domingo, 1 de novembro de 2020

QUEM VAI TIRAR A PEDRA?...

 



QUEM VAI TIRAR A PEDRA?...

 

“Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?"

(Marcos 16:3 NVI)

 

Problemas e dificuldades existem, são reais, nos incomodam, as vezes limitam as nossas ações, e infelizmente, muitas vezes deixamos que tenham ações limitadoras e impeditiva.

 

Segundo o Evangelho de Marcos, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, vão na manhã de domingo cuidar do corpo de Jesus. Não houve tempo para que o corpo fosse preparado, segundo o costume da época.

 

Elas ainda estavam traumatizadas com a crucificação, haviam estado com Jesus até o final, viram toda a humilhação que Ele sofreu, ouviram suas palavras pendurado na cruz, foram testemunhas do seu brado, acompanharam José de Arimatéia e sabiam onde o corpo do Senhor estava.

 

Usaram dos seus recursos para comprar o material necessário, seria doloroso, mas precisava ser feito!

 

Havia uma grande pedra na entrada do Sepulcro, eram três mulheres, o dia estava amanhecendo, elas não sabiam como seria, quem iria ajuda-las, mas continuaram em frente, tinham uma missão e iriam em frente.

 

Venho de uma formação em que o planejamento é essencial para o sucesso da missão, as reuniões de avaliações são importantíssimas, tudo precisa ser previsto, inclusive os possíveis contratempo. E na vida do cristão entendo que Deus espera de nós ordem, comprometimento e excelência.

 

Elas não sabiam o que as esperava, só tinham a visão do que precisavam fazer e da pedra. Talvez não lembrassem das palavras de Jesus, na qual Ele haveria de ressuscitar ao terceiro dia.

 

Como pode alguém andar com Jesus, vê o seu poder e seus milagres, ouvir seus ensinos e não dá crédito as suas palavras?

 

Em vários momentos o Mestre ensina a seus discípulos sobre o que aconteceria com Ele. Precisamos ter cuidado, pois é muito natural sermos seletivos no que guardamos. O que não queremos saber o ouvir jogamos no esquecimento, não valorizamos, desprezamos.

 

Mesmo não sendo a missão correta, ou procurando Jesus no lugar errado, vejo a coragem dessas mulheres como algo que tem faltado muitas vezes na vida da cristandade no decorrer da história. Elas usaram dos seus recursos financeiros (“... compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.” - Marcos 16:1 NVI); focaram na missão (“... bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, ..” - Marcos 16:2 NVI); sabiam que teriam dificuldades para remover a pedra, mas não se intimidaram                (... perguntando umas às outras: "Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro? " - Marcos 16:2 NVI).

 

Onde estavam os onze discípulos de Jesus?

 

É, muitas vezes, mais fácil desistir do que olhar para frente e encontrar alternativas para vencer os desafios, quem sabe, se não conseguimos sozinhos, vamos pedir ajuda, precisamos uns dos outros, já dizia alguém:

- Juntos somos mais fortes e chegamos mais longe!

 

A vezes nos revestimos de nossa arrogância e não conseguimos perceber o agir poderoso de Deus a nossa volta. Lázaro ressuscitou, os discípulos estavam com Jesus, então a ressurreição não seria um fato inédito, pelo contrário, Lázaro não foi o único que Jesus ressuscitou, mas o peso da frustração e da experiência negativa foram mais fortes do que toda a construção de Jesus em suas vidas.

 

Outro perigo é a forma de valoração que damos as pessoas, damos credibilidade a uns em detrimento de outras pessoas. Segundo o Evangelho de Marcos, Maria Madalena informa aos discípulos que havia estado com o Cristo ressurreto, eles ignoraram, não acreditaram. Afinal de contas, quem eram Maria Madalena?

 

Maria Madalena era mulher, uma mulher que foi possessa por vários demônios, e a tradição não dava credibilidade as mulheres, muito menos a alguém que durante muitos anos foi atormentada.

 

Os discípulos estavam dominados pela tristeza, e não consideravam outras possibilidades, estavam de volta a mediocridade de suas vidas, Jesus se foi, é hora de rever o curso que daremos a nossa vida; creio que pensavam eles.

 

Como, muitas vezes, temos sido incrédulos diante do poder de Deus.

 

Finalizando, a missão das mulheres era embalsamar o corpo de Jesus, planejaram sair logo ao amanhecer, não se intimidaram com a “pedra”, foram surpreendidas, tiveram medo, creio que muito medo; e se tornaram as primeiras a ouvirem uma voz angelical afirmar: "Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto.

(Marcos 16:6 NVI)

 

As mulheres foram em busca de um corpo inerte e morto e encontraram com o Cristo vivo.

 

- Como estamos hoje?

 

- Onde estamos procurando Jesus?

 

- O que o Cristo ressurreto está fazendo em nós e através de nós?

 

Concluo com as palavras de Pedro, que dominado pelo medo negou Cristo, mas que se deixou ser usado com ousadia e coragem a partir da restauração da intimidade com o Mestre.

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. (1 Pedro 1:3-5 NVI)

 

Que o Senhor nos restaure a cada dia e nos dê coragem para enfrentarmos as “pedras” do dia a dia!

 

Abraço,

 

Conto com suas orações,

 

Cláudio Eduardo – Pastor

 

 

Um comentário:

  1. Meu Deus ajuda- me a ter coragem para retirar as pedras dos meus caminhos! Amém

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...