quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

 


MEMÓRIAS AFETIVAS…

(AFFECTIVE MEMORIES…)


Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta com o vovô, as idas ao parque de diversões com meu pai e logo depois comermos pizza, o perfume da minha mãe que sempre esteve presente em todos os momentos da minha vida, como me emociono em pensar sobre tudo isso!


Lembro com gratidão a emoção de aos dezessete anos fazer o juramento a bandeira, que para um militar significava o início da carreira, o peso do mosquetão no desfile cívico era compensado pelo orgulho de servir a pátria.


A primeira carta pedindo em namoro a mulher da minha vida, o sim dela, a celebração do casamento, o nascimento das filhas, a emoção de celebrar o casamento delas, a alegria de ser chamado de vovô, a família como um presente maravilhoso de Deus.


A intimidade com Deus, as respostas dele as minhas orações, o dia do batismo, a chamada para o ministério pastoral, a experiência acadêmica, as igrejas que fui pastor, os amigos, os desafios e as vitórias; marcaram minha vida e ajudaram a construir quem sou hoje.


Há muito tempo aprendi que:

— Um povo sem história é um povo sem identidade!


Trouxe para minha vida pessoal a aplicação dessa verdade e criei o seguinte lema:

— Preciso manter viva as minhas lembranças!


Ao ler o livro de Esdras aprendi que mesmo no meio da confusão das emoções não posso parar, que posso chorar e gritar de alegria, que os pequenos detalhes são importantes e que independentemente da idade podemos abraçar novos desafios!


“Muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos chefes das famílias, que eram mais velhos e tinham visto o antigo templo, choraram em alta voz quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria.” ‭‭(Esdras‬ ‭3‬:‭12‬ ‭NVI‬‬)


Os que tinham visto o primeiro templo traziam na sua memória a lembrança da suntuosidade daquele edifício, o cheiro do incenso e dos holocaustos, o som da trombeta e das melodias entoadas pelos levitas. O gatilho foi ligado, as lembranças vieram, as emoções foram tremendas.


Quero te fazer um convite, vamos seguir os conselhos do profeta Jeremias:

“Todavia, lembro‑me também do que me pode dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam‑se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” ‭‭(Lamentações‬ ‭3‬:‭21‬-‭23‬ ‭NVI‬‬)


Os poemas do do livro de Lamentações foram escritos por Jeremias no cativeiro babilônico, hoje aprendemos que houve choro e grito de alegria, a questão é como observamos cada circunstância.


Então vamos trazer a lembrança das coisas que nos trazem esperança, não reprima suas emoções e não critique as emoções alheias.


Que você possa fazer uma avaliação e veja o quão bondoso é o Senhor!


Cada dia é um novo dia, e as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã!


Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

ESTABELECENDO AS FUNDAÇÕES... (ESTABLISHING THE FOUNDATIONS...)

 



ESTABELECENDO AS FUNDAÇÕES...

(ESTABLISHING THE FOUNDATIONS...)

 

 "Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor, conforme prescrito por Davi, rei de Israel.  Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: "Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre". E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor”.  (Esdras 3.10-11 NVI)

 

Admiro as construções que se destacam numa rua ou numa região, acho incrível a construção de um edifício, admiro os detalhes, as curvas e cantos, a preocupação com a beleza e a funcionalidade. Não sou da área da construção civil, mas uma coisa sei, tudo começa com a criação do projeto.

 

Na minha opinião, a parte mais importante da execução da obra de construção é a fundação, o alicerce. Como o projeto que vê a obra em toda a sua amplitude, a fundação irá sustentar todo o peso. A fundação é quem sustenta uma edificação, não aparece, não é visível, não tem beleza, mas é essencial.

 

Convido você a imaginar a força que agrega um belo Templo para um povo da antiguidade, mas não é qualquer edificação de um local de reunião religiosa, é o Templo dedicado ao Deus único e verdadeiro. A reconstrução do templo de Jerusalém foi algo emocionante, empolgante, um misto de choro e de alegria. Só o lançamento dos alicerces faz o povo agradecer a Deus por sua bondade e seu amor leal.

 

Mas muitos dos sacerdotes, dos levitas e dos líderes de família mais velhos, que tinham visto o antigo templo, choraram em voz alta quando viram o lançamento dos alicerces desse templo; muitos, porém, gritavam de alegria. Não era possível distinguir entre o som dos gritos de alegria e o som do choro, pois o povo fazia enorme barulho. E o som foi ouvido a grande distância”.  (Esdras 3.12-13 NVI)

 

A restauração do culto é algo tremendo, e fica a pergunta:

- Que hino estamos cantando ao Senhor?

