terça-feira, 7 de maio de 2019

MANÁ, PROVISÃO DO SENHOR!


MANÁ, PROVISÃO DO SENHOR!

No meu tempo de adolescência, tudo que era muito bom, dizíamos que era um “maná”. Como somos ignorantes quando reclamamos das situações adversas da vida e não percebemos coisas valiosíssimas que estão a nossa disposição.

Em tempo de alimentação saldável, apesar de não haver consenso no que é bom ou não para a saúde; quando alguns vilões alimentares entram na moda e outros saem. Existe uma discursão constante entre o que é nutritivo e o que provoca efeitos maléficos ao corpo humano.

O povo de Israel está no início da sua peregrinação pelo deserto, e duas coisas são nítidas na atitude coletiva, ingratidão e murmuração.

O ingrato imagina que o outro tem a obrigação de servir aos seus desejos e propósitos, se nós que somos humanos ficamos tristes quando nos esforçamos para ajudar a alguém e ao final recebemos de volta uma atitude de ingratidão, imagine com o povo estava sendo injusto com o Senhor.

Minha sogra, uma mulher inteligente, tinha um ditado que dizia:
- Ninguém quer ser ruim sozinho!

A murmuração é a ferramenta do ingrato para conquistar adeptos à sua causa. Como o murmurador tem sido pernicioso no meio do povo de Deus, desprendemos energia e tempo para neutralizar seus efeitos, quando poderíamos estar investindo no crescimento do Reino de Deus.

O “maná” não parecia em nada com as panelas do “Egito”. Só que as panelas de “Egito” não estavam somente cheias de carne e pão, elas traziam consigo opressão, humilhação, sofrimento e morte. Penso: Como alguém pode conscientemente sentir falta do “Egito” e de suas panelas?

O maná é provisão do Senhor, alimenta a corpo, proporciona todos os nutrientes necessários e o único trabalho é recolher a cada manhã o que precisamos.
Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções. (Êxodo 16.4 NVI)

O maná é o pão do céu, que veio não só para saciar a fome do corpo, mas também as necessidades da alma.
Eu sou o pão da vida. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre... (João 6.48,51 NVI)

Cuidado para não sermos contados com aqueles que estão com saudades do Egito, que rejeitam a provisão do Senhor e vivem sempre a murmurar.

Que nunca falte em nossas panelas e no nosso coração a provisão do Senhor, e não se esqueça:
- Se é provisão do Senhor, é maná!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...