domingo, 16 de maio de 2021

FAMÍLIAS IRRESISTÍVEIS - FAMÍLIAS INVENSIVEIS ...

 

FAMÍLIAS IRRESISTÍVEIS

 

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

(Gênesis 12:3 NVI)

 

Famílias irresistíveis, recebi esse tema para poder pensar a respeito; é um tema que nos convida a reflexão sobre qual a definição que podemos dar para família em pleno século XXI.

 

Não gosto do termo “FAMÍLIA TRADICIONAL”, pois na maioria das vezes é usado de forma pejorativa, ultrapassada ou com uma visão fundamentalista e religiosa. Na minha visão “FAMILIA É FAMILIA”, cada um tem a sua, e devemos a valorizar independente das circunstâncias e a sua formação; sempre de acordo com os princípios bíblicos.

 

No termo mais primário e básico, a família está definida pela hereditariedade e a consanguinidade. Diante disso viajamos para o primórdio de todas as coisas, a criação!

 

Creio na Bíblia como Palavra de Deus, nela está a verdade absoluta, aprendemos sobre quem é o ser humano, qual o propósito da sua criação e o projeto do Senhor para homens e mulheres juntos com toda a natureza.

 

Então, começamos com a visão do Criador:

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". (Gênesis 1:27,28 NVI)

 

Deus nos criou a sua imagem e semelhança, homens e mulheres são seres morais e espirituais, receberam a grandiosa missão de nos multiplicar e encher a terra, multiplicando e dando o privilégio da sua descendência manter uma intimidade plena com o Criador.

 

Temos ainda, de maneira toda especial, a constituição da família, ou melhor, a primeira declaração de amor registrada entre um homem e uma mulher: “Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha”. (Gênesis 2:23-25 NVI)

 

A constituição da família é divina, foi a primeira instituição criada por Deus. Diante disso, entendemos o porquê de tantos ataques tentando destruí-la, destruindo a família estará sendo destruída a base para o futuro da próxima geração e consequentemente trazendo sérios transtornos para a humanidade.

 

Em família temos a primeira tentação e o primeiro pecado[1], decepção e covardia[2], dores e tristezas[3] e o primeiro fratricídio[4].

 

Deus não desistiu da humanidade, e muito menos da família, é em família que vemos a apresentação da esperança, da salvação para homens e mulheres: “Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". (Gênesis 3:15 NVI)

 

O protoevangelho, sendo assim chamado o primeiro anuncio de Deus referente ao resgate e a salvação da humanidade; e foi em família que esse anuncio foi proclamado.

 

Tivemos o diluvio, a humanidade estava indo de mal a pior, cada vez mais distante de Deus, uma família é escolhida para dar continuidade a raça humana e ao mesmo tempo glorificar o nome do Senhor. “Então o Senhor disse a Noé: "Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração”. (Gênesis 7:1 NVI)

 

Pensando um pouco sobre a palavra “irresistível”, me veio à mente qual a melhor colocação para o seu significado, ou que sinônimo cairia melhor, e daqui para frente usarei o termo “INVENCÍVEL”.

 

Creio que podemos olhar para a história de Abraão como exemplo de uma família invencível, e vamos buscar tirar lições as quais sejam aplicáveis em nossos dias; e nada melhor do que começarmos no convite feito pelo Senhor a Abraão:

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12:1-4 NVI)

 

Uma família invencível é aquela:

I –QUE TEM INTIMIDADE COM DEUS

“Então o Senhor disse a Abrão ...” (Gênesis 12:1 NVI)

 

Quando olho para Harã, onde Abraão se encontrava antes de partir para Canaã, vejo uma cidade idolatra, com o povo distante do Senhor, cada um buscando à sua maneira pessoal de viver sem se preocupar em conhecer a vontade de Deus.

 

Não estamos muito diferentes de Abraão, vivemos num mundo tecnológico, as pessoas estão extremamente ocupadas, somos bombardeados de informações e consideramos ser muito ir três vezes por semana prestar culto a Deus junto com a congregação.

 

Falar e ouvir Deus é intimidade, é privilégio, é oportunidade comprada através de preço de resgate, o resgate da cruz.

 

Falamos muito, e temos ouvido muito pouco!

 

Quando temos intimidade com Deus, temos a oportunidade de colocarmos diante dele os nossos medos, as nossas incertezas, a nossa insegurança e a declararmos que obedecemos num ato de confiança, é uma ação de fé.

 

Abrindo seu coração, Abraão obedece, experimenta o poder e ação de Deus e nada acontece, seu questionamento é simples:

- Quem será o meu herdeiro?

Ou melhor:

- Quando vai cumprir a sua promessa?

 

Que tal vermos na palavra de Deus como foi esse diálogo:

Depois disso Abrão teve uma visão, e nela o Senhor lhe disse:

— Abrão, não tenha medo. Eu o protegerei de todo perigo e lhe darei uma grande recompensa.

Abrão respondeu:

— Ó Senhor, meu Deus! De que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos? Eliézer, de Damasco, é quem vai herdar tudo o que tenho. Tu não me deste filhos, e por isso um dos meus empregados, nascido na minha casa, será o meu herdeiro.

Então o Senhor falou de novo e disse:

— O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado Eliézer. (Gênesis 15:1-4 NTLH)

Sua família está em intimidade com Deus?

 

Por Cristo o nosso acesso ao Pai está liberado, sem qualquer tipo de obstáculo[5].

 

Hoje temos a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, onde podemos de maneira sistemática conhecermos a Deus e a sua vontade!

 

Temos o Espírito Santo, Deus presente em nós, que nos dirige, mostra quando erramos e está todo tempo ao nosso lado nos ensinando e nos ajudando. Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

(Romanos 8:26 NVI)

 

O que falar da oração, oportunidade única de abrir o coração, quer seja na intimidade, como Jesus ensina[6], onde é só eu e Deus; ou no momento de adoração coletiva quando intercedemos uns pelos os outro. Precisamos aprender que não existe hora para falar com Deus, Ele está sempre conosco. “Alegrem-se sempre.
Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.           
(1 Tessalonicenses 5:16-17 NVI).

 

A igreja, o Corpo de Cristo, comunidade dos filhos e filhas de Deus, lugar de adoração e serviço. Como é tremendo ver e ouvir o agir de Deus entre o seu povo. Deus tem falado com sua família no meio da sua congregação?

 

Uma família invencível é aquela:

II – QUE ESTÁ PRONTA A OBEDECER

“Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor ...” (Gênesis 12:4 NVI)

 

Como é tremendo ver uma história de obediência e ousadia.

 

Vamos olhar de maneira racional sem nenhum romantismo. Um homem com setenta e cinco anos, sua mulher mais nova que ele apenas dez anos, na concepção do mundo ocidental são um casal de idosos. Pense se o dialogo fosse em nossos dias, Abraão chega em casa todo eufórico e feliz dizendo a Sara:

- Arruma as coisas, amanhã iremos nos mudar, será uma viagem maravilhosa!

Sara pergunta:

- Estamos indo para onde? Quanto tempo irá durar a viagem? O que vamos fazer lá?

Abraão responde:

- Não sei!

Sara volta a questionar:

- Então porque vamos fazer isso?

Abraão olha para Sara e com convicção responde:

- Vamos porque o Senhor está mandando.

 

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. (Hebreus 11:8 NVI)

 

Pensar em obediência, e sabermos colocar nas mãos do Senhor tudo aquilo que consideramos valioso. Pense no que você tem de mais valioso agora, seja sincero, pode ser uma pessoa ou um objeto, e pergunto:

- Você está pronto a sacrificar o seu bem mais precioso?

 

Abraão vive uma experiência inusitada, Deus pede o seu filho Isaque em sacrifício, o que você faria nessa situação?

Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu:

— Estou aqui.

Então Deus disse:

— Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. (Gênesis 22:1-2 NTLH)

 

No exemplo de obediência de Abraão aprendemos que somos convidados a todo tempo para sairmos da zona de conforto, estarmos preparados para os desafios e as vitórias do que Deus tem de novo para nós.

 

Na obediência aprendemos com Abraão a viermos um dia de cada vez, a apreciarmos a paisagem da viagem, mesmo sem saber para onde estamos indo, mas com a certeza que o bom Deus está ao nosso lado.

 

Se obedecermos, teremos a certeza da providencia do Senhor!

O lugar onde Isaque seria sacrificado, Abraão passa a denomina-lo Jeová-Jireh, ou seja, o Senhor proverá!

 

Agora, tenha certeza que é Deus quem está falando e obedeça!

 

Uma família invencível é aquela:

III – QUE SABE ESPERAR O TEMPO DE DEUS

“Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã...”
“Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.
Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho”.
(Gênesis 12:4; 21:3-5 NVI)

 

Olha uma palavra que não gostamos de ouvir:

- ESPERA!

 

Infelizmente estamos vivendo num mundo extremamente apressado, são carros cada vez mais velozes, a comunicação é instantânea, as viagens de avião diminuíram o tempo de deslocamento, não temos paciência para esperar nada.

 

Temos um tempo de validade, se for tudo dentro da ordem natural das coisas, nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. E se você considerar que seu tempo de vida é curto e que a ordem natural está dizendo que você tem pouco tempo pela frente; o que você faria?

 

Paciência, uma virtude de poucos, característica daqueles estão em plena intimidade com Deus e se dispõe a obedecer[7]!

 

Falar sobre o tempo de Deus é algo um pouco difícil quando estamos no meio do desafio ou da tribulação, mas o saber esperar é uma experiência de fé.

 

Não sabemos como será o dia de amanhã, façamos aquilo que depende de nós e saibamos como Abraão que para o Senhor não tem impossível[8].

 

Entre a saída de Abraão de Harã até o nascimento de Isaque se passaram vinte cinco anos, uma relação de intimidade, de obediência e confiança.

 

O que Deus prometeu a você e a sua família?

 

Você está fazendo a sua parte?

 

Algumas vezes tenho ouvido a expressão:

- O melhor de Deus está por vir!

 

Saber esperar o tempo de Deus, não significa não saber aproveitar o melhor de Deus no aqui e agora, pelo contrário, é aproveitarmos o dia-a-dia na companhia do Senhor, vivendo intensamente cada momento, confiante de que suas promessas haverão de se cumprir[9].

 

 

Concluindo, quando pensamos em famílias invencíveis, não estou me referindo a uma família perfeita, sem problemas, sem dificuldades, em que tudo funcione direitinho.

 

Abraão foi chamado para ser benção, ser benção no seu tempo, benção na sua descendência e benção para todas as famílias da terra.

 

Sara colocou Agar como concubina para gerar um filho de Abraão[10], mas esse não era o plano de Deus e trouxe tristeza e constrangimento.

 

Mesmo em meio as dificuldades, passando por problemas, entendemos que Abraão e sua família foram invencíveis, irresistíveis!

 

Diante de tudo isso, hoje, eu e você, junto com as nossas famílias, somos chamados para sermos irresistíveis, invencíveis, certamente que junto com o Senhor!

 

Busque a cada dia mais intimidade com Deus, se disponha a obedecer incondicionalmente, e viva o melhor de Deus em todo instante!

 

Que o Senhor seja glorificado através da nossa vida e da nossa família!

 

Em Cristo,

 

Cláudio Eduardo M. Costa - pastor



[1] Gênesis 3:1-7

[2] Gênesis 3:10,12,13

[3] Gênesis 3:16,17,23

[4] Gênesis 4:8

[5] 1 Timóteo 2:5

[6] Mateus 6:6

[7] Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (Romanos 12:2 NVI)

[8] Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? (Gênesis 18:14 NTLH) Porque para Deus nada é impossível. (Lucas 1:37 NTLH)

[9] Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. (Hebreus 10:23 NVI)

 

[10] Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai. (Gênesis 16:1,2 NVI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...