quarta-feira, 9 de junho de 2021

APRENDENDO COM O EVANGELHO SEGUNDO MARCOS ...

 



APRENDENDO COM O EVANGELHO 

SEGUNDO MARCOS ...

Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. (Marcos 1:1 NVI)

 

Hoje, através do projeto Caminhada Bíblica[1], começamos a leitura do Evangelho de Marcos. Serão dezesseis dias de muita emoção acompanhando Jesus, seus discípulos, os Apóstolos, e devemos prestar bastante atenção em cada detalhe.

 

É unanime que a autoria é de Marcos, primo de Barnabé, que esteve junto de Paulo e Pedro. Os teólogos consideram que Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito, e o seu destinatário a comunidade cristã que se encontrava em Roma.

 

Se você observar o primeiro capitulo verá que as coisas correm muito rápido, e assim foi no ministério de Jesus, a partir do seu batismo até a sua ascensão passaram aproximadamente três anos. A tentação do deserto, a chamada dos discípulos, a separação dos doze, ensinos, curas, libertações, falsas acusações, prisão, morte, ressurreição e ascensão.

 

No primeiro capitulo a quantidade de informações é enorme, e quanto aprendizado!

 

Quero destacar nesse momento a chamada dos doze, a vocação dos discípulos: E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". (Marcos 1:17 NVI)

 

Não sou chegado a pescaria de anzol, e confesso considerar entediante; sacrificar uma isca, ficar horas em silencio esperando que um peixe desatento e desavisado caia na armadilha. Até porque a pescaria que aqueles homens estavam acostumados não tinha nada de monotonia.

 

Jesus em seus ensinos utiliza exemplos, ilustrações e metáforas do dia a dia de seus ouvintes. Aqueles homens eram pescadores, pescadores do mar, não dava para ficar na praia esperando os peixes virem até eles, era pescaria com rede, entrando no mar, seguindo os cardumes, enfrentando perigos, decepções e alegria de uma noite produtiva. Ser pescador junto ao mar da Galiléia era emocionante!

 

Seguir a Jesus significar abrir mão de algo emocionante, gratificante e produtivo por algo muito melhor; investir a vida no Reino transformando outras vidas.

 

Jesus tinha vários discípulos, os doze passaram a segui-lo com dedicação integral, e quando olhamos os currículos deles, certamente não o contrataríamos para conquistar o mundo através da proclamação do evangelho. O Evangelho foi um estrondo, e não podemos deixar de levar em consideração os onze que deram continuidade a missão do Cristo.

 

Como afirma John MacArthur:

 No entanto, depois da ascensão de Jesus, esses homens, com todos os seus defeitos e falhas de caráter – por mais notavelmente comuns que fossem -, deram continuidade a um ministério que teve impacto indelével sobre o mundo. Este continua a nos influenciar até os dias de hoje. Em sua graça, Deus os capacitou e usou para darem início à propagação da mensagem do evangelho e para virarem o mundo de cabeça para baixo”.[2]

 

Aqueles trocaram o barco das emoções e das incertezas pelo barco da segurança, da alegria, de muita emoção e aprendizado, seguir a Cristo e vibração todo tempo.

 

Imagine, libertação de endemoninhados, cura de leprosos e outras doenças; você consegue imaginar a emoção?

Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados. Toda a cidade se reuniu à porta da casa, e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era. (Marcos 1:32-34 NVI)

 

Seguir a Jesus é celebração o tempo todo, as ondas bravias do mar, as dificuldades que nos cercam não podem impedir a alegria que é ver Cristo agindo em nós e através de nós!

 

Vamos pescar?

 

Pega a sua rede, vamos para mar pois temos muitos peixes a serem recolhidos!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor



[1] O projeto de Caminhada Bíblica tem como objetivo a criação do hábito diário da leitura bíblica, um capitulo por dia, todos os dias, onde de maneira coordenada leremos toda a Bíblia em cinco anos.   Em 2021, leremos os Evangelhos, Atos do Apóstolos, Gênesis, Êxodo, Jó, Salmos (1-41), Jeremias, Lamentações, Rute, Ester, Joel e Obadias.

[2] MacArthur, Jhon – Doze homens extraordinariamente comuns, Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...