sexta-feira, 21 de maio de 2021

ESTOU COM MEDO!...

 




ESTOU COM MEDO!

 

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4 NVI)

 

Venho de uma geração em que os meninos eram ensinados a serem corajosos, e quando precisavam fazer coisas desafiadoras eram motivados com a seguinte expressão:

- Vamos, você é homem; e homem não tem medo de nada!

 

Graças a Deus o tempo passou, esse discurso está na lembrança de alguns, mais hoje afirmamos que o medo é algo natural na vida do ser humano, não precisamos esconder os nossos medos e nem fingirmos nossos sentimentos.

 

A nossa estrutura é de sobrevivência, não fomos criados para a morte e o medo serve como balizador para definir o quão perigoso é ou não determinada circunstância da vida. O medo faz parte da nossa autodefesa.

 

O problema existe quando o medo é exagerado e nos impede de agir, nos aprisiona. O medo nos mostra o perigo e de maneira clara nos ajuda a definir as estratégias para seguir em frente.

 

Temos medos de muitas coisas: medo de não ser aceito, medo do desconhecido, medo de sair da zona de conforto e enfrentar novos desafios, medo de doenças, e o que mais atemoriza a humanidade o medo da morte.

 

Alguns desses medos tem tratamento, quem sabe aprendermos a lidar com nossas dificuldades e elevarmos a nossa autoestima.

 

Para outros medos, precisamos de companhia, precisamos de alguém ao nosso lado que nos dê segurança. Como é bom termos alguém ao nosso lado nos ajudando a atravessar os momentos de grandes dificuldades.

 

Quando lei o Salmos 23, vejo um Davi destemido, seguro, confiante, parece que não tem medo de nada. Será?

 

Na realidade o primeiro verso desse salmo nos chama a visão da fragilidade humana. O Senhor é o pastor e o salmista se coloca como uma ovelha. A ovelha é um dos animais mais frágeis e um do mais dependentes dos animais. Está da dependência constante de seu pastor nas necessidades mais básicas como proteção, alimentação e direção.

 

Então, precisamos aprender a nos colocarmos como ovelhas do supremo Pastor, Cristo o Senhor!

 

Aprendemos, ainda, que como ovelhas, estamos sujeitos a circunstancias desse mundo, as adversidades que muitas vezes nos surpreende, o vale da sombra da morte. Independente das circunstancias não estamos só, o Pastor está comigo, e com Ele vou a qualquer lugar, Ele não me desampara, e quando a minha trajetória aqui acabar, vou no céu com Ele morar.

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver. (Salmos 23:4 NVI)

 

Quem possamos aprender a lidar com nossos medos, e caso a situação chegue ao ponto do incontrolável, siga o conselho do salmista:

Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. (Salmos 56:3 NVI)

 

Estamos vivendo dias difíceis, a coisa não está fácil, então entregue ao Senhor os seus temores e faça a sua parte!

 

Abraço,

 

Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...