segunda-feira, 30 de março de 2020

HORA DE RENOVAR A ESPERANÇA ...


HORA DE RENOVAR A ESPERANÇA ...


“Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ .  (1 Reis 17:14 NVI)


Em tempo de crise as pessoas têm uma facilidade maior a se agarrar ao religioso. E quando falo religioso, e não a Deus, é porque ficam numa busca implacável no desejo de alcançar uma graça. Isso pode ser diante de uma doença grave, num momento de desemprego, numa dificuldade no relacionamento familiar, ou em qualquer outra coisa que pareça momentaneamente inacessível. Estão em busca da “graça” e não de Deus.

Tenho uma visão, que você pode ficar livre para discordar, quando leio os Evangelhos não vejo Jesus prometendo riquezas, saúde ou qualquer outra coisa que fosse para nosso benefício pessoal. Quando leio a história dos primeiros cristãos, homens e mulheres que aceitaram a mensagem do Evangelho, vejo perseguição, prisão e martírio. Uma coisa é certa, e confio na promessa do meu Senhor:
“- Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:20 NTLH)

Precisamos parar de sermos imediatistas, queremos tudo para ontem, e as vezes nos comportamos como se o Senhor fosse nosso empregado, um faz tudo, pronto a nos atender, imediatamente, sem nos questionar.

Israel estava sofrendo pelos desmandos dos seus governantes. O povo se afastou completamente do Senhor, a coisa ia de mal a pior. A liderança religiosa estava promovendo a idolatria, tinham se vendidos para poderem participar da “mesa do rei”.

Deus levanta mais um profeta, sabemos muito pouco sobre os antecedentes de Elias, mas ele é o escolhido do momento. Sua tarefa não é fácil, o rei Acabe é sanguinário e cruel, e sua mulher Jezabel pior.

Agora, temos uma ação do Senhor sobre a natureza, Israel ficará sem chuva. Você pode imaginar a crise, um povo agrário e rural, que dependia da chuva para sua alimentação e produção. Pessoas iriam morrer de fome, os animais iriam morrer de fome, estavam em crise e precisavam voltar-se para o Senhor.

Ilustrando a situação, Deus envia Elias a casa de uma viúva em Sarepta, as esperanças dessa mulher se acabaram, não tinha mais a quem recorrer, ela tinha uma criança em casa, iriam morrer de fome, ou melhor, iriam comer a última provisão e esperar a morte chegar.

A história contada no capítulo 17 do livro de 1 Reis é riquíssima, a experiência daquela viúva pode parecer com o que você está passando hoje, perdeu as esperanças e não sabe mais o que vai fazer.

Agora não é o homem de Deus que está batendo a sua porta, mas o próprio Senhor. Você está com uma pequena porção de farinha e azeite, entregue para ele, convide-o a se hospedar na sua casa; e deixa o resto com ele.

Enquanto estavam naquela crise em Israel, uma viúva com seu filho foi cuidada de maneira muito especial pelo Senhor. “A farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou. ”  
(1 Reis 17:16 NVI)

Entrega para o Senhor o que você tem, e o mais é com Ele!

Que sejamos agentes proclamadores de esperança, afinal de contas o que está por vir é imensamente melhor do que vivemos hoje.

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
(Efésios 3:20,21 NVI)


Conto com suas orações!

Abraço,

Pr Cláudio Eduardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...