quarta-feira, 18 de setembro de 2024

É HORA DE RECONSTRUIR UMA NAÇÃO... (IT'S TIME TO REBUILD A NATION)

 



É HORA DE RECONSTRUIR UMA NAÇÃO...

(IT'S TIME TO REBUILD A NATION)

 

 "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: "O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá. Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que o seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, o Deus que em Jerusalém tem a sua morada. E que todo sobrevivente, seja qual for o lugar em que está vivendo, receba dos que ali vivem em prata, ouro, bens e animais; e ofertas voluntárias para o templo de Deus em Jerusalém".  (Esdras 1.2-4 NVI)

 

Interessante observarmos o caminho que as relações internacionais e de poder vem se deteriorando. Guerras, conflitos, manipulações e um esvaziamento do respeito a pessoa humana. Nações se levantando contra nações existem desde o princípio, só não podemos considerar isso tudo como sendo normal.

 

E quando falamos de uma Nação, é preciso observar que é um grupo de pessoas que compartilham o mesmo território, falam uma mesma língua, compartilham as mesmas características culturais e histórica. No contexto da antiguidade, além das características modernas, uma Nação tinha a mesma religião.

 

A restauração do Templo de Jerusalém tinha um significado muito maior do que imaginamos, não era a mera construção de um prédio, era a oportunidade de restaurar a autoestima de um povo.

 

Ao lermos os dois primeiros capitulo do livro de Esdras, podemos aprender sobre a onipotência e a onisciência de Deus, aprendemos que Deus usa pessoas segundo o seu proposito e que respeita a voluntariedade de cada um.

 

O rei Ciro não fazia parte do “povo” de Deus, mas foi tocado pelo Senhor, e obedeceu. “No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, ...” (Esdras 1.1 NVI)

- Quantas vezes Deus precisa usar pessoas de foram do seu povo para despertá-los?

 

A partir de uma decisão do Estado, os judeus recebem a autorização e o financiamento para voltarem e reconstruírem o Templo. Uma decisão difícil, necessária e empolgante. Alguns nunca tinham ido a Jerusalém ou conhecido a beleza e o esplendor do templo antigo. Outros estavam estabilizados na Babilônia, possuíam comércio, constituíram família e a nova aventura era desafiadora. O sucesso da missão era ter intimidade com Deus! “Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do Senhor”. (Esdras 1.5 NVI)

 

A reconstrução do Templo é o marco do resgate da adoração ao Senhor, é um trabalho voluntario e cooperativo, é dedicação ao Senhor do melhor de cada um. Quando chegaram ao templo do Senhor em Jerusalém, alguns dos chefes das famílias deram ofertas voluntárias para a reconstrução do templo de Deus no seu antigo local. De acordo com as suas possibilidades, deram à tesouraria para essa obra quinhentos quilos de ouro, três toneladas de prata e cem vestes sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas, os cantores, os porteiros e os servidores do templo, bem como os demais israelitas, estabeleceram-se em suas cidades de origem. (Esdras 2.68-70 NVI)

 

Hoje, o povo de Deus é a Igreja, e o Templo do Espirito Santo o coração de cada um que confessa a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Precisamos restaurar o poder e a influência do povo de Deus nesse tempo.

 

Que Deus nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor





Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

  MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…) Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta...