terça-feira, 31 de março de 2020

PERTURBADO OU PERTURBADOR NA ESTRADA DA VIDA ...


PERTURBADO OU PERTURBADOR
NA ESTRADA DA VIDA ...

“É você mesmo, perturbador de Israel?".   
(1 Reis 18:17 NVI)


Quem já não ouviu um ditado popular antigo que dizia:
- De médico e louco todo mundo tem um pouco!

Ao mesmo tempo, precisamos compreender que muitas vezes teremos que tomar decisões arriscadas, e independente das consequências seremos criticados ou até mesmo censurados.

Tenho uma postura que adquiri desde a minha adolescência e que se resume na frase a seguir:
- Para saber o final da estrada, preciso percorre-la!

Na estrada da vida precisamos de prudência nas curvas, marcha de força nas subidas e muita atenção para que a paisagem não nos faça perder o propósito de chegar ao final.

A estrada da vida não é um autódromo, em que gastaremos energia, passará o tempo, mas não sairemos do lugar, é uma viagem sem graça andando em círculo, onde a chegada é o mesmo lugar da saída. Você roda, roda, e não chega a lugar algum.

A estrada da vida é viva, fazemos relacionamentos, temos frustrações e decepções, construímos amizades, celebramos a vitórias daqueles que nos sãos próximos, choramos com os que estão quebrados no meio do percurso, paramos para ajudar aqueles que estão com pneus furado e dividimos um pouco do nosso combustível com quem estiver com o tanque vazio.

Já fui chamado de doido ou louco muitas vezes, e talvez você que está lendo esse texto possa até não ter me dito, mas quem sabe pensou isso ao meu respeito.

Começar um projeto sem recursos financeiros, sem recurso mesmo, não tínhamos dinheiro nem para começar. Deus mandou, obedeci, e hoje vejo a grandeza do agir do Senhor.

Entrar em uma comunidade violenta, deixar um emprego, abraçar desafios inimagináveis, mudar de cidade, ter problemas de saúde com prognósticos assustadores, receber elogios e homenagens que nunca pensei e algumas até acho que foi exagero na bondade de amigos queridos.

Acredito já percorri uma boa parte da estrada da vida, mas continuo disponível ao Senhor para novos e grandes desafios.

Certa vez alguém me perguntou:
- Como o senhor pode dizer que foi Deus que mandou?

Aprendi na minha caminhada cristã que quando alguém me afirma que Deus falou ou mandou, eu não discuto. Apesar de muitas vezes não concordar, por não encontrar respaldo bíblico.

A experiência com Deus é pessoal e singular, não tem formula, magia ou mandinga. É você e Ele, Deus trata e conversa com seus filhos na singularidade. O problema dos nossos dias é que a maioria daqueles que se dizem povo de Deus não conhecem o Deus do seu povo.

O capítulo 18 do livro de 1 Reis é uma ilustração maravilhosa da maneira como somos tratados pelo Senhor na nossa individualidade.

Três anos de seca em Israel, Elias profetizou ao rei Acabe essa desolação. Uma crise econômica sem precedente, a fome matando as pessoas, os animais morrendo no campo, nenhuma produção agrícola, a moral e a espiritualidade do povo cada vez mais longe do Senhor.

Deus manda Elias ir até Acabe, Elias propõe um desafio, Eu verso os profetas de Baal. Na realidade é o desafio entre Baal e o Deus verdadeiro, o Todo Poderoso. Só tendo muita intimidade e plena convicção que Deus está mandando fazer isso.

Acabe chama Elias de “perturbador de Israel”. O perturbador é aquele que incomoda, sem noção, o sujeito que está pouco se importando com as consequências. Na realidade, Acabe estava projetando em Elias aquilo que pertencia a ele.

A disputa de Elias com os profetas de Baal no monte Carmelo é para mim um dos quadros mais lindos do Antigo Testamento, inclusive o bom humor de Elias com os profetas de Baal. Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia:
— Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo! ” (1 Reis 18:27 NTLH)

Os profetas de Baal gritavam, se cortavam e ficavam cada vez mais desesperados. Elias, com calma começa a restaurar o altar dedicado ao Senhor, doze pedras simbolizando as tribos de Israel, que agora estavam divididas, mas que continuavam sendo o povo da promessa.

Altar restaurado, expectativa no que viria acontecer, Elias manda derramar água sobre o sacrifício, e foi muita água, parece coisa de doido. Uma oração simples, direta, sem muitos rodeios e a manifestação poderosa de YAHWEH.  Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. (1 Reis 17:12 NVI)

Fico imaginando o êxtase do povo diante daquela cena, Deus se revelando e mostrando sua força e seu poder, e os gritos eufóricos do povo declarando que Ele era único.
— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Está na hora de restaurarmos o altar do Senhor, a nossa vida, pois somos o templo do Espírito Santo.
Deixemos que o fogo do Senhor renove a nossa vida todos os dias.

Que como o povo no monte Carmelo gritava em alto e bom tom, gritemos:
— O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Que o nosso grito seja as nossas ações e atitudes, que estejamos refletindo o Deus em quem confiamos!

Quem anda com Deus não deve ter medo, que enfrentemos a estrada da vida sabendo que existiram momentos onde nos sentiremos sozinhos e sem esperança, mas o Senhor estará sempre ao nosso lado e nos mandará anjos, alguns de carne e osso, para nos abençoar; e também, poderemos ser anjos abençoando outro com os quais nos encontraremos na jornada.

Não tenha medo de ser diferente daqueles que decidiram ser seguidores de Baal!

E não se esqueça:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
(Efésios 3:20,21 NVI)

Conto com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

OBSERVAÇÃO:
Esse é o texto 200 do blog “humanizando compaixão”, obrigado por sua companhia na minha jornada na estrada da vida.

Um comentário:

  1. Amém! Obrigada por seus profundos ensinamentos e reflexões da palavra de Deus! Palavra confortadora e que nos ensina a crer e obedecer ao Senhor.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...