alabastro, vaso feito de cerâmica, especifico para óleo e perfume.

 

O que Maria fez naquele dia foi precioso, foi total, o vaso foi quebrado, não ficou nem um pouquinho de perfume para outra ocasião, a motivação foi a reciprocidade do amor demonstrado por Jesus a sua família, e deveríamos aprender com ela a termos um relacionamento de entrega total ao Senhor. Jesus acolheu a oferta dela, e ainda falou aos críticos de plantão que seu exemplo seria contado a todas as gerações, e hoje estamos falando do seu testemunho. “Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória". (Marcos 14:9 NVI)

 

Poderíamos viajar na imaginação e pensarmos naquela cena, pessoas estão planejando matar Jesus, os ensinos do Mestre está trazendo incomodo aos líderes religiosos, segundo o evangelho de Marcos é uma casa que antes cheirava a morte, era a casa de Simão o leproso. Um vaso de perfume caríssimo é quebrado ungindo a Jesus, seu aroma toma conta daquele ambiente, imagino que tenha sido uma experiência linda. A satisfação de Maria, o ambiente ficando alegre, “Perfume e incenso trazem alegria ao coração;...” (Provérbios 27:9 NVI); No entanto, sempre aparece os estraga festas.

 

Como é terrível as pessoas utilizarem boas causas para angariarem benefícios pessoais, a desculpa era que o perfume usado em Jesus poderia ser vendido, e os recurso utilizado na ajuda aos pobres. Observe que uma das vozes que se levanta é de Judas Iscariotes (João 12:4 NVI) que perde a oportunidade daquele momento de celebração para ficar maquinando seu plano diabólico de trair a Jesus. A traição foi por dinheiro, isso é terrível.

 

Que a essência de nardo puro que encheu aquela sala trazendo um aroma de alegria, cura e restauração possa hoje encher nossas vidas.

 

Que sejamos o bom perfume e não nos esqueçamos de cuidar dos vulneráveis, daqueles que carecem de socorro.

 

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, ...” (2 Coríntios 2:15 NVI)

 

Abraço,

 

Conto com suas orações,

 

Cláudio Eduardo - Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...