quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

SEPARADOS ...

 


SEPARADOS ...

 

 

O Senhor disse a Moisés: "Separe os levitas do meio dos israelitas e os purifique”.                                 (Números 8:5,6 NVI)

 

 

Tenho procurado não ser crítico aos novos modelos de “igreja”, mas confesso que tem sido difícil. Para alguns, parece que a Bíblia não é muito clara a respeito do que Deus espera para o seu povo, e, então, precisa inventar o obvio como se fosse algo inédito. Planejamento estratégico, ações coordenadas de marketing, relacionamento intencional, propósitos claros, ministérios em rede, tudo isso é muito importante desde que sejam fundamentados e comprovados pela Palavra de Deus.

 

O outro problema é a definição sobre quem é o Povo de Deus, estamos vivendo uma verdadeira “bagunça” teológica a respeito disso. Alguns estão esperando um novo “Messias” para resgatar os descendentes de Abraão; outros consideram que não haverá o “castigo eterno” pois Deus é amor; existem aqueles que consideram a busca pela santificação como sendo um fundamentalismo cristão; e o pior em tudo isso é que estamos perdendo a capacidade de diferenciar entre quem é e quem não é povo de Deus.

 

Defendo que a Igreja precisa resgatar o seu lugar de protagonismo num mundo perdido, Ela, a noiva de Cristo, é o povo de Deus nesse tempo.

 

Israel é escolhido como povo de Deus, os descendentes de Abraão tinham uma missão, eles tinham a responsabilidade de apresentar aos outros povos o Criador.

É no meio do seu povo que Deus levanta seus sacerdotes e profetas!

É no meio do seu povo que Deus opera milagres e maravilhas!

É no meio do seu povo que Deus aplica sua justiça!

É no meio do seu povo que Deus demonstra a grandiosidade do seu amor!

 

Os descendentes de Abraão estão sendo escravizados no Egito, uma situação humilhante e extremamente degradante. Chegaram ao Egito como convidados, ajudaram no progresso daquela nação, cresceram, o incomodo se tornou grande. Deus levanta um libertador no meio do povo, o caminho não será fácil, mas certamente será de vitória.

 

Aprendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus, a revelação do Senhor para que saibamos quem Ele é, e qual o seu propósito para a humanidade. A Bíblia é uma belíssima carta de amor do Criador para a sua criação.

 

No passado Deus separou homens para o exercício do sacerdócio, na crucificação de Jesus, quando o véu do templo se rasga de cima a abaixo, as barreiras foram retiradas e agora o sacerdócio é universal, privilégio de todo aquele que reconhece a Jesus como Cristo e Senhor. Não precisamos mais de mediador, podemos falar diretamente com o Pai. Em Cristo, todos somos separados para o serviço cristão.

 

No Israel antigo havia uma tribo especifica para servir no templo, e esses tinham o reconhecimento do povo passando por um ritual: Você levará os levitas para a frente da Tenda do Encontro e reunirá toda a comunidade de Israel. Levará os levitas à presença do Senhor, e os israelitas imporão as mãos sobre eles. Dessa maneira você separará os levitas do meio dos israelitas, e os levitas serão meus. (Números 8:9,10,14 NVI)

 

Hoje, repito, o povo de Deus é a igreja, uma instituição divina, espiritual e separada do mundo perdido, e ao me referir a igreja, faço menção a homens e mulheres que na sua história se mantiveram e se mantem firmes no propósito de obedecer a Jesus o Cristo. O rito de passagem é espiritual, o momento da decisão do reconhecimento do quão pecadores somos e um sincero arrependimento deixando Cristo ser o nosso Senhor e Salvador. As transformações são imediatas e simbolizadas no ato do batismo quando declaramos que saímos da morte para a vida.

 

Estamos no mundo, mas somos chamados a sermos diferentes e fazermos diferenças no mundo.

Estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo!

 

Fomos alcançados pelo Amor Senhor!

Fomos separados para anunciar a grandeza do Reino de Deus!

Fomos chamados para vivermos em amor e impactarmos o mundo com o amor do Senhor!

 

Ser igreja é simples; obedeça o Cabeça, Cristo!

Ser Igreja é simples; reconheça que estamos no mundo para impacta-lo em amor!

Ser igreja é simples; reconheça que fomos chamados para sermos testemunhas do grandioso poder de Deus!

 

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".  (Atos 1:8 NVI)

 

Cláudio Eduardo - pastor

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...