terça-feira, 30 de julho de 2024

O POVO ESTÁ SOFRENDO... - THE PEOPLE ARE SUFFERING... (REFLEXÃO SOBRE O REINADO DE MANASSÉS)

 


O POVO ESTÁ SOFRENDO...

 THE PEOPLE ARE SUFFERING...


Não podemos ficar inerte as aberrações e calamidades sociais que assolam o nosso planeta. Guerras, tráficos de pessoas, fomes, analfabetismo real e funcional, dependência química, exploração de pessoas análoga à escravidão, desrespeito ao próximo, falta de direitos básicos a uma vida de dignidade.

 

A história antiga e a atual nos mostram que lideres déspotas, que governam com tirania e total desrespeito ao direito natural de qualquer ser humano, estão acabando com a liberdade e se unindo para que possam ser a autoridade máxima de um império. Não importa se haverá suborno, homicídio dos inimigos, usurpação dos poderes constituídos e um povo sofrendo, o que importa é o poder e a manutenção dele.

 

Até parece que estamos falando dos nossos dias, mas hoje quero chamar sua atenção para o desastre que foi reinado de Manassés, “Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. ” (2 Reis 21.2 NVI)

 

O reino de Judá segue a dinastia de Davi, observamos uma alternância entre bons e maus líderes, e a cada líder ruim quem sofre é o povo. Muitos reis trouxeram para si a responsabilidade do culto, transformaram a religião numa forma de manipulação e manutenção do poder absoluto. Sacerdotes e profetas do Deus verdadeiro foram mortos ou precisaram fugir, os símbolos religiosos foram profanados, sacrifícios humanos eram praticados. A coisa é séria, e nos chama a uma reflexão.

 

Diferente dos que seria correto em nossos dias, em Judá poder de governar a nação é de pai para filho, a sucessão é consanguínea, o povo não tem capacidade de opinar ou escolher seus governantes.

 

O sofrimento e a maldade chegam de maneira sorrateira, vão se infiltrando até levar a destruição. Vem com ofertas promissoras, mostram o que está acontecendo a sua volta com distorções da realidade e narrativas falsas. Vai inserindo a “dor” de maneira gradativa até chegar ao golpe final de sofrimento e muita desgraça.

 

Pensando em tudo isso, não posso deixar de citar que hoje o povo de Deus está presente em todas as nações, falam todos os idiomas e tem o poder que é superior a qualquer poder dessa terra. A visão do Apocalipse deve ser clara a cada um de nós. “Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Apocalipse 7.9,10 NVI)

 

Temos o Espírito Santo como conselheiro e companheiro constante, somos chamados a andar sempre com Ele, e fica a pergunta:

- Qual tem sido a nossa influencia?

- Estamos copiando as nações a nossa volta ou impactando o mundo?

- O Deus a quem declaramos que servimos é visto em nossas ações e atitudes?

 

Lembrando que o povo tem a sua responsabilidade, se calar é terrível, a omissão é cumplicidade com a tirania, fomos criados por Deus para sermos livres e responsáveis por nossas decisões. O reino de Judá decidiu seguir a Manassés e sofreram as consequências.

Mas o povo não quis ouvir. Manassés os desviou, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas. E o Senhor disse por meio dos seus servos, os profetas: "Manassés, rei de Judá, cometeu esses atos repugnantes. Agiu pior do que os amorreus que o antecederam e também levou Judá a pecar com os ídolos que fizera. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Causarei uma tal desgraça em Jerusalém e em Judá que os ouvidos de quem ouvir a respeito ficarão zumbindo. (2 Reis 21.9-12 NVI)

 

Que o estudo da história nos ajude a não cometermos os erros do passado e que sejamos obedientes e tementes a Deus.

 

Uma semana abençoada para você e sua família!

 

Cláudio Eduardo - pastor

 

segunda-feira, 29 de julho de 2024

PREPARE-SE, SUA HORA VAI CHEGAR! (GET READY, YOUR TIME WILL COME!)

 



PREPARE-SE, SUA HORA VAI CHEGAR!

(GET READY, YOUR TIME WILL COME!)

