quarta-feira, 25 de março de 2020

O NÃO JÁ TENHO ...


O NÃO JÁ TENHO ...

Quando precisamos pedir alguma coisa a alguém e compartilhamos com um amigo o medo da resposta negativa, quase sempre ouvimos:
- O não você já tem, vá em frente e veja o que vai acontecer!

Muitas vezes, nós cristão, tratamos a oração como uma lista de demandas que extrapolam a nossa capacidade pessoal e humana. Chegamos na presença de Deus como se tivéssemos diante do dono de uma grande loja multiuso, precisamos da mercadoria, mas não temos como pagar.

Nesses dias de crise mundial muito se tem falado de oração, avivamento, juízo de Deus, e parece que estamos vivendo um momento apocalíptico.

Tenho o hábito de pedir muito pouco aos amigos ou a Deus, talvez possa parecer orgulho; mas a verdade é que me sinto tremendamente abençoado, invisto mais tempo em relacionamento e gratidão.

Ainda sobre pedir, um texto do livro de Tiago marcou profundamente a minha vida desde a minha adolescência:
E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.  (Tiago 4.3 NTLH)

A questão não está no que eu estou pedindo, mas qual tem sido a minha motivação, e não podemos nos esquecer que quando se trata de Deus, Ele é onisciente. Deus conhece as suas motivações.

Quando leio o capítulo 3 do livro 1 Reis, a oração de Salomão, que ao assumir o reinado de Israel tinha grandes desafios, mas em primeiro lugar buscou ao Senhor.

A pergunta de Deus no sonho de Salomão seria o desejo de qualquer pessoa: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei". (1 Reis 3.5 NVI)

Essa cena me leva a lembrança do gênio da lâmpada com os seus três pedidos das fábulas infantis. Infelizmente tem gente que pensa ser dessa maneira.

Salomão poderia pedir riqueza, saúde, longevidade, ou qualquer outra coisa de interesse pessoal, mas não, ele pede um “coração cheio de discernimento. O interesse de Salomão não era pessoal, mas sim preocupado com a coletividade, com o desejo de reinar com justiça.

“Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este teu grande povo? " 
O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor. (1 Reis 3.9,10 NVI)

Uma coisa me preocupa quando levo um pedido ao Senhor:
- Meu pedido tem agradado ao Senhor?

Em tempo de crise e fora da crise busquemos uma vida de intimidade com o Senhor, e que tenhamos maturidade em receber o seu não, sabendo que ele sempre quer o nosso melhor, e que também respeita as nossas escolhas.

De casa, contando com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo

Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...