terça-feira, 5 de março de 2024

CUIDADO COM PESSOAS NEGATIVAS…

 




CUIDADO COM PESSOAS NEGATIVAS…

 

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "

(Números 13:30 NVI)

 

As histórias bíblicas provocam na minha imaginação uma tentativa de contextualização com os dias atuais, nem sempre é fácil, mas hoje quero ser especifico sobre os relatórios apresentados pelos líderes escolhidos por Moisés para irem a terra prometida.

 

A missão foi clara, não havia dúvidas quanto ao que eles deveriam fazer. Se tratava de uma missão de reconhecimento, as ações estratégicas deveriam ser muito bem planejadas, não seria uma simples batalha, estavam a caminho da conquista de Canaã.

Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: "Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa. Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos; se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas; se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos!  (Números 13:17-20 NVI)

 

Nessa história aprendemos que nem sempre a maioria tem razão. Dez desses homens ficaram com medo, disseram que se tratava de uma missão sem proposito com a derrota certa. Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". (Números 13:31 NVI)

 

Não podemos! Não vamos conseguir! É impossível!

São expressões que não pertence a um líder!

 

O relatório foi detalhista, talvez eles estivessem vendo suas limitações e se deixaram dominar pelos seus medos, e o pior, começaram a espalhar o terror entre o povo. Pessoas negativas produzem coisas negativas, devemos nos afastar delas. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra.  (Números 13:32 NVI)

 

Aqueles homens estavam aterrorizados com desafio de conquistar Canaã e esqueceram de toda uma história de vitórias, esqueceram em como saíram do Egito, a maneira poderosa que atravessaram o mar, o cuidado do Senhor de dia e de noite, a alimentação com maná e a provisão de tudo que eles precisavam naquela peregrinação.

 

Contextualizando com os nossos dias, o povo é Deus e a igreja, precisa reaprender a confiar no nEle!

 

As estratégias são importantes e necessárias, mas não substituem a direção do Senhor!

 

A conquista de Canaã exige fé, obediência e submissão ao Senhor!

 

Vamos seguindo em frente, o Senhor está ao nosso lado!

 

 

Que o Senhor nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...