 

O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará". (2Reis 20.1 NVI)

 

A ansiedade é o mal do século, ninguém quer esperar a sua vez, é todo mundo apressado. Não vivemos o presente e nos deixamos ser dominados pela expectativa do dia de amanhã.

 

Fomos criados para a vida e qualquer coisa diferente nos traz medo, mas uma coisa é certa; todos teremos um fim da nossa história nesse mundo. Não sabemos como e nem quando, só precisamos estar preparados.

 

Estamos na Caminhada Bíblica em 2Reis 20, o rei Ezequias recebe a informação de que precisa colocar sua casa em ordem, sua caminhada está encerrada.

 

Imaginemos que esse aviso é nos dado. Melhor, o aviso já foi dado, só não temos os detalhes desse dia. Não precisamos de ansiedade, só devemos estar preparados.

 

O rei Ezequias ficou muito triste, e pediu a Deus mais tempo. O prazo de validade dele aumentou quinze anos, e na minha opinião deve ter sido terrível. Ver um ano após o outro, sabendo que o final está cada vez mais próximo.

 

Prepare-se, arrume sua casa, esteja pronto para morar eternamente com Deus. Hoje temos muito mais informações sobre como será e para onde estamos indo, é nos apegarmos a Jesus Cristo; Ele disse:

“Jesus lhe disse:

― Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim jamais morrerá eternamente. Você crê nisso?”

(João 11:25-26 NVI)

 

Então:

― Como me preparar?

 

Entregue sua vida a Jesus Cristo como Senhor e o receba como seu único e verdadeiro Salvador!

 

Se você já professou sua fé em Jesus Cristo, declarando publicamente seu compromisso com Ele, testemunhe o que Deus fez e continua fazendo em você.

 

Que sejamos diferentes do rei Ezequias, entreguemos todo o controle nas mãos de Deus e que quando a hora chegar seja um momento glorioso!

 

Não se preocupe, vamos caminhando e deixando um legado de vida!

 

Um semana abençoada para você e sua família!

 

Abraço,

 

 Cláudio Eduardo - pastor

domingo, 28 de julho de 2024

NA HORA DA DIFICULDADE É BOM LEMBRAR... (IN TIME OF DIFFICULTY IT IS GOOD TO REMEMBER...)

 


NA HORA DA DIFICULDADE É BOM LEMBRAR...

(IN TIME OF DIFFICULTY IT IS GOOD TO REMEMBER...)

 

E Ezequias orou ao Senhor: "Senhor, Deus de Israel, que reina em teu trono, entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu criaste os céus e a terra. (2Reis 19.15 NVI)

 

As dificuldades fazem parte da história da vida e não podemos fugir delas. Uns tens mais, outros menos, mas o importante é como olhamos para cada desafio. Um desafio vencido é um degrau subindo na escada da vida. Precisamos aprender a lidar com as frustrações, e usá-la como motor propulsor para não desistir. Desistir jamais, lutar sempre, vencer com ética, moral e submissão a Deus.

 

Hoje, na Caminhada Bíblica, estamos lendo 2Reis 19, onde a história do reinado de Ezequias continua sendo narrada. Um homem que demonstrava confiança em Deus, que reinava com justiça aos olhos do Senhor e que não deixou sua origem e nem o seu passado influenciar sua vida[1].

 

Ter responsabilidades fazem parte da vida, o medo é natural, a resistência a mudanças é consequência do medo de errar e do conforto da acomodação. A expressão “Não tenha medo” é repetido inúmeras vezes na Bíblia, e não foi diferente com Ezequias. “Assim diz o Senhor: Não tenha medo das palavras que você ouviu, ...” (2Reis 19.6 NVI)

 

Em muitos momentos nos comportamos como crianças mimadas, queremos viver uma vida de facilidades e não aceitamos nenhuma dificuldade, deixamos que os nossos medos nos dominem.

 

É muito bom lembrar que a vida não se restringe a alguns momentos, é um conjunto de situações, fatos, ensinamentos e constante crescimento. Nunca seremos bons em tudo.

 

Não podemos esquecer que pessoas são importantes, que devemos nos cercar ao lado de alguém que tenha algo a nos ensinar e a somar, precisamos ter uma disposição sincera a sermos ensináveis. Ezequias respeitava ao profeta Isaías e ouvia com atenção suas orientações.

