sábado, 7 de novembro de 2020

É MUITO BOM! ...

 



É MUITO BOM! ...

 

 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. (Gênesis 1:31 e 2:1,2 NVI)

 

Quem me conhece sabe como gosto de fazer diversos tipos de trabalhos, na minha juventude consertava carros e como era grande a satisfação quando ouvia o ronco do motor funcionando perfeitamente. Ganhava dinheiro me divertindo, cada carro era um grande desafio, e as pessoas que trabalhavam comigo sabiam que tinha hora para começar o serviço, e se dependesse de mim só parávamos quando o serviço estivesse concluído.

 

Tenho um amigo que trabalhava comigo e prestava a atenção no ritual para começar o serviço, as peças precisavam estar muito limpas, arrumava as ferramentas como se estivesse numa sala de cirurgia, não sentia fome ou sede, o importante era que o “paciente” voltasse a funcionar com perfeição.

 

Quando morei em Manaus aprendi a fazer moveis planejados em MDF, estudei sobre o assunto assistindo vídeos na internet, e sempre que alguém me perguntava o que eu era, respondia:

- Sou um artista que faz as suas obras em MDF e você usa da maneira que desejar!

 

Nunca repeti uma peça em MDF, e também não aceitava o projeto de outro artista, as vezes as pessoas passam por uma loja vê algo bonito e funcional e pede para alguém fazer igual, respondia:

- Você viu na loja? Então vai lá e compra!

 

A “obra de arte” pronta é a realização, mas não podemos perder a visão do processo. Imaginar, avaliar o espaço, fazer o projeto, adquirir o material e com as ferramentas apropriadas fazer acontecer. Eu gosto de misturar MDF, vidro e aço; sempre na busca da beleza. Como é maravilhoso entregar a “obra de arte” e ouvir:

- Ficou muito bom!

 

Antes de alguém dizer que “ficou muito bom”, eu no meu silencio já havia afirmado, o processo me ajudou a chegar no resultado. Se definimos um processo de excelência, tudo que fizermos será sempre muito bom. E não se esqueça que o seu melhor pode não ser o meu melhor, mas em tudo que estivermos fazendo devemos colocar o nosso melhor.

 

Há muitos anos, participando de uma dinâmica de grupo de um processo seletivo, falei uma das maiores besteiras da minha vida. A pergunta para ser debatida era:

- Se você fosse Deus que animal tiraria da terra?

 

Éramos em torno de dez jovens e adolescentes, ouvi nomes de animais com as referidas justificativas, e quando chegou a minha vez, eu na minha arrogância adolescente respondi:

- Se eu fosse Deus acabaria com o bicho homem, uma desgraça para o nosso planeta.

 

Houve um silencio assustador, a reunião foi encerrada, e eu fui reprovado por ser considerado antissocial. Passado mais de quarenta anos, quando releio o capítulo 1 do livro de Gênesis, esse fato vem a minha lembrança. Quantas bobagens pensamos, falamos e perdemos a oportunidade de contemplar e agradecer a beleza do mundo que Deus fez para que morássemos nele.

 

A pergunta que muitas vezes nos incomoda é:

- Quem é Deus?

 

Aproveitando a definição clássica, podemos afirmar que Deus é:

Espírito pessoal, perfeitamente bom, que, em Santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”. (LANGSTON)

 

Então vamos agradecer ao Deus Criador pela ordem e a beleza da sua criação. Deus criou; você tem dúvidas sobre isso?

 

Não entraremos no mérito das discussões entre o livro de Gênesis e a ciência. Tratasse de uma questão de fé. E no tocante a fé, você crer ou não crer, não existe possibilidade para meio termo.    

 

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos... Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível. (Hebreus 11:1-3 NVI)

 

Sou grato Deus porque Ele quando criou o universo com um propósito maior, o de haver seres além dos espirituais glorificando o seu nome, se relacionando e tendo intimidade com Ele.

 

Na minha imaginação vou ao caos que era a terra sem forma e vazia, e hoje comtemplo a beleza da criação num universo de cores e formas, inspiração para os mais belos quadros e esculturas, cada coisa no seu devido lugar e com a sua beleza singular.

 

Como um pai e uma mãe que estão à espera do nascimento do filho e preparam o enxoval para recebe-lo, cada coisa foi colocada no mundo para que o ser humano, homem e mulher, habitassem usufruindo de toda a criação e com intimidade com o Criador.

 

Somente os homens e as mulheres têm a imagem e a semelhança do Criador, um grande privilégio que traz consigo grande responsabilidade.

 

O pecado não retirou a imagem a semelhança de Deus em nós. O pecado distorceu, e desde então vivemos uma briga interior entre a vontade do pecado e a vontade de Deus. Como o apostolo Paulo nos ensina: “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Romanos 7:18,19 NVI)

 

Alguns usam o termo de coroa da criação para o ser humano, gosto de enfatizar que fomos criados e abençoados para sermos bênçãos, temos a missão de multiplicar e o poder de cuidar de toda a criação para a glória de Deus. Como é maravilhosa a visão que Davi tem da majestade de Deus e de quem somos nós:

Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.
Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.
Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste,
pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?
Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.
Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste:
Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens,
as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.
Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em toda a terra
!    (Salmos 8 NVI)

 

Então, “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom”.

 

No tudo está toda a criação, estamos nós, com as nossas falhas que o pecado traz em nossas vidas, mas com o poder da reconciliação e regeneração que encontramos na cruz em Jesus Cristo. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. (1 Pedro 1:3-5 NVI)

 

Foram seis dias colocando cada coisa no seu devido lugar, um momento de contemplação, está tudo muito bom!

 

Agora é hora de celebração, a criação está completa, vamos festejar!

 

Deus continua trabalhando na vida daqueles que permitem a sua ação, pois Ele nos deu a liberdade de fazermos as nossas escolhas e respondermos por nossas decisões.

 

É muito bom o Criador buscar intimidade e manifestar cuidado com a sua criação, comigo e com você!

 

Que não deixemos que nada tire o valor que Deus nos tem dado!

 

Abraço,

 

Conto muito com suas orações,

 

Cláudio Eduardo – Pastor

Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...