domingo, 6 de junho de 2021

CHAMADOS PARA SER DISCIPULOS...

 



CHAMADOS PARA SER DISCIPULOS...

 

“πορευθεντες ουν μαθητευσατε παντα τα εθνη βαπτιζοντες αυτους εις το ονομα του πατρος και του υιου και του αγιου πνευματος διδασκοντες αυτους τηρειν παντα οσα ενετειλαμην υμιν και ιδου εγω μεθ υμων ειμι πασας τας ημερας εως της συντελειας του αιωνος αμην” ΚΑΤΑ ΜΑΤΘΑΙΟΝ 28:19-20

 

Entre os dias 30 de maio e 06 de junho de 2021 criei um grupo temporário em um aplicativo de mensagens, onde espero ter levantado a curiosidade sobre ser discípulo de Cristo. Éramos dezenove participantes, e hoje desejo compartilhar com você minhas preocupações e a minha esperança com respeito ao futuro da Igreja.

 

Estamos vivendo dias em que a Graça tem sido barateada no meio da igreja cristã, e consequentemente estamos vivendo escassez de servos, de discípulos, pois parece que podemos terceirizar a missão de fazer discípulos.

 

Falando sobre isso, um dos mártires do nazismo, na década de 40 do século passado, já declarava:

A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem cruz, a graça sem Jesus Cristo encarnado.

A graça preciosa é o tesouro oculto no campo, por amor do qual o ser humano sai e vende com alegria tudo que tem; a pérola preciosa, para cuja a aquisição o comerciante se desfaz de todos os seus bens; o senhorio régio de Cristo, por amor do qual o ser humano arranca o olho que o faz tropeçar; o chamado de Jesus Cristo, pelo qual o discípulo larga suas redes e o segue.

A graça preciosa é o evangelho que há que se procurar sempre de novo, o dom pelo qual se tem que orar, a porta à qual se tem que bater.

A graça é preciosa porque chama ao discipulado, e é graça por chamar ao discipulado de Jesus Cristo; é preciosa por custar a vida ao homem, e é graça por, assim, dar-lhe a vida; é preciosa por condenar o pecado, e é graça por justificar o pecador.

Essa graça é sobretudo preciosa por tê-la sido para Deus, por ter custado a Deus a vida de seu Filho – “fostes comprados por preço” – e porque não pode ser barato para nós aquilo que para Deus custou caro. A graça é graça sobretudo por Deus não ter achado que seu Filho fosse preço demasiado caro a pagar pela nossa vida, antes o deu por nós. A graça preciosa é a encarnação de Deus”.  (Dietrich Bonhoeffer – Discipulado – Editora Sinodal)

 

Não estou me referindo a graça de Deus somente no aspecto da salvação, até porque, os salvos em Cristo têm o Espirito Santo de Deus em suas vidas e assumem uma posição diferente em relação ao caminhar desse mundo.

 

Não dá para continuarmos tendo uma visão de igreja com seus programas de entretenimento, autoajuda ou de oportunidade de aliviar a culpa individual por não estar obedecendo a Deus. De nada adianta nos cultos dominicais igrejas lotadas, mãos levantadas aos céus, lagrimas rolando, se não estão influenciando a comunidade onde estão inseridos.

 

As igrejas estão se tornando cada vez mais espaços de entretenimento, quando na verdade somos chamados para servir.

 

Creio que o verdadeiro avivamento vem do retorno da comunidade cristã aos princípios de obediência ao Mestre, Jesus Cristo, ou seja, discípulos fazendo discípulos!

 

FAZER DISCIPULO, MISSÃO DA IGREJA; MINHA MISSÃO!

 

A grande comissão, é assim que é conhecida a porção da palavra de Deus registrada pelo evangelho de Mateus, onde Jesus dá as últimas instruções aos seus apóstolos.

 

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês” (Mateus 28:19-20 NVI)

 

A missão é discípulos fazendo discípulos!

 

Não existe a possibilidade de terceirização da missão!

 

Não existe hierarquia na igreja, igreja é corpo vivo na união dos discípulos!

 

Os discípulos receberam a tarefa diretamente do Mestre, numa forma simples e objetiva:

- FAZER DISCÍPULOS!