 

Lembre-se, está difícil, pode piorar ou melhorar, a decisão será sua. Você pode continuar lutando com suas forças ou buscar ajuda na presença de Deus. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de sabedoria, Agora peça ajuda a quem te ama, demonstre submissão a Deus.

 

Ezequias saiu fortalecido, venceu seus medos e pode declarar que não há outro Deus como o Senhor!

 

Então, vamos declarar o nosso amor a Deus, enfrentar os desafios e confiar a Ele e descansar!

 

Está difícil, Deus está com você e ouve o seu lamento, suas orações!

 

Que as bênçãos de Deus sejam sobre sua vida!

 

Cláudio Eduardo - pastor



[1] Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés. (2Reis 18.5,6 NVI)

 


sábado, 27 de julho de 2024

UM BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO! (A GOOD EXAMPLE TO BE FOLLOWED!)

 



“Ele fez o que é justo aos olhos do Senhor, conforme tudo o que tinha feito o seu antepassado Davi. Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui‑lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha ordenado a Moisés. O Senhor estava com ele; por isso, tinha êxito em tudo o que fazia. Rebelou‑se contra o rei da Assíria e não mais serviu a ele.”

‭‭2Reis‬ ‭18‬:‭3‬, ‭5‬-‭7‬ ‭NVI

sexta-feira, 26 de julho de 2024

AINDA NÃO É BOM! (STILL NOT GOOD!)

 



AINDA NÃO É BOM!

(STILL NOT GOOD!)


Vivemos num tempo do relativismo. Tem sido complicado definir a fronteira entre a moral e o imoral, o legal e o ilegal, a verdade e a mentira, o certo e o errado. Tudo é relati


Chegando no âmbito religioso a questões dentro do cristianismo estão ficando complicadas. A falta de convicção e conhecimento bíblico, o apelo emocional em detrimento ao racional, profissionalização dos trabalhadores da fé, caminho empresarial de quem outrora foi igreja.


A tecnologia é boa, mas não substitui o poder de Deus e a ação do Espírito Santo. De nada adianta ações para encher uma igreja de pessoas, se não for seguindo os princípios bíblicos. Igreja não tem cliente e sim membros. Igreja não é uma organização e sim um organismo vivo, o corpo de Cristo.


Lendo 2Reis 17, vejo uma semelhança entre o tempo de Oseias como rei de Israel e os nossos dias. O relativismo e uma acomodação com o pecado vem sendo tratado como normal. O povo de Deus se deixou contaminar com a prática do mundo a sua volta, de maneira sorrateira a idolatria começa a influenciar aqueles que deveriam servir ao Senhor.


Adoravam aos ídolos e pensavam que podiam adorar e oferecer sacrifício ao Deus verdadeiro. O rei Oseas fazia o que era mau, mas outros reis foram piores. Melhorou, mas não está bom.


Fica a pergunta:

— Estamos sendo fiéis ao Senhor?


Olhe para suas prioridades, avalie seu comportamento e sirva a Jesus Cristo com fidelidade, verdade e integridade.


“*Portanto, irmãos, peço, pelas misericórdias de Deus, que ofereçam o corpo de vocês como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos‬ ‭12‬:‭1‬-‭2‬ ‭NVI‬‬)


Deus abençoe sua vida!


Cláudio Eduardo - pastor

quarta-feira, 24 de julho de 2024

QUEREMOS JUSTIÇA! (WE WANT JUSTICE!)

 

QUEREMOS JUSTIÇA!

(WE WANT JUSTICE!)

 

Numa sociedade tão corrompida e com uma desigualdade social gritante, a palavra justiça pode ser vista como uma ofensa ou um grito de guerra.

— O que é justo?

 

Uma pergunta para lá de complexa para se responder.

 

O que é justo para mim, pode não ser justo para você. Pensamos muito em justiça a partir de um conjunto de normas e regras impostas a um determinado grupo, povo ou nação.

 

Para muitos a justiça é a construção da boa convivência de uma determinada sociedade.

 

Na Caminhada Bíblica, em 2 Reis 15, quando se fala dos reis de Judá temos a referência de que eles fizeram “o que era justo aos olhos do Senhor”.

