quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

 


AS CONSEQUÊNCIAS DE NÃO 

SABER ESPERAR...

THE CONSEQUENCES OF NOT KNOWING HOW TO WAIT...

 

 Você já imaginou uma casa cheia de conflitos em que um irmão quer assassinar o outro irmão?

 

Eu estou falando da casa de Isaque e Rebeca depois do momento em que Jacó, junto com a sua mãe, enganaram a seu pai.

 

É lindo porque a Bíblia, a Palavra de Deus, não esconde as falhas, dificuldades e os problemas daqueles que são escolhidos pelo Senhor para servi-lo.

 

No caso de Jacó e Rebeca, eles tomaram a decisão de tentarem dar uma ajudinha para Deus, mas da forma errada; trapaceando usando de mentiras e causando dissensão no meio do familiar.

 

Agora que Jacó roubou a bênção que era destinada a Esaú, o cenário da casa fica muito turbulento.

 

A proteção materna sobre Jacó continua. Rebeca olhando para toda aquela situação, ela diz:

- Eu preciso tirar Jacó dessa casa, eu preciso dar um outro caminho para Jacó.

Ela estava muito triste porque Esaú escolheu como esposas mulheres cananeias e ela não queria que isso acontecesse com Jacó. Ela chama Jacó, manda ele ir para a casa do seu irmão Labão.

 

Rebeca conversa também com Isaque, vejamos o texto bíblico:

Chegaram aos ouvidos de Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho. Então ela mandou chamar Jacó, seu filho mais moço, e lhe disse:

 — Eis que o seu irmão Esaú se consola fazendo planos para matá-lo.  Agora, pois, meu filho, ouça bem o que vou dizer: levante-se e fuja para a casa de Labão, meu irmão, em Harã. Fique com ele alguns dias, até que passe o furor de seu irmão, e cesse o rancor dele contra você, e se esqueça do que você lhe fez. Quando isso acontecer, enviarei alguém para trazer você de volta. Não posso perder os meus dois filhos num só dia!    (Gênesis 27:42-45)

 

Rebeca tem sonhos, sonhos que não se realizaram porque não era sonho de Deus.

 

Quando olhamos para tudo aquilo que aconteceu nesta família, a dor, a separação, o pecado, o sentimento de fracasso, tudo isso junto fez com que Jacó tivesse que se afastar da sua mãe e ele não pôde acompanhar a morte dela, ele não participou de velório, ele não vivenciou a experiência do luto da sua mãe, porque no momento que ele sai, que ele foge, ele vai embora e deixa tudo para trás, ou seja, os planos de Deus estavam bem definidos, mas o pecado, a arrogância fez com que tudo aquilo pudesse ir por água abaixo.

 

Eu louvo ao Deus eterno, o Deus todo-poderoso, que perdoa, que não muda e que olha sempre com amor para com cada um de nós.

 

É tão interessante que lendo o texto bíblico, vejo ela pensando em mandar Jacó para casa de Labão e ele fica lá um tempinho para baixar a poeira e depois ele voltar.

 

— Não posso perder meus dois filhos num só dia.

Olha a dor no coração dela. Rebeca estava sofrendo demais vendo a inimizade entre seus filhos.

 

Lá na frente, na história, nós vamos ver que eles se reencontram e se respeitam. Olhando para tudo isso, eu quero lembrar a você, Deus tem o controle de todas as coisas. Ele não precisa de nossa ajuda.

 

Sou eu que me junto com ele naquilo que ele está fazendo. Ao mesmo tempo, eu tenho que olhar o quanto Deus me ama, mesmo com os meus erros, mesmo com as minhas falhas e Ele continua me conduzindo nas suas promessas.

 

— Preciso de arrependimento!

— Preciso de intimidade

—, Preciso buscar uma vida de santidade!

 

Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra. Ou melhor, se você disser que não tem pecado, o texto bíblico diz que está fazendo de Deus um mentiroso, porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus, mas o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, Ele nos chama a rendição diante de Deus, dizendo:

Senhor, a minha vida está nas suas mãos, cumpre em mim os seus propósitos. Senhor, me dê paciência para saber esperar. Senhor, eu não estou entendendo nada do que está acontecendo, mas eu confio em ti, ó Deus, e estou pronto, aguardando para receber a tua promessa, a tua bênção!

 

Quando queremos dar uma mãozinha para Deus, significa que a gente não está confiando nele como deveríamos. Eu não posso confiar nas minhas emoções, eu tenho que confiar no Senhor, porque a própria palavra de Deus diz que o coração do homem é enganoso. Então, vamos confiar em Deus, vamos viver na presença do Senhor, não precisamos ter pressa e principalmente, descansa no Senhor, porque ele está sempre conosco.

 

O problema é que muitas vezes Deus está conosco, mas nós não damos ouvidos a ele. Então, descansa no Senhor, olhando toda essa confusão na casa de Isaque e Rebeca. Eu aprendo que preciso confiar em Deus, esperar o tempo de Deus e descansar no Senhor.

 

Então, hoje, se você está com o coração atribulado ou preocupado com alguma coisa, descansa no Senhor, porque Deus tem coisas grandiosas para fazer em você e através de você. E vamos continuar espalhando a palavra de Deus.

 

 

Cláudio Eduardo - pastor

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OFERTAS QUE NASCEM DO CORAÇÃO! — Êxodo 25 — Offerings that come from the heart! — Exodus 25

  OFERTAS QUE NASCEM DO CORAÇÃO!   Êxodo 25   — Qual é o critério que você usa para ofertar? — Como Deus tem trabalhado na sua vida p...