 

Todas as outras coisas que fazemos como igreja são para alcançar esse objetivo!

 

Qualquer projeto ou ação que estivermos fazendo com cristão tem de estar focado na missão de fazer discípulos!

- Façamos discípulos em todos os lugares e circunstâncias!


TE RECONHECEM COMO DISCIPULO DE CRISTO?

 

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". (João 13:34,35 NVI)

 

Tenho um pouco de aversão a uniformes ou farda, como militar usei farda durante 30 anos, talvez seja isso, mas na realidade é que muitas pessoas pensam que a autoridade está na roupa que veste e não na pessoa que está dentro dela.

 

Ao mesmo tempo, temos o outro lado da moeda, quando entramos numa loja de departamento e precisamos de ajuda, quando observamos alguém fardado ou com crachá vamos diretamente em quem pode nos ajudar.

 

Sou da época em os alunos da escola pública usavam um uniforme impecável, e ai daquele que chegasse com o sapato sujo ou mau engraxado.

 

O uniforme, a farda, nos faz ser reconhecidos a distância, a roupa que estamos vestindo diz o que fazemos.

 

Jesus apresenta como marca registrada de seus discípulos, o amor uns pelos outros!

 

O amor que o Mestre espera dos seus discípulos é algo sobrenatural, vem da presença do Espírito Santo em sua vida. “Mas o fruto do Espírito é amor...“ (Gálatas 5:22 NVI)

 

Que sejamos reconhecidos como discípulos do Mestre, que o amor de Cristo seja visto em nós e através de nós!

 

 

ENTÃO, ESTAMO PRODUZINDO FRUTOS?

 

Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. (João 15:8 NVI)

 

No capítulo 15 do evangelho de João encontramos Jesus falando com seus discípulos sobre a necessidade de produzirem frutos, o Mestre usa como exemplo a videira, interessante pois nunca vi um cacho de uma uva só.

 

Existem três tipos de ramos na videira, os que nada produzem, os que produzem algo sem muita disciplina e os que produzem muitos frutos.

 

Somos chamados a sermos discípulos, a Palavra é o instruem]nto que nos purifica, Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado”.  (João 15:3 NVI)

 

O discípulo que é purificado pela palavra de Cristo tem efetividade na vida de oração, e por isso escuta e fala intimamente com o Pai.

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido”. (João 15:7 NVI)

 

Para pensar:

Você está ligado a videira verdadeira?

Você tem produzido muitos frutos?

 

Não se esqueça:

É Cristo que faz através de nós!

 

 

É TEMPO DE COLHEITA; ONDE ESTÃO OS DISCÍPULOS!

 

“Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. ” (Mateus 9:37-38 NVI)

 

O modelo de ensino da antiguidade na relação entre Mestre e discípulos era fundamentada muito mais na prática do que a preocupação teórica com o acúmulo de conteúdo!

 

Dessa maneira, aprendemos com Jesus a partir do seu exemplo, do seu amor e de sua compaixão.

 

Convido a olhar com atenção o texto do Evangelho de Mateus:

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas-novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. ” Mateus 9:35-38 NVI

 

 

PARA SER DISCÍPULO É PRECISO RENUNCIAR A TUDO!

 

Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.      (Lucas 14:33 NVI)

 

Para ser discípulo de Jesus é dedicação exclusiva, e como isso é difícil.

 

Quando falo de dedicação exclusiva não estou dizendo que devemos nos enclausurar num mosteiro, pelo contrário, é viver uma vida autentica em todas as circunstancias em que estivermos.

 

Falar de renúncia é pensar no eu, aquilo que muitas vezes damos prioridades em detrimento a vontade de Deus.

 

A renúncia do eu é a renúncia do meu tudo para que Cristo viva em nós!

 

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

(Gálatas 2:20 NVI)

 

 

A CRUZ É MINHA, É MINHA CRUZ!

 

E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:27 NVI)

 

Nós, evangélicos, durante muitos anos tivemos dificuldades em lidar com o símbolo da cruz, tudo isso vem da tradição e principalmente da visão de uma cruz vazia.