 

— Ser justo aos olhos do Senhor é ser obediente!

 

Havia um conjunto de leis dados por Deus, Judá tem a responsabilidade de manter viva a adoração ao Deus único e verdadeiro. Estamos num tempo em que o politeísmo é praticado pelas outras nações, os poderes políticos e religiosos caminham juntos, os reis tinham autoridade política, jurídica e religiosa. Ser justo em Judá era caminhar segundo a lei de Deus.

 

Hoje:

— Como está a nossa sociedade?

 

Em uma nação democrática os poderes constituídos são claros, num estado laico todos podem escolher a sua religião sem qualquer influência ou imposição estatal.

 

O estado é laico, as pessoas não!

 

Somos espirituais, a igreja é o povo de Deus desse tempo. Temos uma missão, não podemos perder oportunidades é urgente!

 

— Se fosse a minha ou sua biografia?

— Poderiam escrever em nossa lápide que vivemos uma vida justa aos olhos de Deus?

 

Jesus, o Cristo, é o Senhor!

 

“Tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façamno em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.” (Colossenses 3:17 NVI)

 

Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor

 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

― POR QUE DEUS PERMITE? (― WHY GOD ALLOWS IT?)

 


― POR QUE DEUS PERMITE?

(― WHY GOD ALLOWS IT?)


― Quantas vezes será que você já tenha feito essa pergunta?


Quando se trata da desgraça mundial, muitas vezes queremos nos eximirmos daquilo que seria a nossa responsabilidade, é muito mais fácil procurar um culpado do que olhar para um mundo globalizado e interligado.


A guerra em outro continente, a fome, a pobreza, a violência urbana, o tráfico de pessoas, a dependência química e tantas outras mazelas do dia a dia, cedo ou tarde estará em nossa porta.


Em seis décadas de existência, tenho observado o crescimento assustador da maldade humana e a omissão daqueles que teriam poder mudar o mundo.


Uma pergunta me incomoda:

― Porque Deus permite?


Hoje, na Caminhada Bíblica, lendo 2Reis 10, esse meu questionamento tomou outra proporção.


Na criação Deus nos deu a liberdade em fazermos nossas escolhas. Escolhas boas ou ruins trarão consequências, e as consequências me atingirão e as pessoas que estiverem ao meu redor.


Israel está cada vez mais distante de Deus, estão fazendo escolhas ruins e debochando da bondade do Senhor. A liderança do povo é muito ruim, estão sacrificando seus filhos aos ídolos e deixando de lado o Deus verdadeiro.


A revelação de Deus é progressiva, chegando ao seu ápice em Jesus Cristo. Continuamos a ter o direito de fazermos nossas escolhas, e o povo de Deus nesse tempo é todo aquele que confessa que Jesus Cristo é Senhor e Salvador. 


A igreja, como “Corpo de Cristo” é chamada a transformar o mundo.


Na história de 2Reis 10, fica como registro ou legado as vitórias e feitos de Jeú. Então:

Os demais acontecimentos do reinado de Jeú, tudo o que realizou e todas as suas conquistas, constam nos registros históricos dos reis de Israel.”

‭‭(2Reis‬ ‭10‬:‭34‬ ‭NVI‬‬)


Recebemos uma ordem de Jesus, é urgente o cumprimento da missão, pessoas estão morrendo e o seu sangue está em nossa mão.


A missão é prioridade, qualquer outra coisa é secundaria. 

― Como ou o que temos para prestar contas ao Senhor?


A responsabilidade é nossa!


Que possamos fazer a pergunta certa:

― Até quando Deus permitirá?


Abraço,


Cláudio Eduardo - pastor

quinta-feira, 18 de julho de 2024

OS LOUCOS SÃO DE CONFIANÇA! CRAZY PEOPLE ARE TRUSTABLE!

 


OS LOUCOS SÃO DE CONFIANÇA!

CRAZY PEOPLE ARE TRUSTABLE!


Vocês conhecem essa gente e sabem as coisas que eles dizem.” (2Reis‬ ‭9‬:‭11‬ ‭NVI‬‬)


Tudo é relativo, dizem algumas pessoas; outros afirmam que cada um tem a sua verdade. As pessoas estão buscando algo que lhes agradem, independente de ser certo ou errado.


