domingo, 29 de março de 2020

ESTÁ RUIM, MAS PODE FICAR ...


ESTÁ RUIM, MAS PODE FICAR ...


“Acabe, filho de Onri, fez o que o Senhor reprova, mais do que qualquer outro antes dele”.      (1 Reis 16:30 NVI)


 Tem um ditado que diz:
- Nada pode ser tão bom que não tenha o que se melhorar; e nenhuma situação pode ser tão ruim que não possa piorar!

Volto a afirmar que somos responsáveis por nossas escolhas, mas muitas vezes sofremos por causa das escolhas erradas dos outros. Um exemplo que sempre cito é: Uma pessoa escolheu se embriagar, depois pega o seu carro e sai dirigindo de maneira inconsequente e irresponsável, provoca um acidente, pessoas são machucadas e estão sofrendo porque o outro escolheu fazer o errado.

Então precisamos olhar para a coisas nas questões pessoais e na coletividade, independente de para como eu esteja olhando, o meu propósito deve ser sempre o bem-estar coletivo e o meu bem-estar pessoal. Nas minhas crenças, mantenho essa escala de prioridade, primeiro o coletivo e depois o pessoal.

Não vale a pena eu estar bem, e se a minha volta está tudo mal. Infelizmente, depois da escolha pela desobediência para com Deus, a humanidade vem caminhando de mal a pior. A diferença é que em nossos dias as informações chegam muito rápido, somos bombardeados o tempo inteiro com desgraças, violências, maldades, e tudo aquilo que vai de contra o propósito do Senhor para com sua criação.

Deus escolhe, chama e capacita a Abraão para ser o pai de uma grande nação, um povo que seria chamado seu, o povo da promessa. Os descendentes de Abraão estão escravos no Egito, o Senhor os liberta de maneira miraculosa, no deserto reafirma sua promessa e renova o pacto.

O povo tem experiências tremendas, são alimentados pelo maná do céu, tem a proteção dos perigos do deserto, e saem vitoriosos na conquista da terra prometida, Canaã sai da esperança para uma realidade.

Após a morte de Josué, o povo é dirigido por juízes, sendo o último Samuel, Saul é proclamado rei, mas não consegue terminar seu reinado com louvor, peca contra o Senhor e se afasta dos propósitos de Deus.

Davi, o pastor de ovelhas, é proclamado rei. Ele não fez nenhuma escola de liderança, não tinha os modernos coach para o treinar com palavras motivacionais nem tão pouco montou um staff com os melhores marqueteiros da sua época. Davi tinha tudo que um bom líder precisa, um coração sincero e disposto a obedecer ao Senhor.
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável”. (Salmos 51:10 NVI)

Salomão sucedeu a Davi no trono, o Povo de Deus passa por um período de paz e muita riqueza. Com a morte de Salomão começa a briga pelo poder, e dez tribos seguem a Jeroboão e passa a se chamar Israel, enquanto duas permanecem fiéis a descendência de Davi e são chamadas de Judá.

Enquanto Asa está promovendo uma grande reforma religiosa em Judá, Israel está aprimorando a idolatria. Templo a Baal, politeísmo, sacrifícios humanos, prostitutas e prostitutos cultuais, se torna realidade no meio daqueles que no princípio foram chamados para serem povo de Deus. Cuidado com a história do “não tem nada a ver” ou “os tempos são outros”.

A situação espiritual, moral e econômica de Israel e desoladora. Brigas pelo poder é uma constante, acontecendo as mesmas coisas que no meio dos outros povos, pessoas próximas assassinando o rei, povo dividido na busca de um novo rei que se encaixe com seus interesses, e cada um pior do que o que antecedeu. Infelizmente, a história nos mostra que as dez tribos serão varridas do mapa, ficando alguns mestiços que nos tempos de Jesus eram os Samaritanos.

Os reis de Israel fizeram escolhas erradas, escolheram se afastar do Senhor, o Deus verdadeiro!

Não podemos trazer para os nossos dias a visão de que um governante cristão pode salvar uma nação. O próprio Jesus ensina que:
“- Portanto, deem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". (Lucas 20:25 NVI)

César é o Estado, que no tempo Jesus era o império romano.

Os cristãos precisam ter a consciência de que a nossa missão e conquistar o mundo, não através de força política ou através de uma imposição coletiva.

Acabe foi o pior dos piores, não precisava ser desse jeito, ele fez suas escolhas, não deu ouvido a voz de Deus através do seu profeta, e não só ele, mas todo povo sofreu as consequências do seu pecado.

O mundo não está pior porque a igreja existe, e em muitos lugares permanece atuante e relevante.

Que nos nossos dias possamos dizer como povo de Deus:
- Está ruim, mas pode ficar melhor!

Que estejamos disponíveis para nas mãos do Senhor sermos proclamadores da mensagem que traz esperança!

Não nos esqueçamos para quê e porquê existimos:
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte”.
(Mateus 5:13,14 NVI)

Conto com suas orações!

Abraço,
Pr Cláudio Eduardo

Um comentário:

  1. Que todos os governantes tenham a transformação de vida através do Evangelho, para guiar seu povo com sabedoria.

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...