segunda-feira, 4 de março de 2024

CURRÍCULO…

 

CURRÍCULO…

"Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra". 

(Números 12:3 NVI)

 

 

Quando fazemos o nosso currículo temos a alegria de escrever os cursos realizados, os locais que trabalhamos, as habilidades pessoais e as realizações pessoais, escrevemos tudo que consideramos como positivo para o sucesso.

 

Normalmente preparamos um novo currículo com vistas a uma nova oportunidade de emprego ou quando estamos desempregados. Quer seja de um jeito ou de outro, estamos desejando mudanças.

 

Olhando o currículo de Moisés, aprendemos o quanto podemos crescer, ele viveu escondido pelos pais nos primeiros meses de sua existência, foi adotado pela filha do faraó do Egito, viveu entre um dilema cultural e com uma identidade pessoal bem complicada. Imagine um adolescente hebreu vivendo como um príncipe egípcio, deveria ser bem difícil.

 

Depois de muitas lutas, ao final da juventude, sua identidade está definida, ele é hebreu, seguidor de Jeová. Numa atitude impulsiva comete um assassinato e foge.

 

Na fuga do Egito, deixa o conforto do palácio para viver como um camponês. Forma uma família, e o nome do seu primeiro filho é expressão de como se sentia, "Sou imigrante em terra estrangeira".  (Êxodo 2:22 NVI)

 

Já idoso, talvez estivesse pensando em aproveitar a velhice com atividades calmas e tranquilas, Ele é chamado para um grande desafio, liderar o povo de Deus.

 

Moisés é forjado nas lutas da vida, recebe uma educação no que havia de melhor em sua época, sua formação religiosa é exemplar, tanto que foi educado por sua mãe sabendo quem era Deus e qual o propósito do Senhor para vida de seu povo.

 

A missão é liderar o povo de Deus na conquista da terra prometida. Como é difícil liderar o povo de Deus!

 

Murmurações, reclamações, traições são normais, o líder necessita de intimidade com Deus e muitas vezes é incompreendido, existem coisas que não temos como explicar, apenas nos é dada a ordem e nos resta tão somente obedecer.

 

Ao olhar o currículo de Moisés, vejo alguém que não deixou que as circunstancias da vida abalasse seu relacionamento com o Senhor.

Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? " Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. (Números 12:5-9 NVI)

 

Você como líder, não se abale com as críticas, seja paciente, faça sempre uma auto avaliação e mantenha uma intimidade constante com o Senhor.

 

Você como liderado, cuidado com quem você crítica, sempre que possível evite criticar o seu líder, e se vai fazer uma crítica o faça diretamente a ele.

 

Que possamos perseguir o desejo de termos um currículo exemplar!

 

Que o Senhor nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor

Um comentário:

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...