quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ONDE COMEÇAR?...

 



ONDE COMEÇAR?...

 

 

“Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você".                        (Marcos 5:19 NVI)

 

As vezes ficamos perdidos diante das multitarefas que temos no dia-a-dia, principalmente quando tudo é importante. Por isso, muito cuidado para que o importante não se torne urgente.

 

As dificuldades começam no que fazer primeiro, e isso afeta a nossa estrutura de planejamento, as vezes prejudicando inclusive a definição do orçamento pessoal e familiar.

 

Tenho sugerido, aos que pedem minha opinião, que primeiro pergunte para Deus, depois tenha suas tarefas escritas, alguns ainda usam a antiga e boa agenda de papel, outro já usam aplicativos que mantem o controle das atividades diárias. Seja sempre flexível, esteja sempre pronto a ajustar a rota no meio da viagem, problemas e contratempos acontecem, só não podemos deixá-los dominar a situação.

 

Numa escala de prioridade de vida, sempre apresento a seguinte ordem: Primeiro Deus, por favor não confundir com religião, ativismo religioso ou igreja. Na sequência está a família, primeira instituição criada por Deus (Gênesis 2:18-25), berço para criação de valores e princípios. E partir dessas duas prioridades você poderá definir como administrar a sua vida.

 

Você, talvez pudesse me perguntar:

- Onde fica a Igreja na sua escala de prioridade?

 

Responderia a você com outra pergunta:

- O que é a igreja para você?

 

A igreja deve ser local de adoração, comunhão e crescimento cristão; não podemos confundir igreja com espaço físico ou prédios. Igreja, para mim, deve ser vista como uma grande família, a junção dos filhos de Deus. Temos problemas, somos imperfeitos, mas temos um Pai comum e isso nos leva a termos o mesmo objetivo e a mesma missão.

 

No capítulo 5 do Evangelho de Marcos, podemos observar o Cristo que tem poder sobre os demônios e todas as doenças e enfermidade. Quero chamar a sua atenção para a vida de um homem, que a Bíblia não cita o seu nome, apenas o chama de possesso ou endemoninhado.

 

Durante muitos anos esse homem é marginalizado, desprezado, humilhado, tem uma vida de dor e sofrimento. Jesus atravessa o mar, e certamente sabia o que esperava por ele na outra margem. Uma legião era um grupamento do exército romano que tinha 6000 homens, Jesus separa o homem de seus demônios, que eram muitos. Precisamos aprender com Jesus a separarmos as pessoas de seus problemas ou de rotularmos pessoas a partir de seus problemas.

 

Precisamos aceitar que estamos num grande dilema entre as batalhas do mundo espiritual e a guerras que temos que travar diariamente, e ambas estão intimamente relacionadas. Interessante observarmos a visão de Paulo sobre a armadura de Deus (Efésios 6:10-20), disponível para todos aqueles que desejarem serem vencedores.

 

Tem momentos que fico imaginado o que se passa na cabeça do ser humano; um homem que incomodava, que sofria, que trazia pavor e medo, é liberto, está livre dos seus demônios, das suas dores e de seus sofrimentos. Creio que seria momento de uma grande celebração. Mas não foi isso que aconteceu.

 

Aquele povo não sabia o que estava pedindo, mas pediram assim mesmo: “Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles. (Marcos 5:17 NVI)

 

Muitas vezes não falamos (verbalizamos) o que queremos, mas com nossas atitudes demonstramos os nossos desejos. Jesus não invade a vida de ninguém, mas está pronto a nos libertar dos nossos demônios e a curar as nossas doenças.

 

Precisamos da disponibilidade daquele homem que se deixou ser liberto, da coragem de Jairo que vencendo sua religiosidade vai até Jesus ou da ousadia daquela mulher que já sofria doze anos.

 

Jairo sabia que depois de ir até Jesus não poderia ser mais o mesmo entre os seus pares na religiosidade, afinal de contas ele era um dos líderes da religião que condenava e perseguia a Jesus.

 

Aquela mulher precisava vencer preconceitos e paradigmas arraigados na tradição do seu povo, uma mulher considerada imunda por sua religião toca em Jesus.

 

Jairo ouviu:

“Talita cumi! ", que significa: "Menina, eu lhe ordeno, levante-se". (Marcos 5:41 NVI)

 

A mulher ouviu:

Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento". (Marcos 5:41 NVI)

 

O homem ouviu:

Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você". (Marcos 5:19 NVI)

 

E você, o que está ouvindo do Mestre, Jesus, o Cristo e Senhor?

 

Que possamos sair do nosso comodismo, e a partir da nossa “casa” anunciemos tudo que o Senhor tem feito por nós, e como é grande a sua misericórdia!

 

Abraço,

 

Conto com suas orações;

 

Cláudio Eduardo - Pastor

2 comentários:

  1. Boa tarde! Que o Senhor me dê sabedoria e entendimento, pra levar a sua palavra aos que não o conhecem,como Jesus o Amém! Orando sempre! Abraço.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...