 

Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: "ELE É BOM; SEU AMOR A ISRAEL DURA PARA SEMPRE".

 

Que Deus nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo – pastor

 

 

 

Fotografia:

Estamos vivendo essa experiência maravilhosa na construção do edifício da Igreja Batista Arena de Deus, se deseja contribuir e conhecer mais desse projeto, envia uma mensagem!


É HORA DE RECONSTRUIR UMA NAÇÃO... (IT'S TIME TO REBUILD A NATION)

 



É HORA DE RECONSTRUIR UMA NAÇÃO...

(IT'S TIME TO REBUILD A NATION)

 

 "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: "O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou-me para construir um templo para ele em Jerusalém de Judá. Qualquer do seu povo que esteja entre vocês, que o seu Deus esteja com ele, e que vá a Jerusalém de Judá reconstruir o templo do Senhor, o Deus de Israel, o Deus que em Jerusalém tem a sua morada. E que todo sobrevivente, seja qual for o lugar em que está vivendo, receba dos que ali vivem em prata, ouro, bens e animais; e ofertas voluntárias para o templo de Deus em Jerusalém".  (Esdras 1.2-4 NVI)

 

Interessante observarmos o caminho que as relações internacionais e de poder vem se deteriorando. Guerras, conflitos, manipulações e um esvaziamento do respeito a pessoa humana. Nações se levantando contra nações existem desde o princípio, só não podemos considerar isso tudo como sendo normal.

 

E quando falamos de uma Nação, é preciso observar que é um grupo de pessoas que compartilham o mesmo território, falam uma mesma língua, compartilham as mesmas características culturais e histórica. No contexto da antiguidade, além das características modernas, uma Nação tinha a mesma religião.

 

A restauração do Templo de Jerusalém tinha um significado muito maior do que imaginamos, não era a mera construção de um prédio, era a oportunidade de restaurar a autoestima de um povo.

 

Ao lermos os dois primeiros capitulo do livro de Esdras, podemos aprender sobre a onipotência e a onisciência de Deus, aprendemos que Deus usa pessoas segundo o seu proposito e que respeita a voluntariedade de cada um.

 

O rei Ciro não fazia parte do “povo” de Deus, mas foi tocado pelo Senhor, e obedeceu. “No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, a fim de que se cumprisse a palavra do Senhor falada por Jeremias, o Senhor despertou o coração de Ciro, rei da Pérsia, para redigir uma proclamação e divulgá-la em todo o seu reino, ...” (Esdras 1.1 NVI)

- Quantas vezes Deus precisa usar pessoas de foram do seu povo para despertá-los?

 

A partir de uma decisão do Estado, os judeus recebem a autorização e o financiamento para voltarem e reconstruírem o Templo. Uma decisão difícil, necessária e empolgante. Alguns nunca tinham ido a Jerusalém ou conhecido a beleza e o esplendor do templo antigo. Outros estavam estabilizados na Babilônia, possuíam comércio, constituíram família e a nova aventura era desafiadora. O sucesso da missão era ter intimidade com Deus! “Então os líderes das famílias de Judá e de Benjamim, como também os sacerdotes e os levitas, todos aqueles cujo coração Deus despertou, dispuseram-se a ir para Jerusalém e a construir o templo do Senhor”. (Esdras 1.5 NVI)

 

A reconstrução do Templo é o marco do resgate da adoração ao Senhor, é um trabalho voluntario e cooperativo, é dedicação ao Senhor do melhor de cada um. Quando chegaram ao templo do Senhor em Jerusalém, alguns dos chefes das famílias deram ofertas voluntárias para a reconstrução do templo de Deus no seu antigo local. De acordo com as suas possibilidades, deram à tesouraria para essa obra quinhentos quilos de ouro, três toneladas de prata e cem vestes sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas, os cantores, os porteiros e os servidores do templo, bem como os demais israelitas, estabeleceram-se em suas cidades de origem. (Esdras 2.68-70 NVI)

 

Hoje, o povo de Deus é a Igreja, e o Templo do Espirito Santo o coração de cada um que confessa a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Precisamos restaurar o poder e a influência do povo de Deus nesse tempo.