 

Não idolatramos a cruz, pois a que Jesus carregou e se entregou é símbolo da maldade humana, o justo pagando pelo injusto. Poderia ser visto pelos discípulos, antes do domingo da ressurreição, como sendo símbolo de derrota, quem sabe uma derrota acompanhada de revolta e sentimento de abandono.

 

Para Jesus a cruz significava amor e obediência, amor as pessoas e obediência as ordens do Pai. Lugar de luta, e da maior vitória que a humanidade haveria de conhecer, a vitória sobre a morte e as suas consequências na eternidade.

 

O Cristo crucificado não ficou pendurado na cruz, o sepulcro não teve forças para aprisiona-lo, ao terceiro dia Ele ressuscitou!

 

Temos muita dificuldade em entendermos o significado ou que tipo de cruz que precisamos carregar, certamente não pretendo esgotar esse assunto em poucas palavras, e por isso começo com o que a minha cruz não é.

 

A minha cruz não é a consequência das escolhas que eu faça e que venham trazer situações desagradáveis ou dolorosas.

 

Para facilitar o entendimento, faz parte de um contexto maior onde está sendo declarado a ordem de prioridade que devemos ter na vida.

 

A prioridade deve sempre colocar Deus em primeiro lugar, e quando falamos de Deus, é o trino Deus na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Não sei o que significa na sua vida a sua cruz, a minha é diariamente negar ao meu eu, negar ao meu querer, negar a minha vontade e obedecer a Cristo.

 

Se está difícil, se está pesada, não reclame, converse com Mestre Jesus e certamente Ele te mostrará como é leve e suave a caminhada!

 

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.  Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30 NVI)

 

 

O DISCIPULO SEGUE AO SEU MESTRE!

 

Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". (Mateus 4:18,19 NVI)


Concluindo sobre o que significa ser discípulo, qual o papel de cada discípulo e as características básicas que devem ser marca de cada seguidor de Jesus Cristo. Com certeza é um assunto extremamente extenso, e não esgotaremos aqui.

 

O nosso objetivo em meio as dificuldades que estamos enfrentando com a falta de disponibilidade e de disposição de servir no meio da igreja, fica a pergunta:

Que tipo de cristãos estamos sendo e estamos formando?

 

Estamos nesse mundo para fazermos diferença, e diferença positiva na das pessoas e consequentemente da comunidade onde estivermos inseridos.

 

Conforme afirma Jhon Stott em “A IGREJA AUTÊNTICA”: “Não é que o chamado da igreja seja para imitar o mundo, pois ela é chamada, pelo contrário, para desenvolver uma contracultura cristã”.

 

A igreja é composta de discípulos, não podemos fugir disso; e os discípulos precisam estar disponíveis para obedecer às ordens do Mestre.

 

Não podemos copiar o mundo, pelo contrário, precisamos ser agentes de mudanças a partir dos princípios cristão. De nada ação de marketing se a igreja não estivar fazendo discípulos. O marketing mais eficiente da igreja é vida de discípulo fazendo discípulos.

 

Diante desse desafio, Jesus convida homens comuns, trabalhadores, alguns com poucas instruções e de maneira simples os convida para serem pescadores de homens.

 

Hoje podemos ser “PESCADORES” em todas as circunstancias da vida agitada que temos, o problema começa em que resposta estamos dando ao convite do Mestre. Segundo os evangelhos aqueles homens se matricularam no curso integral do ministério de Jesus, e a partir deles o Evangelho chegou até nós.

No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. (Mateus 4:20 NVI)

 

Onde pretendemos chegar?

 

O que estamos fazendo como cristãos?

 

Que o Senhor nos abençoe nessa jornada!



Claudio Eduardo M. Costa - pastor



2 comentários:

  1. O que eu estou fazendo pela vida Eterna nada. Jesus Cristo já fez tudo por mim. Mas estou certa? de Maneira alguma, tenho que dar frutos, cumprir o Ide de Jesus, cumprir a ordem que foi dada por Ele! Levando a Palavras a outros para que se cumpra à vontade de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ser uma discípula de Jesus Cristo, e estou disponível para obedecer as ordens do Mestre

    ResponderExcluir

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...