terça-feira, 6 de agosto de 2024

É SÓ UM GIGANTE... (IT'S JUST A GIANT...)

 



É SÓ UM GIGANTE...

(IT'S JUST A GIANT...)

 

 O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". (Salmos 110.1 NVI)

 

A palavra gigante assumiu o significado de problemas a partir de uma metáfora da experiência de Davi e um guerreiro filisteu. Um adolescente, franzino, que a armadura do rei fica toda desengonçada, com um discurso cheio de ufanismo que assume uma posição de luta contra a humilhação e a baixa autoestima do seu povo.

 

A oportunidade não pode ser perdida, para enfrentar o gigante houve toda uma caminhada, não é algo sem uma preparação, sem uma caminhada, sem o autoconhecimento, Davi já havia vivenciado outras experiências desafiadoras, não recuou, agora chega a hora de fazer algo grande. Não canso de ler e reler o texto a seguir, a confiança e segurança que aquele jovem tinha: “Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo”. (1 Samuel 17:34-36 NVI)

 

O leão e o urso foram a preparação, Deus o estava preparando para algo grandioso, enquanto ficamos acuados com os leões e ursos da vida, não estamos prontos para enfrentar o gigante. Aquele momento era importante, especial, era o dia de reconhecimento e gloria.

 

Cuidados com aqueles que querem te colocar para baixo, que tentam tratar como inferior, ou dizem que você não é capaz. Na história de Davi, seu irmão mais velho usou de palavras duras e depreciativas; ”Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". (1 Samuel 17:28 NVI)

 

Você não responsabilidade sobre como as pessoas te julgam. Você já imaginou se Davi tivesse desistido depois de ouvir essas acusações?

 

Aprendemos com Davi que:

- Não podemos perder oportunidades;

- A vida é feita de erros e acertos;

- Não menospreze o seu inimigo;

- Antes do gigante temos os leões e os ursos;

- Preciso lutar sempre com as armas que conquistei e aprendi a usar, as dos outros são inúteis nas minhas mãos;

- Faço a minha parte, o milagre é de Deus; e que

- Não posso abrir mão da minha intimidade com Deus e sempre me indignar diante das injustiças.

 

Centena de anos antes de Jesus Cristo estar entre nós Davi escreve o Salmo 110, um salmo profético e messiânico, uma referência a permanência até o Rei dos reis, Jesus Cristo.

 

A história começa com um menino que para defender suas ovelhas confiava no Senhor Deus. Se torna um guerreiro, vira um modelo de líder (o rei que vivia segundo o coração de Deus), que na sua poesia retratava sua intimidade com o Senhor, seus medos, suas dores e a sua confiança.

 

Então:

- Como está sua intimidade com Deus?

- Que poema você vai escrever hoje?

- Você vai vencer ou correr do gigante?

 

O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés". O Senhor estenderá o cetro de teu poder desde Sião, e dominarás sobre os teus inimigos! Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.  (Salmos 110.1-3 NVI)

  

 

O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. (Marcos 12.36 NVI)

 

Vamos para a batalha, a vitória é nossa em nome de Jesus!

 

Cláudio Eduardo - pastor


Um comentário:

  1. Deus é o mesmo de ontem de eternamente. Deus de abrão,Isaque e podemos lê nesse texto maravilhoso..

    ResponderExcluir

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

  MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…) Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta...