domingo, 29 de novembro de 2020

É “FAKE NEWS” ...

 

É “FAKE NEWS” ...

 

" Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
Muitos dos judeus leram a placa, pois o lugar em que Jesus foi crucificado ficava próximo da cidade, e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego. ”   
 (João 19:19,20 NVI)

 

Estamos num mundo globalizado e sendo bombardeado a todo tempo com muitas informações, e grande parte do que vem sendo propagado está intencionalmente carregada de conteúdos ideológicos ou de interesses escusos afim de convencer uma parte da população.

 

Quando falo de conteúdo ideológico, estou me referindo ao senso comum da palavra, e não a posições radicais sobre determinados temas que vem tomando conta das mídias. Ideologia são ideias, pensamentos, doutrinas ou visão de mundo de uma pessoa ou grupo que irão orientar seu comportamento e a defesa de suas crenças.

 

A história nos mostra quantas notícias falsas foram usadas para justificar guerras. Pensam alguns que “fake News” é coisa nova, mas fiquem sabendo que informações falsas, notícias falsas e meias verdades são os termos politicamente correto para mentiras.

 

Se observarmos a maneira astuta como “fake News” se apresenta, constantemente caímos em alguma situação; a partir de uma verdade é inserida informações falsas para se obter o objetivo proposto. Alguns poderiam dizer que é apenas uma questão de interpretação. Eu afirmo que a interpretação de um fato está cheia das minhas crenças, princípios e valores; e não temos como fugir disso.

 

Olhando para a crucificação de Jesus, conforme citada no capítulo 19 do Evangelho de João, poderíamos imaginar vários tipos de interpretações, a mente humana e fértil nessa área, e muitas vezes nem percebemos.

 

Um político fraco, preocupado com seus interesses pessoais, não querendo nenhum problema com o líder máximo do império. Pilatos e a personificação daqueles que chegam ao poder, mas não merecem a posição que está ocupando.

 

Um grupo de líderes religiosos preocupados em não perderem o poder sobre o povo e o prestigio com a liderança política. Tinham a Revelação de Deus através da Lei e dos profetas, mas suas tradições eram mais importantes, estavam interpretando a Palavra de Deus segundo os seus interesses pessoais e levando muitos ao engano.

 

Um bandido que não havia sido convidado para a festa, mas que de alguma maneira é lembrado, e sai beneficiado com a situação. Salteador, ladrão, bandido, são termos usados para ele.

 

Um grupo de seguidores do Mestre, agora chamado erroneamente de rei dos judeus, que fogem, e ficam esperando para ver o que vai acontecer.

 

O povo, a multidão, massa de manobra nas mãos de políticos inconsequentes e de líderes religiosos irresponsáveis, que numa só voz gritam:

- Crucifica-o!

 

Pilatos, Caifás, Anás, Barrabás, os discípulos e uma multidão de anônimos são os personagens principais dessa história. Não existe figurantes, todos têm participação ativa.

 

Destaco a placa feita por Pilatos para ser colocada na cruz de Jesus, e afirmo que Jesus é o Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores. A placa de Pilatos é “fake News”, Jesus nasceu em Belém da Judeia; e não é somente rei dos judeus, Jesus é Rei de todos os povos!

 

A crucificação de Jesus é um cumprimento profético do resgate da humanidade, no Éden o primeiro “fake News” da história humana foi dito pela “serpente”:

- “Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão”! (Gênesis 3:4 NVI)

 

Como seres espirituais, criados a imagem e semelhança do Criador, não morreremos eternamente, é verdade, mas com a desobediência para com Deus passamos a enfrentar o horror da morte, e isso se tornou uma grande realidade para a humanidade.

 

O Cristo crucificado morreu a nossa morte, levou sobre si as nossas dores, e trouxe a esperança da eternidade junto com o Criador.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53:5 NVI)

 

Em tempo de explosões de informações, cuidado com as interpretações alheias aos fatos. Examine tudo, e se você é cristão use a Palavra de Deus como balizador do que é correto ou não.

 

Pilatos passou, mas deixou uma marca de covardia; os líderes religiosos se foram e deixaram a marca de interesseiros e aproveitadores; o povo, foi massa de manobra par se alcançar os interesses da liderança religiosa e política; e os discípulos, marcaram essa parte da história por sua covardia.

 

O Cristo ressurreto trouxe ânimo e vigor aos seus discípulos e eles partiram com ousadia para mudar o caminho da história da humanidade.

 

Que possamos ser protegidos das mentiras que o mundo nos apresenta, e que sejamos instrumentos nas mãos do Senhor para mudarmos a história com a verdade.

- “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8:32 NVI)

- “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. (João 17:17 NVI)

Continuo contando com suas orações!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - Pastor

 

4 comentários:

  1. Obrigado pela interpretação, cada dia aprendemos mais, cada dia é uma benção a mais no aprendizado; muito obrigado pela mensagem, que o Mestre continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela mensagem que tem me enviando ,está sendo benção na minha vida

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Deus por sua vida,estas mensagens tem sido bença na minha vida

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...