 

Que Deus nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor





segunda-feira, 9 de setembro de 2024

CUIDADO COM SEUS INIMIGOS... BEWARE OF YOUR ENEMIES...

 




CUIDADO COM SEUS INIMIGOS...

 (BEWARE OF YOUR ENEMIES...)

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano. (Salmo 143.10 NVI)

 

Estamos vivendo dias difíceis, a violência está trazendo desespero, ninguém pode se considerar seguro. A ganancia e o egoísmo estão fazendo com que não possamos confiar em ninguém. A ética e o respeito estão se tornando raro, a amizade é superficial, mesmo dentro da família podemos ver brigas, hipocrisia e falsidade.

 

Estamos começando a tratar com naturalidade a falta de respeito a pessoa humana, passamos a ser um número em meio a tanta desgraça, vivemos procurando um culpado quando a responsabilidade é de todos.

 

Hoje, lendo o Salmo 143, vejo alguém transformando seus medos e suas dores num belíssimo poema que nos chama a reflexão sobre as escolhas que que estamos fazendo. Vivemos em sociedade, minhas decisões afetam as pessoas a minha volta, e que possamos lutar contra os nossos inimigos sabendo contra quem estamos lutando.

 

A primeira coisa que devemos fazer no inicio de cada manhã é agradecer por estarmos vivos e clamarmos por sabedoria. Ao invés de reclamar ou murmurar, é tempo de levantarmos um clamor ao Senhor! “Ouve, Senhor, a minha oração, dá ouvidos à minha súplica; responde-me por tua fidelidade e por tua justiça”. (Salmo 143.1 NVI)

 

Em seguida, olhe para si, cuidado com o julgamento alheio, não se ache o melhor, saiba que diante de Deus todos somos devedores, não se autossabote, somos pecadores e somos filhos de Deus.  Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti”. (Salmo 143.2 NVI)

 

Seja realista, o mundo é mal, temos inimigos, e a palavra inimigo aqui significa a qualquer pessoa que queira me fazer o mal. Aprenda com o Senhor a saber se defender, não minimize o perigo, e esteja pronto a descrever as suas dores e os seus sentimentos. “O inimigo persegue-me e esmaga-me ao chão; ele me faz morar nas trevas, como os que há muito morreram. O meu espírito se desanima; o meu coração está em pânico”. (Salmo 143.3,4 NVI)

 

Não fique parado, junte-se a Deus, o enfrentamento é necessário, é preciso ação, não dá para fugir do problema, eles podem aumentar e a situação ficar pior, devemos identificar o inimigo e está pronto para combatê-lo. Apressa-te em responder-me, Senhor! “O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova. Livra-me dos meus inimigos, Senhor, pois em ti eu me abrigo. Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano”. (Salmo 143.7,9,10 NVI)

 

Somos chamados para a vida, Deus quer fazer algo grandioso em nós e através de nós, então vivamos nesse tempo como filhos e filhas de Deus! “Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome, por tua justiça, tira-me desta angústia. E no teu amor leal, aniquila os meus inimigos; destrói todos os meus adversários, pois sou teu servo”. (Salmo 143.11,12 NVI)

 

Meus inimigos são perigosos, MAS MEU DEUS É MUITO MAIOR!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo – pastor

domingo, 8 de setembro de 2024

NOTÍCIAS DA IGREJA BATISTA ARENA DE DEUS! BAPTIST CHURCH NEWS ARENA OF GOD!

 





NOTÍCIAS DA IGREJA BATISTA

ARENA DE DEUS!

 

Olá, que a paz Deus que excede todo o entendimento esteja com todos vocês e sua família.

 

Deus está fazendo coisas maravilhosas em nossa vida e através dela!

 

Ore por nós!

 

— Começamos a ESCOLA DE DISCÍPULOS na última quinta-feira, tínhamos presentes seis jovens, irmãos e irmãs com o coração ardente por missões com o objetivo de levar o Evangelho ao seu povo;

— Na semana passada começamos a construção da Igreja, esse momento é de grande alegria, mas também de muita vigília de oração, pela fé entendemos que Deus está na frente conduzindo todas as coisas;

— Já chegamos em três localidades e agora estamos preparando missionários autóctones para que a igreja continue avançando;

— Crianças estão sendo alcançadas e levando o Evangelho as suas famílias;

— Deus está sendo honrado e glorificado naquele lugar!

 

Ore por nós!

