domingo, 30 de maio de 2021

Viajando para Roma ...

 

Viajando para Roma ...

 https://youtu.be/3oDzmgR9fAU

Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum. (Atos 28:30,31 NVI)

 

 

Temos a responsabilidade de compartilhar com você sobre os últimos quatro capítulos do livro de Atos dos Apóstolos.

 

Tenho um carinho muito especial sobre biografias e livros históricos e com a Bíblia não poderia ser diferente, no Novo Testamento o único livro histórico é Atos dos Apóstolos, nele temos o nascimento da igreja, perseguição, crescimento, problemas internos, dificuldades doutrinárias e o principal a presença do Espirito Santo na vida da Igreja.

 

Para mim, a Igreja deveria constantemente ler o livro de Atos do Apóstolos, precisamos aprender a sermos a igreja de Cristo, dependente do Espirito Santo, onde em unidade há crescimento numérico e povo se alegra junto com os que diariamente se rendem aos pés do Senhor.

 

A conversão de Paulo faz a história tomar o rumo da expansão, agora os não judeus estão sendo alcançados e missão de conquistar o mundo continua em Jerusalém, na Judéia, em Samaria, e agora estão indo aos confins da terra (Atos 1:8),

 

É devido a obediência, determinação, senso de missão e experiência constante com Deus daqueles primeiros cristãos que o Evangelho chegou até nós.

 

Deus manifesta sua intenção de maneira clara na vida de Paulo, o impede de prosseguir para a Ásia (Atos 16:6) e numa visão o direciona para a Macedônia (Atos 16:9). Agora vamos nos deparar com o direcionamento que o Senhor está dando a vida de Paulo e ao mesmo tempo fazendo com que o Evangelho seja pregado as principais autoridades do império Romano.

 

O apostolo Paulo não perde uma oportunidade de proclamar o Evangelho, e recebe a missão de fazê-lo em Roma, capital do império, local de martírio de muitos cristãos.

 

Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: "Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma". (Atos 23:11 NVI)

 

Roma com seu Coliseu, lugar de jogos mortais, onde o povo se alegrava e se divertia com o cheiro da morte, e durante muitos anos com a morte de cristão.

 

Como é interessante o agir de Deus, a partir da perseguição e martírio de Estevão o povo em fuga começa a proclamar o evangelho fora dos muros de Jerusalém.

 

O Evangelho precisa chegar as autoridades romanas, a guarda, o capitão do navio, nada melhor que um judeu cristão com cidadania romana.

 

Vamos começar essa fabulosa viagem e em cada parada olhe em volta e vejamos que aplicações podemos tirar:

 

Paulo é preso em Jerusalém, pessoas estão planejando ciladas para mata-lo, o plano é descoberto, o comandante Cláudio Lísias preocupado com sua segurança o envia a Felix.

 

Diante de Felix, Paulo apresenta a sua própria defesa, ou melhor, apresenta com convicção o Evangelho, fica preso ali por dois anos, goza de uma certa regalia, e Atos dos Apóstolos me mostra um funcionário público corrupto, Felix tem a oportunidade de conhecer a verdade que liberta, no entanto, escolhe se manter preso aos seus interesses mesquinhos. Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo". Ao mesmo tempo esperava que Paulo lhe oferecesse algum dinheiro, pelo que mandava buscá-lo frequentemente e conversava com ele. (Atos 24:25,26 NVI)

 

Passou o tempo, Paulo é levado perante Festo, não existe acusações contra ele, mas num jogo político o mantem preso, ele sabe para onde vai e o que precisa ser feito, diante de tudo isso, com ousadia e coragem ele apela para o tribunal de César.

 

Agora, Paulo está diante de Agripa e Berenice, mais uma vez é convidado a se defender das acusações dos judeus, outra oportunidade para proclamar o evangelho, e o faz com ousadia e coragem. Festo o interrompe, chama-o de Louco. A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! " (Atos 26:24 NVI)

 

O testemunho de Agripa mostra como muitos compreende a mensagem do evangelho, acham que passa de mera persuasão, não veem o poder de Deus e se recusam a aceitar a manifestação do Espirito Santo em sua vida, mas deixam que outras coisas assumam a posição de Cristo, que triste. Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? " (Atos 26:28 NVI)

 

Apelando para César, Paulo é enviado a Itália, Deus o havia dito que agora tinha chegado a vez de proclamar o evangelho aos poderosos, ele estava a caminho de Roma. Uma perigosa viagem começa, e mesmo a real tempestade, vejo um homem seguro da sua missão, proclamar o evangelho a partir da sua vida.

 

O piloto do Barco e nem o centurião responsável pelos presos ouvem os seus conselhos, são 276 pessoas que em meio a tempestade são acolhidos, encorajados e recebem a promessa do Senhor através de Paulo que naquela experiência não se perderá nenhuma vida.

 

Fico imaginando como foi lindo Paulo partindo o pão, dando graças, o barco sacudindo, e todos se alimentando para enfrentarem novos desafios. Agora eu os aconselho a comerem algo, pois só assim poderão sobreviver. Nenhum de vocês perderá um fio de cabelo sequer". Tendo dito isso, tomou pão e deu graças a Deus diante de todos.  Então o partiu e começou a comer. Todos se reanimaram e também comeram algo. (Atos 27:34-36 NVI)

 

Não existe dificuldades que possam nos impedir de testemunhar do poder de Deus em nossa vida, depois do naufrágio, ninguém se perdeu, Paulo agora está na Ilha de Malta, uma víbora extremamente venenosa o se prende a sua mão, é morte certa, mas nada aconteceu. Os propósitos do Senhor não podem ser impedidos, Paulo está indo para Roma, mas aquela ilha está tendo o privilégio de ouvir que Jesus é o Cristo.

 

Atos 28 não é o fim da história do cristianismo, pelo contrário milhares de homens e mulheres continuaram a escrevê-la.

 

Te convido hoje a continuar testemunhando, mesmo diante daqueles que falam mentiras a seu respeito, que não querem o seu bem, que maquinam contra a sua vida.

 

Claudio Lisias, Félix, Drusila, Festo, Agripa, Berenice, Julio e Publio, são apenas o registro de algumas pessoas que Paulo levou a mensagem, as pessoas que estavam nos tribunais onde ele foi levado, aqueles que estavam no barco em meio a tempestade e o naufrágio, os habitantes da ilha de Malta, a guarda que o acompanhava; você consegue imaginar a extensão do que Deus fez através da vida de uma pessoa?

Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum. (Atos 28:30,31 NVI)

 

Que lições podemos tirar?

Sugiro algumas:

*    Não espere oportunidade para pregar o evangelho, crie oportunidades;

*    Não minimize testemunhar em “Jerusalém”, faça da sua casa, de sua cidade, do seu ambiente de trabalho uma porta de proclamação da preciosa mensagem do evangelho;

*    Celebre sempre, mesmo num iminente naufrágio;

*    Busque intimidade constante com o Senhor e saiba para onde ele está te mandando ir; e

*    Leia o livro de Atos dos Apóstolos, um capitulo por dia, aprenda mais e mais o que significa ser uma igreja vencedora!

 

Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (Atos 4:12 NVI)

 

Cláudio Eduardo - Pastor



https://youtu.be/3oDzmgR9fAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...