sábado, 30 de março de 2024

HOJE É DIA DE MALHAR O JUDAS...

 

HOJE É DIA DE MALHAR O JUDAS ...

 

No outro dia, que era o seguinte ao da Preparação, os chefes dos sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos e disseram: "Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’.   Mateus 27:62,63 NVI


Na minha infância havia uma expectativa sobre o “sábado de aleluia”. A tradição de malhar o Judas era o ápice desse dia, bonecos feitos de pano eram pendurados em lugares de destaque do bairro com nome, ou nomes daqueles que eram considerados os traidores do momento. Por volta do meio-dia a farra era grande, com paus, cabo de vassouras, todo mundo queria dar uma pancadinha.

 

Minha mãe nunca me deixou participar, eu ficava olhando de longe e pensando:

- Quem seria o Judas do momento?

Políticos, maus vizinhos, personalidades que fizeram declarações impopulares, eram fortes candidatos ao seu dia de Judas.

 

Não sou contra as tradições e o folclore, mas com respeito a Judas Iscariotes, só acredito estarem dando a ele um poder, ou fazendo uma propaganda maior do que ele merece. Realmente ele se vendeu, trinta moedas de prata foi o preço que ele pagou por essa má fama que se perpetuou tempo a fora.

 

Pedro negou conhecer ou andar com Jesus, mas você poderá dizer:

- Ele se arrependeu depois!

 

Com exceção do discípulo amado, os Evangelhos não falam nada sobre os outros discípulos.

 

Então aprendamos que não precisamos usar de palavras para estarmos traindo a Jesus, quando nossas atitudes expressam comportamentos inadequados e que vão de contra os ensinos do Mestre, escrevemos o nosso nome na lista daqueles que de uma maneira, ou de outra, estão traindo a Jesus e a tudo aquilo que Ele espera de nós.

 

Durante muito tempo, a Igreja fazia com que o sentimento de culpa fosse impregnado na vida dos fiéis, levando-os a penitencia e ao autoflagelo. Não preciso causar dor física ou psicológica para purificar a minha alma, o que preciso é reconhecer onde falhei e buscar o perdão do Senhor.

 

Vamos viajar no tempo, a tristeza tomou conta daqueles homens e mulheres, estavam enterrando a esperança. O tumulo estava engolindo alguém que demonstrava ser especial. Para dar dignidade ao corpo, algumas mulheres estavam preparando perfumes, especiarias, unguentos, não queriam sentir o cheiro de morte.

 

Um sábado cruel, dia de luto, dia de tristeza e choro; graças a Deus sabemos o final desse episódio da história.

 

Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito. (1 Pedro 3.18-22 NVI)


Chega de malhar o Judas, é hora de olharmos para dentro de nós, vamos pedir perdão ao Senhor por todos os momentos que declaramos com nossas atitudes, ações e até omissões não conhecer a JESUS CRISTO!

 

Que neste sábado possamos gritar aos quatro cantos:

 

- JESUS CRISTO É SENHOR E SALVADOR DA MINHA VIDA!

 

- A MORTE FOI VENCIDA, ALELUIA!

 

 

Abraço

 

Cláudio Eduardo - pastor

2 comentários:

  1. Rosane Nunes Bacelar30 de março de 2024 às 05:22

    A morte foi vencida glória a Deus que nós amar eternamente que deu seu único filho por nós! Aleluia amém!

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...