sábado, 24 de outubro de 2020

ESCOLHENDO UM “LOBO” PARA ALIMENTAR!...

 


ESCOLHENDO UM “LOBO” 

PARA ALIMENTAR!...

 

Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: "Quem o povo diz que eu sou? "

(Marcos 8:27 NVI)

 

Pessoas nos decepcionam o tempo todo, e nós também decepcionamos outras pessoas. E quando falamos de nós, as vezes por não sermos totalmente transparente e sinceros. Existe um outro problema recorrente, as vezes colocamos no outro uma expectativa inatingível. A decepção vem porque nos relacionamos com gente, e não podemos fugir disso, nós não somos perfeitos; porque esperar perfeição do outro.

 

Só devemos criar expectativas em receber aquilo que também estamos dispostos a doar, ensinou Jesus: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". (Mateus 7:12 NVI).

 

Na vida exercemos papeis, os mais variados possíveis, papeis de filhos, amigos, marido ou esposa, alunos, professores, trabalhadores; e em cada um desses papeis existem regras e preceitos a serem cumpridos. No ambiente profissional temos um código de ética, no ambiente familiar precisamos saber como nos portar como filhos ou pais, mas independente do papel que estamos exercendo no dia-a-dia, em todos eles precisamos mostrar o quão cristão somos.

 

Deixo claro que ser cristão não é por hereditariedade ou tradição, ser cristão é a escolha consciente que faço de seguir a Jesus, o Cristo. É deixar o meu “EU” de lado e tomar posse da minha cruz. Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. (Marcos 8:34 NVI).

 

E cruz não significa castigo, problemas ou dificuldades, mas sim a luta que travo comigo mesmo entre as minhas vontades e a vontade de Deus para minha vida.

 

Existe uma fábula sobre os dois lobos que existem dentro de nós, essa fabula é atribuída aos índios cherokee, não sei a origem, por isso não tenho como atribuir o crédito, mas serve bem para ilustrar a guerra que travamos entre carregar ou evitar a minha cruz:

 

 

Certo dia, um jovem índio cherokee chegou perto de seu avô para pedir um conselho. Momentos antes, um de seus amigos havia cometido uma injustiça contra o jovem e, tomado pela raiva, o índio resolveu buscar os sábios conselhos daquele ancião.

O velho índio olhou fundo nos olhos de seu neto e disse:

“Eu também, meu neto, às vezes, sinto grande ódio daqueles que cometem injustiças sem sentir qualquer arrependimento pelo que fizeram. Mas o ódio corrói quem o sente, e nunca fere o inimigo. É como tomar veneno, desejando que o inimigo morra.”

O jovem continuou olhando, surpreso, e o avô continuou:

“Várias vezes lutei contra esses sentimentos. É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor e não se ofende. Ele só luta quando é preciso fazê-lo, e de maneira reta.”

“Mas o outro lobo… Este é cheio de raiva. A coisa mais insignificante é capaz de provocar nele um terrível acesso de raiva. Ele briga com todos, o tempo todo, sem nenhum motivo. Sua raiva e ódio são muito grandes, e por isso ele não mede as consequências de seus atos. É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar nada. Às vezes, é difícil conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito.”

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou: “E qual deles vence?”

Ao que o avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimento.”

 

 

O apóstolo Paulo ensina aos cristãos da Galácia como é tremendo escolher a Cristo: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20 NVI)

 

Estamos vivendo dias difíceis, pandemia, violência, injustiças e desesperanças. O mundo está um caos, a economia está indo de mal a pior, o desemprego está assustador, guerra, fome e faço hoje a mesma pergunta que Jesus fez aos seus discípulos:

“ Quem o povo diz que eu sou" (Marcos 8:27 NVI)

 

Depois de ouvir várias respostas a respeito do que o povo pensava a seu respeito, Jesus se volta para os seus discípulos, aqueles que estavam junto dele todos os dias, que sabiam muito mais a seu respeito do que a multidão que foi alimentada, curada e ensinada.

“E vocês? ", ... "Quem vocês dizem que eu sou?”  (Marcos 8:29 NVI)

 

Pedro toma a palavra e fala em nome do grupo:

"Tu és o Cristo". (Marcos 8:29 NVI)

 

Muito cuidado quando se fala em nome de um grupo, nem todos os discípulos pensavam da mesma maneira, Judas traiu a Jesus porque não tinha essa convicção.

 

Hoje temos a certeza de que Jesus é o Cristo, o problema é o que estamos fazendo com essa informação.

 

Que saibamos muito bem qual o “lobo” queremos alimentar, e que façamos de Jesus Cristo o Senhor.

 

Que o Cristo prometido pelos profetas, revelado em Jesus, que voltará para buscar aqueles que são seu, possa reinar plenamente em nós.

 

Conto com suas orações,

 

Cláudio Eduardo - Pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...