— Oremos pelos irmãos que estão colocando a mão na massa ali na construção, sua proteção livrando-os de acidentes;

— O clima da região;

— Pr Baltazar e Belinha na condução de toda a obra;

— A saúde de todos ali envolvidos com a obra diretamente;

— A saúde e vida do Giovane filho do casal;

— As crianças que para ali vão aprender e louvar ao Senhor;

— As famílias alcançadas;

— Pela multiplicação de discípulos capacitados a evangelizar outros; e

— Pelos novos batismos.

“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada. como também o é entre vós, e para que sejamos livres de homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno”. (2 Tessalonicenses 3.1-3 AA)

 

*Não cessemos de orar a Deus!

 

Agradeça a Deus pelo seu agir extraordinário!

 

Ore para que Deus esteja nos sustentando nessa obra!

 

Junte-se a nós e participe com suas ofertas!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo – pastor


sábado, 7 de setembro de 2024

FALANDO SOBRE MINHAS AFLIÇÕES! (TALKING ABOUT MY AFFLICTIONS!)

 


FALANDO SOBRE MINHAS AFLIÇÕES!

(TALKING ABOUT MY AFFLICTIONS!)

 

“Em alta voz clamo ao Senhor; elevo a minha voz ao Senhor, suplicando misericórdia.” (Salmos 142:1 NVI)

 

Precisamos aprender a falar a coisa certa com a pessoa certa. Creio estamos vivendo um tempo de empobrecimento na comunicação, temos dificuldades em expressarmos de maneira simples e clara o que queremos dizer.

A dificuldade na comunicação vem se agravando com o isolamento cada vez maior das pessoas, não estamos interagindo, passamos a viver sozinhos com centena de “amigos” virtuais. A tecnologia é boa, a questão é como estamos a utilizando.

Se não estamos lendo, não estamos aprendendo, e teremos grandes dificuldade em uma comunicação eficiente. Não temos paciência e ler um bom livro, um artigo cientifico ou um jornal com as ultimas noticias.

A religião vem se tornando um ambiente de fuga, semanalmente nos cercamos de pessoas numa respectiva comunidade, ficamos horas assistindo um espetáculo musical que normalmente termina com uma palestra de um líder. O ensino, a comunhão e o serviço vêm ficando escasso, perdemos a compreensão do que significa ser igreja, da comunhão e da perseverança no serviço. Deus está muito distante, inacessível para alguns, outros estão na busca de benção prometidas por um intermediário.

 

Lendo o Salmo 142, imaginando um pastor de ovelhas, que tinha um relacionamento de plena intimidade com o Senhor, fugindo dos seus inimigos, estando escondido numa caverna, que ao invés de reclamar, aproveita a ocasião para escrever um belíssimo poema, versos de segurança e

 

Ao Senhor ergo a minha voz e clamo; 

com a minha voz suplico ao Senhor.

Derramo diante dele a minha queixa, 

à sua presença exponho a minha angústia.

Quando dentro de mim esmorece o espírito, 

tu sabes o caminho por onde devo andar. 

No caminho em que ando, ocultaram uma armadilha para mim.

Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, 

nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.

A ti clamo, Senhor, e digo: "Tu és o meu refúgio, a minha porção 

na terra dos viventes."

 Atende ao meu clamor, pois me sinto muito fraco. 

Livra-me dos meus perseguidores, 

porque são mais fortes do que eu.

Tira a minha alma do cárcere 

para que eu dê graças ao teu nome; 

os justos me rodearão, quando me fizeres esse bem.

(Salmos 142 NAA)

 

- Como estamos lidando com as aflições que nos cercam?

 

A “caverna” é temporária, não é o fim, aproveitemos os momentos para verbalizar as dores, as aflições as suplicas e a esperança!

O acesso a Deus é direto, você não precisa de intermediário, e Ele nos responde.

Clamo a ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho que na terra dos viventes. Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu.  (Salmos 142 .5,6 NVI)

 

Se junte com a Congregação do Senhor, viva experiências reais e sinceras com Deus, se disponha a uma vida de serviço e constante crescimento espiritual, e que a bondade e a misericórdia do Senhor alcancem sua vida!

 

Cláudio Eduardo - pastor

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

QUAL A SUA MELHOR VERSÃO? WHAT IS YOUR BEST VERSION?



QUAL A SUA MELHOR VERSÃO?

WHAT IS YOUR BEST VERSION?


