domingo, 12 de maio de 2019

LEI OU GRAÇA...


LEI OU GRAÇA...

A pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão. (Êxodo 21.23-25 NVI)


Tenho uma dificuldade tremenda em lidar com pessoas legalistas, que muitas vezes estão presas a tradições as quais não fazem nenhum sentido; sempre quis saber “o porquê” das coisas.

Quando estava na escola, ainda no ensino fundamental entre a quinta e a oitava série, começaram as inúmeras regras e formulas. Na língua portuguesa era mais complicado, muitas exceções; em matemática e física sempre procurei como chegar aos resultados sem usar as formulas.

Lembro até hoje, de um professor de matemática que estava começando o ano letivo, e na primeira prova do bimestre, queria me dar nota baixa porque não entendia o caminho que usei para chegar ao resultado, apesar deles estarem certos. Naquele dia fui salvo pela direção, e aquele professor aprendeu que podemos usar vários caminhos para chegar ao mesmo lugar.

Em nossa relação com Deus temos o problema e a dificuldade em separar princípios dos métodos. Os princípios divinos são eternos, os métodos podem ser adaptados, modificados, transformados, sem perder a essência.

Passei a minha infância e parte da adolescência numa religião legalista, que considerava o decálogo de Êxodo 20 como essencial para a salvação. Tinham uma profetiza do século XIX que afirmava a obrigatoriedade da guarda do sábado.

Ainda no início da adolescência, já havia lido toda a Bíblia, os livros da dita profetiza eram contraditórios com a Palavra de Deus, principalmente com os ensinos de Jesus. Fiz cursos bíblicos por correspondência, participava de escola bíblica, e as frustações continuavam; ninguém conseguia me convencer, cá estava eu com os meus porquês.

A revelação de Deus foi progressiva, levando a humanidade a sua revelação maior que é Jesus Cristo. Quando estamos lendo o Antigo Testamento precisamos estar atentos aos princípios. Os métodos para atingir os princípios serão diversos, mas os princípios são imutáveis.

Jesus não veio abolir a lei, mas cumpri-la em nosso lugar. No sermão da montanha o Mestre ensina que o pecado não está mais relacionado com a ação, e sim com a intenção. Pecamos quando pensamos em fazer o mal, ação nada mais é do que a concretização do pecado.

Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar".
(Êxodo 20.20 NVI)

Que o nosso relacionamento com o Senhor seja de amor e temor, e nunca de medo.
Temor é respeito, respeito pelo Deus é.
Amor em reciprocidade a grandiosidade do amor de Deus para conosco.

Que o seu domingo seja cheio da graça bendita de Deus.

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...