segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A MORTE NÃO É O FIM! ...

 



A MORTE NÃO É O FIM! ...

 

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor.                 (1 Pedro 1:3,4 NVI)

 

Esse ano tem sido difícil, a morte está em todo lugar, o inimigo é desconhecido e invisível. Várias ações foram tomadas na busca de proteção, bloqueio total e confinamento com nome chique de Lockdown”, uso de mascaras, construção de hospitais provisórios, aumento no protocolo de higiene, e mesmo assim milhares e milhares de mortes.

 

Interessante a forma de negação que lidamos com a morte, mas é que não fomos criados para morrer, no projeto original do ser humano não havia a previsibilidade da finitude. Não me pergunte como seria isso, não sei, quando chegar na presença do Criador perguntarei.

 

Vivemos buscando desculpas para morte. Pode ser uma doença, um acidente, o resultado da violência urbana, guerra, o descaso ou a negligencia com a saúde pública, enquanto Jesus Cristo não voltar morreremos um dia e o que importa não é como morreremos, mas como estamos vivendo cada dia.

 

As pessoas que passaram por nós deixaram marcas, a saudade realmente é grande, as lembranças permanecem, no entanto, é preciso seguir em frente firmado na esperança.

 

A história nos mostra as várias formas das culturas lidarem com a morte, umas mumificavam seus mortos, outras construíam balsas nas quais cremavam seus mortos enquanto a balsa era lançada ao rio; houve lugares em que os homens mortos eram enterrados ou cremados com suas esposas vivas. Até hoje alguns recusam cremar seus mortos, enquanto que em outras culturas o cremar faz parte da despedida de seus mortos.

 

Não podemos nos esquecer que ser humano é ser integral, não dá para separar o corpo do espírito. Como alguém já dizia:

- Cormo sem espírito é defunto, espirito sem corpo é fantasma!

Como fantasma não existe, somos um todo; ou como o livro de Eclesiastes expressa bem sobre a realidade da morte:

“O pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu...” (Eclesiastes 12:7 NVI)

 

Em vários momentos históricos os cristãos são perseguidos de maneira direta ou institucional. Os primeiros cristãos foram perseguidos pelos próprios judeus, pelos gentios que muitas vezes viam sua religião ou seus negócios sendo ameaçados e pelo império romano que consideravam a nova religião uma ameaça e uma afronta ao poder do imperador.

 

A carta de 1 Pedro é escrita para orientar e fortalecer as igrejas a qual é direcionada. É preciso reafirmar que problemas sempre teremos, que iremos morrer um dia, que poderá ser através do martírio, mas confiamos na promessa e estamos firmados na viva esperança.

 

Em 1 Pedro 1 aprendemos que fomos regenerados pela misericórdia de Deus, ainda nesse mundo fomos transformados, o pecado não tem mais poder e nem domínio sobre nós, estamos caminhando para regeneração total que é o corpo de glória na eternidade. “... Ele nos regenerou para uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos ...” (1 Pedro 1:3 NVI).

 

O preço ou a prova da regeneração é que a morte foi vencida, na cruz Jesus leva sobre si os nossos pecados, paga as nossas dívidas. A ressurreição de Cristo é a prova concreta de que se Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos um dia.  Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.” (1 Coríntios 15:19,20 NVI)

 

Então, lembre com carinho daqueles que passaram por nós e foram; e avalie que tipo de marcas você pretende deixar nesse mundo. Estamos de passagem, para aqueles que se foram é até breve, pois a vida é muito curta.

 

Citando o Salmo 103:15,16, o apóstolo Pedro retrata a brevidade da vida: “... toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, ...”  (1 Pedro 1:24 NVI).

 

Como a relva aproveitemos o tempo de florescer (a vida), um dia virá o vento forte e desapareceremos desse mundo, daqui não levaremos nada.

 

Choremos os nossos mortos, vivamos o nosso luto, sintamos a dor da saudade, mas sem esquecer que Cristo é a nossa esperança!

 

A morte não é o fim, mas uma passagem para a eternidade!

 

Abraço,

 

Conto com suas orações,

 

Cláudio Eduardo - Pastor


Um comentário:

  1. Bom dia! Que eu possa está me preparando a cada dia para a vida eterna.Amem! Sempre orando. Abraço.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...