Exercemos vários papéis na caminhada da vida, somos membros de uma família, estamos inseridos numa escola, a medida que crescemos fazemos amigos, vamos viver a experiência do ambiente de trabalho e fazemos parte de uma comunidade religiosa. Em cada um desses grupos estamos cercados de pessoas, e cada um poderá ter uma imagem a meu respeito.


A pergunta é:

— Como você se vê?


Um excelente exercício é, diante de um espelho enumerar suas virtudes e suas falhas, faça isso durante uma semana e comece a trabalhar seus pontos fracos fortalecendo seus pontos forte. 


Ao ler o Salmo 139, vejo Davi transformando em poema o seu autoconhecimento, ele sabe que é, sabe de onde veio, sabe quem é Deus em sua vida e para onde ele está indo.


“Eu te louvo porque me fizeste de modo assombroso e admirável. As tuas obras são maravilhosas! Sei disso muito bem.”

(‭‭Salmos‬ ‭139‬:‭14‬ ‭NVI‬‬)


— Eu fruto das mãos do Senhor, e tudo que Deus faz é extraordinariamente maravilhoso!


Aprendendo com o Salmista, a sua melhor versão deve ser a que Deus conhece de você.


“Senhor, tu me sondas e me conheces.”

‭‭(Salmos‬ ‭139‬:‭1‬ ‭NVI‬‬)


Não podemos fugir, não temos onde nos esconder, é preciso enfrentar!


Enfrentar nossos pensamentos maus, enfrentar os nossos pecados, enfrentar as dúvidas a respeito de quem realmente somos!


A sua melhor versão é você junto com Deus!


Que possamos ter a coragem e a ousadia de Davi, orando:


“Sonda‑me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova‑me e conhece as minhas inquietações. Vê se no meu caminho algo te ofende e dirige‑me pelo caminho eterno.”

‭‭(Salmos‬ ‭139‬:‭23‬-‭24‬ ‭NVI‬‬)


Que o bom Deus continue aprimorando a nossa melhor versão!


Abraço, 


Cláudio Eduardo - pastor

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

IGREJA BATISTA ARENA DE DEUS - vivendo o extraordinário de DEUS!

 

Olá!

 

Estou encaminhando a você um breve relatório do que Deus está fazendo na IGREJA BATISTA ARENA DE DEUS!

 

Agradeça a Deus pelo seu agir extraordinário naquele lugar!

Ore para que Deus esteja nos sustentando nessa obra!

Ore para que novos mantenedores se juntem a nós!

 



 Olá!

 

O extraordinário de Deus está acontecendo em Angoche, província de Nampula, Moçambique!

 

Em agosto 2020 eu não imaginava o que estaria por vir, em dezembro do mesmo ano aceitei o desafio, e aqui estamos, vendo o agir extraordinário de Deus na vida de nossos irmãos moçambicanos.

 

Decidi pastorear e capacitar a família missionária utilizando a tecnologia, enfrentamos pandemia, surtos epidemiológicos, escassez de recursos financeiros, e incompreensão e palavras de desanimo de alguns que não acreditarão no projeto de Deus.

 

São quatro anos, olhando para traz, é inacreditável o que Deus tem feito, na minha vida nesse tempo, é maravilhoso o que o Senhor está fazendo na vida de homens e mulheres, é tremendo ver crianças aprendendo sobre Jesus Cristo e compartilhando com suas famílias. É tempo da colheita, os desafios estão aumentando, tem horas que fico assustado, mas a minha confiança continua firme no Senhor.

 

Começamos com um jovem casal e seu filhinho, algumas pessoas começaram a ser alcançadas, alugamos um terreno, construímos uma cobertura, compramos um teclado, cadeiras, aparelho de som, e conseguimos com muita luta comprar o terreno. O projeto de construção da Igreja foi um presente lindo de Deus, e agora estamos dando um passo de fé na construção.

 

Nesse ano realizamos a primeira Escola Bíblica de Férias, onde foram alcançadas mais de 400 crianças, pessoas estão percorrendo longas distancias todos os domingos para estar celebrando ao Senhor com a congregação.

 

Ontem, no culto dominical, num passo de fé, foi lançado a pedra fundamental da construção, temos a licença do governo para construir, temos o projeto, parte do material para a construção já foi adquirido, começaremos pela construção do muro. As fotografias acima é um marco na vida da igreja, “Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, até que em toda a sua extensão chegamos à metade da sua altura, pois o povo estava totalmente dedicado ao trabalho”. (Neemias 4.6 NVI)

 

Sabemos que as dificuldades não irão parar o agir de Deus!

