domingo, 27 de junho de 2021

AMIGO É SOLIDÁRIO! ...

 

AMIGO É SOLIDÁRIO! ...

“Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região, e combinaram encontrar-se para mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo”. (Jó 2:11 NVI)

 

Já diziam no passado que amigo de verdade só se conhece em meio ao sofrimento e a dor. Não quero ser negativo ou extremamente seletivo, pois as pessoas são diferentes e o comportamento será diferente mesmo que as circunstâncias sejam as mesmas.

 

Em tempo de mídias sociais, estamos vivendo uma chuva de amigos desconhecidos dos aplicativos enquanto sofremos as nossas dores na solidão. Fotografia de tudo que está sendo feito em um mundo perfeito de plena felicidade. Será que as coisas são desse jeito?

 

A palavra “amigo” vem sendo desconstruída, pois amigo de verdade é aquele que conhece plenamente a minha intimidade, que não se esquiva em dizer a verdade quando estamos errados, que não temos vergonha de pedir dinheiro emprestado e que diz não sem nenhum constrangimento.

 

Amigo se preocupa, cuida, é solidário, tem empatia ou como diz Salomão: “...existe amigo mais apegado que um irmão”. (Provérbios 18:24 NVI).

 

Jó tem amigos, o seu sofrimento ficou conhecido, a sua dor se tornou pública, os amigos entenderam que era hora de estar juntos, de sem palavras mostrar o quanto ele era importante, e amizade não era somente em tempo de bonança e fartura.

 

Elifaz, Bildade e Zofar se deslocam de suas cidades para estarem juntos com Jó. Eles trazem na bagagem as suas crenças e seus valores, e mesmo que não concordemos com suas falas, eles estavam ali, estavam ao lado de Jó e queriam saber porque um homem como Jó havia perdido tudo e sofria tanto.

 

Existem coisas na vida que não tem explicações logicas, infelizmente, muitas vezes, desperdiçamos energia procurando explicar o inexplicável. Não podemos ficar na inercia, o que se precisa é buscar a solução, e quando não tem alternativa, não esqueça que Deus está ao nosso lado. O correto é sempre buscar a Deus em primeiro lugar.

 

Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou o manto e colocou terra sobre a cabeça. Depois se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento. (Jó 2:12,13 NVI)

 

Agradeço a Deus pelos amigos, amigos que festejam as minhas vitórias e que ao meu lado choram a minhas dores, e o que peço a Deus é sabedoria e sensibilidade para ser amigo como meus amigos tem sido comigo.

 

 

Conto com suas orações;

 

 

Cláudio Eduardo - Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...