sábado, 18 de maio de 2019

UM SANTUÁRIO PARA O MEU DEUS


UM SANTUÁRIO PARA O MEU DEUS



Sou avesso a todo tipo de sacralização do espaço reservado a adoração ao Senhor. A ideia de santuário, templo, altar e tantos outros símbolos que estão sendo adorado em nossos dias; é contrário ao pensamento cristão.

Na antiguidade com o politeísmo (adoração a vários tipos de deuses) cada povo tinha o seu deus particular. Numa guerra constante de conquista, a principal tática era invadir o templo de adoração daquele povo, demonstrando que aquela divindade era fraca e foi derrotada.

Numa aberração do sensor do poder, alguns governantes assumiam a posição de um deus, e exigiam adoração do povo; foi assim com os faraós egípcios, com alguns imperadores romanos e com muitos outros que exigiam de outro ser humano adoração e obediência.

Os capítulos 26, 27 e 28 do livro de Êxodo, o Senhor Deus determina o modelo, a forma, as dimensões e os utensílios do tabernáculo. A revelação do Senhor é progressiva e neste momento o tabernáculo é o símbolo da presença do Senhor no meio do povo.

Fico abismado com algumas igrejas tentando trazer de volta os símbolos de adoração do Israel antigo. Templo, altar de sacrifício, roupas e rituais tiveram o seu momento e a sua importância histórica e pedagógica, mas hoje em Cristo, nós somos o Templo do Espirito Santo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6.19,20)

Pois somos santuário do Deus vivo. (2 Coríntios 6.16)

Na construção do tabernáculo aprendemos que Deus é muito claro em seus projetos, as medidas da tenda, o formato, os utensílios, o tipo de tecido, as cortinas, o véu; tudo muito especifico e detalhado.

Infelizmente, hoje em dia, temos tido dificuldades em compreendermos os projetos de Deus para vida do seu povo, são tantos ruídos, que ouvir a voz do Senhor está se tornando secundário; que tristeza.

Os projetos de Deus para a minha e a sua vida estão muito claros na sua Palavra.  Obediência é a palavra chave para felicidade e o sucesso no relacionamento com Deus.
“Tenha o cuidado de fazê-lo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte". (Êxodo 25.40)

O modelo já foi mostrado, o meu coração deve ser o Templo dedicado e consagrado ao Senhor, lugar de louvor, adoração e sacrifícios agradáveis ao meu Deus.

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gálatas 2.20)

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...