quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

VENCENDO AS TENTAÇÕES



O texto a seguir é de autoria do Pr Idimar Finco, um grande amigo que muito tem abençoado minha vida, e espero que também abençoe a sua.

EVANGELHO DE LUCAS - CAPITULO 4

O mundo sempre se apresenta para nós de maneiras diferentes. Algumas vezes estamos bem, outras nem tanto, algumas vezes sorrimos, outras choramos. Algumas vezes temos abundancia, outras faltas. Somos surpreendidos por momentos bons e por outros não tanto. Nessa nossa caminhada existem altos e baixos. Algumas vezes somos levados à ‘desertos’ e, nesses ‘desertos’ diferentes somos confrontados com nos mesmo e reagimos de maneiras que nos surpreende.

No Capítulo 4 Lucas narra o início do ministério de Jesus e, apresenta Jesus sendo levado pelo Espírito Santo ao ‘deserto’ e sendo tentado por Satanás. Ali é descrito os três tipos de tentação que o in inimigo usou com Jesus: 
Primeiro ele colocou em duvidas sua autoridade como Filho de Deus dizendo que transformara pedras em pão. Jesus o repreende dizendo que “...nem só de pão vive o ser humano, mas de toda Palavra de Deus” (v. 4).  O pão alimenta o corpo por um tempo, a Palavra de Deus alimenta o Espirito todo tempo. 
Segundo, ele ofereceu todos os reinos do mundo, poder e gloria, afirmando que a Ele foi entregue. Apesar de ser uma mentira e, sendo “pai da mentira” isso é próprio dele (João 8.44), o salmista afirma que tudo pertence a Deus (Salmo 24.1). Jesus o repreende usando a Palavra (Êxodo 20.3-6) para responder: “Adorarás ao Senhor, teu Deus, e só a ele servirás” (v. 8) afirmando que Ele é Senhor até sobre as forças espirituais. 
Terceiro, satanás pede para Ele usar seu poder e lançar-se do “pináculo do templo” ordenando fazer uso do Seu Poder, dando ordem aos seus anjos para o guardarem e sustentarem para Ele não tropeçar e sofrer nenhum dano (vs. 10-11). Jesus usa a Palavra para repreendê-lo afirmando que não deveria tentar “...ao Senhor, teu Deus”. (Deuteronômio 6.16, Salmo 91). 
Depois de haver tentado Jesus no deserto, Lucas afirma que:” ...acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se por algum tempo (v. 13). Durante todo seu ministério terrenal Jesus esteve confrontando as forças espirituais da maldade. Vale lembra que João disse que as mesmas áreas que o diabo tento Jesus são as mesmas áreas nas quais ele tenta o ser humano: “Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida” (1 João 2.16-17).

Jesus sendo guiado por seu Espirito inicia seu ministério afirmando o proposito pelo qual Ele havia nascido e estava nesse mundo. Em Nazaré, ele abriu o Livro do Profeta Isaias e afirmou qual ser esse propósito (vs. 17-21, Isaias 61, João 1.1-14). Sempre afirmou que Israel era a nação formada e escolhida para levar essa mensagem de esperança para todo ser humano (vs. 24-30). Na cruz, com suas últimas palavras, Ele afirmou haver cumprido com o propósito de vir ao mundo: “Tudo está completado!” (João 19.30). 
No último dia da sua vida, você poderá afirmar como Jesus que você viveu uma vida com proposito e que completou sua tarefa? Qual é o propósito de você estar no mundo?

Em sua visita a Cafarnaum, outra vez Ele confronta as forças de satanás e mostra seu poder sobre elas (vs. 31-36). Jesus ensina aqui duas, das quatro maneiras, pelo qual a sua salvação chega às Pessoas: Ele usava a autoridade da sua Palavra (vs. 35-36, João 2.7-10). O toque (v. 39, Luvas 8.4-56).  As outras duas são: o exercício da fé (João 4.46-54) e a participação humana (João 6.1-15).

Lucas registra com precisão as ações e dos ensinamentos de Jesus, ajudando-nos a entender o caminho da salvação. Há um conteúdo bastante singular no Evangelho, especialmente nas parábolas. O Filho de Deus veio para ensina-nos como viver com proposito e encontrar a salvação. Devemos, então, cuidadosamente estudar suas palavras e a vida de nosso Salvador. 
(Idimar Finco)

3 comentários:

  1. Esta é uma lição preciosa, realmente somos tentados a todo instante a pecar contra a Palavra de Deus , se não o fazeros por ações ou palavras o fazemos por pensamentos. As situações da vida , nossas fraquezas e pessoas que faz parte de nossas vidas acabam nos tentanso a pecar contra o nosso Deus. É precioso estar orando e vigiando para resistirmos a voz da carne e a voz do inimigo.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...