 

Agradeço a Deus por junto com algumas pessoas estarmos investindo tempo em oração e capacitação, por termos pessoas que desde o começo estão ofertando - a média mensal que temos de receita dos ofertantes é de R$ 1.200,00 - Mil e duzentos reais.

 

Agradeço a Deus por sua vida!

 

Contamos muito com suas orações!

 

Obrigado por sua dedicação a obra de Deus!

 

Cláudio Eduardo – pastor



_____________________________________________________

Deseja conhecer mais da igreja Batista Arena de Deus, mande uma mensagem!


domingo, 1 de setembro de 2024

NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM! LET'S NOT GET TIRED OF DOING GOOD!


NÃO NOS CANSEMOS

DE FAZER O BEM!

LET'S NOT GET TIRED OF DOING GOOD! 

(O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO,

SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DO CRISTÃO)


“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. (Gálatas 6.9 NVI)

 

Falamos muito da necessidade de um avivamento na vida do povo de Deus, a igreja. Não podemos estar satisfeitos com a situação do mundo a nossa volta, violência, corrupção, medo, injustiça e distorção dos valores e princípios bíblicos.

Olhando para o início da igreja cristã, tudo era muito novo, não tinham recursos financeiros e tecnológico, e ao aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, os primeiros cristãos eram marginalizados e perseguidos, mas eles tinham uma ousadia invejável, uma força sobrenatural, o poder do Espírito Santo.

Ao escrever a carta aos Gálatas, o apóstolo Paulo, está abordando um tema importantíssimo e combatendo as heresias que estavam querendo entrar na igreja. Perguntas como:

- A Salvação é pela graça ou pelas obras?

- É certo a religiosidade e legalismo impregnando a igreja?

- Como posso ser cristão num mundo perverso e egoísta?

Essas perguntas são respondidas nessa carta, e quero te convidar a fazermos diferença nesse mundo. Hoje temos vários recursos, podemos usar a tecnologia, e a Palavra de Deus é acessível. O poder do Espírito Santo é real, é tempo de ação, não podemos nos omitir, que como cristão mostremos quem é o Senhor da nossa vida.

Nos próximos cinco domingos do mês de setembro teremos uma caminhada maravilhosa com fruto do Espirito Santo, e conto com você nessa jornada!

 

PRIMEIRO DOMINGO

FAZENDO O BEM COM ALEGRIA E PAZ!

 “Mas o fruto do Espírito é amor, ALEGRIA, PAZ, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gálatas 5.22,23 NVI)

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.  Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

(João 1426,27 NVI)

 

Pensar em alegria, vem logo a ideia de festa, pessoas contentes e um ambiente agradável de se estar. Na criação Deus criou o mundo para usufruir do bem estar, para ser um lugar de plena alegria. Observe a harmonia das coisas, a beleza da natureza, o dom da vida, a família e a oportunidade de servir. Alegria como parte do fruto do Espírito está presente na vida de todos aqueles que tem a certeza da companhia de Jesus Cristo. O segredo para uma vida de alegria está na obediência:  "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.  Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa”. (João 15.9-11 NVI)

A paz pode ser definida como ausência de conflito ou violência, podemos pensar em um ambiente perfeito onde todas as pessoas se relacionam pensando no outro, o mundo ideal não existe, e fica a pergunta:

- Como posso ter paz?

Como virtude espiritual a paz é um presente de Cristo, estando relacionada a nossa obediência e intimidade com Deus. Falamos sobre a “paz de Cristo” ou a “paz do Senhor”, mas é muito mais que uma saudação é a certeza de que não estamos sozinhos. Jesus mostra a seus discípulos que a ansiedade é o inimigo da paz, “Não se perturbem os seus corações”.

Se você não tem ou sente falta de paz, busque ver o que está roubando sua paz, coloque diante de Deus em oração, e saiba que a paz é um presente de Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.6,7 NVI)

Que possamos mostrar ao mundo que a alegria e paz na nossa vida é fruto do Espírito Santo caminhando conosco!


Cláudio Eduardo - pastor

 



MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…)

  MEMÓRIAS AFETIVAS… (AFFECTIVE MEMORIES…) Até hoje trago na lembrança o cheiro da comida da vovó no  fogão a lenha, o passeio de bicicleta...