quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

 


MEMÓRIAS AFETIVAS…

(AFFECTIVE MEMORIES…)


Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta com o vovô, as idas ao parque de diversões com meu pai e logo depois comermos pizza, o perfume da minha mãe que sempre esteve presente em todos os momentos da minha vida, como me emociono em pensar sobre tudo isso!


Lembro com gratidão a emoção de aos dezessete anos fazer o juramento a bandeira, que para um militar significava o início da carreira, o peso do mosquetão no desfile cívico era compensado pelo orgulho de servir a pátria.


A primeira carta pedindo em namoro a mulher da minha vida, o sim dela, a celebração do casamento, o nascimento das filhas, a emoção de celebrar o casamento delas, a alegria de ser chamado de vovô, a família como um presente maravilhoso de Deus.


A intimidade com Deus, as respostas dele as minhas orações, o dia do batismo, a chamada para o ministério pastoral, a experiência acadêmica, as igrejas que fui pastor, os amigos, os desafios e as vitórias; marcaram minha vida e ajudaram a construir quem sou hoje.


Há muito tempo aprendi que:

— Um povo sem história é um povo sem identidade!


Trouxe para minha vida pessoal a aplicação dessa verdade e criei o seguinte lema:

— Preciso manter viva as minhas lembranças!


Ao ler o livro de Esdras aprendi que mesmo no meio da confusão das emoções não posso parar, que posso chorar e gritar de alegria, que os pequenos detalhes são importantes e que independentemente da idade podemos abraçar novos desafios!


“Muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias, que eram mais velhos e tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.” ‭‭(Esdras‬ ‭3‬:‭12‬ ‭NVI‬‬)


Os que tinham visto o primeiro templo traziam na sua memória a lembrança da suntuosidade daquele edifício, o cheiro do incenso e dos holocaustos, o som da trombeta e das melodias entoadas pelos levitas. O gatilho foi ligado, as lembranças vieram, as emoções foram tremendas.


Quero te fazer um convite, vamos seguir os conselhos do profeta Jeremias:

“Todavia, lembro‑me também do que me pode dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam‑se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” ‭‭(Lamentações‬ ‭3‬:‭21‬-‭23‬ ‭NVI‬‬)


Os poemas do do livro de Lamentações foram escritos por Jeremias no cativeiro babilônico, hoje aprendemos que houve choro e grito de alegria, a questão é como observamos cada circunstância.


Então vamos trazer a lembrança das coisas que nos trazem esperança, não reprima suas emoções e não critique as emoções alheias.


Que você possa fazer uma avaliação e veja o quão bondoso é o Senhor!


Cada dia é um novo dia, e as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã!


Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

  MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…) Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta...