sexta-feira, 24 de maio de 2019

VAMOS PARAR DE CONSTRUIR BEZERROS...


VAMOS PARAR DE CONSTRUIR BEZERROS...

Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ ".  (Êxodo 32.7,8 NVI)

O povo de Israel é liberto milagrosamente do Egito, antes veem as dez pragas, atravessam o Mar Vermelho por uma estrada feita pelo Senhor, tem uma nuvem protegendo-os do calor durante o dia, e uma nuvem de fogo os guardando durante a noite, não falta água e nem alimento durante toda a peregrinação do deserto e nem suas roupas se deterioram; que coisa maravilhosa é a presença e o cuidado de Deus para com seu povo.

Moisés está na montanha em plena comunhão com o Senhor, ouvindo as instruções referentes ao relacionamento que o povo deveria ter com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Um povo obstinado, rebelde e ansioso.
- Moisés está demorando, vamos resolver o problema a nossa maneira!

Talvez ao ler o texto do capítulo 32 do livro de Êxodo, assuma a visão de julgador e afirme:
- Que coisa terrível, Deus os liberta, os protege, os abençoa, e olha como eles retribuíram. São idolatras!

Como temos sido ansiosos, a ansiedade não nos leva a lugar algum. Se cremos e confiamos no Senhor, precisamos aprender a descansar. Queremos respostas imediatas à nossas demandas, como se tivéssemos um prestador de serviço pronto a atender todas as necessidades que pensamos ter.

O bezerro de ouro é a demonstração clara de como facilmente podemos nos esquecer de Deus e abrirmos espaços para o nosso “EU”, buscando viver segundo as regras e princípios do mundo que nos cerca.

Saudade da escravidão do Egito tem dominado a vida de muitos cristãos. Assumem o compromisso com Cristo, mas não se deixam libertar da escravidão do pecado.

Pedro, apóstolo que viveu intensamente com Jesus, faz uma advertência:
Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".
(2 Pedro 2.20-22 NVI)

Os bezerros que construímos é tudo aquilo que passamos a dar a prioridade substituindo o lugar do Senhor na nossa vida!

Vale pensar!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...