Hoje, na *Caminhada Bíblica* a leitura é 2Reis 9. Continuamos com as intrigas palaciana.


Mentiras, enganações, traição, ódio e tudo de mais terrível no relacionamento entre pessoas.


Em meio a tantas situações ruins e muita maldade, temos uma “comunidade dos profetas”. Eles eram considerados loucos, pareciam estar fora da realidade, e para alguns não falavam coisas com coisas.


Refletindo, parece que em pleno século XXI continuamos com as intrigas palaciana. Mentira, violência, imoralidade, traição, idolatria estão em todos os lugares. E uma pergunta se faz necessária:

― Onde está a comunidade dos profetas?


O profeta deve anunciar a palavra de Deus, mesmo sabendo que em muitas ocasiões será tratado como louco.


“*Pois a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos é o poder de Deus.*” ‭‭(1Coríntios‬ ‭1‬:‭18‬ ‭NVI‬‬)


Então, nesse mundo em plena confusão, somos a resposta, em nome de Deus, para mostrar a verdade!



Que a “loucura” do Evangelho seja a nossa razão de viver!


“*Mas Deus escolheu os que são loucos para o mundo a fim de envergonhar os sábios e os que são fracos para o mundo a fim de envergonhar os fortes.*” ‭‭(1Coríntios‬ ‭1‬:‭27‬ ‭NVI‬‬)


Em Cristo,


Cláudio Eduardo - pastor

quarta-feira, 17 de julho de 2024

O SENHOR CUIDA DE NÓS! (THE LORD TAKES CARE OF US!)

 


O SENHOR CUIDA DE NÓS!

(THE LORD TAKES CARE OF US!)


A ansiedade e as preocupações tem tomado conta de nós, vivemos o hoje em função do dia de amanhã. Não conseguimos viver intensamente o presente, estamos assoberbados com pensamentos que não temos certeza que irá acontecer, esquecemos que Deus cuida de nós.


Uma história que começou há sete anos, uma experiência inigualável com o Senhor, o conselho do profeta e descansando da expectativa do futuro.


Hoje, na *Caminhada Bíblica*, estamos lendo o capítulo 8 de 2 Reis. Que história linda o daquele mulher.


Ela conheceu o profeta e decidiu honrá-lo, passou por dificuldades, perdeu o tinha de mais precioso e Deus restituiu (2Reis 4.8-37).


Seguir a orientação de Deus é a melhor escolha que podemos fazer. Precisamos confiar, as bençãos do Senhor estão a nossa disposição, Deus quer operar o seu milagre, as preocupações criam ruídos nos impedindo de ouvir sua voz.


Aquela mulher teve seus bens restituídos, e muito mais do que ela esperava. Você já imaginou a alegria que ela viveu por confiar na promessa do Senhor?


Estamos vivendo um tempo de muitas incertezas, violência, inflação,  desemprego, instabilidade financeira, insegurança, e tudo isso nos atinge. 


O Senhor nos fala por sua Palavra e nos manda descansar nele. Precisamos fazer uma escolha:

- Ser consumido pelas preocupações ou descansar no Senhor?


A mulher obedeceu ao Senhor através da orientação do profeta.

Hoje somos convidados a ouvir a Jesus Cristo.


“*No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas, nestes últimos dias, nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.*”

‭‭(Hebreus‬ ‭1‬:‭1‬-‭2‬ ‭NVI‬‬)


“*Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por meio da oração e da súplica, com ação de graças, apresentem os seus pedidos a Deus.*”

‭‭Filipenses‬ ‭4‬:‭6‬ ‭NVI‬‬


Que o Senhor nos abençoe!


Cláudio Eduardo - pastor


_________________

@claudioeduardomcosta

@arenadedeus

terça-feira, 16 de julho de 2024

BOAS NOTÍCIAS (GOOD NEWS)

 



BOAS NOTÍCIAS

(GOOD NEWS)

 

Você já imaginou se a cada dia que acordássemos as redes sociais e os noticiários só trouxessem notícias boas?

 

Infelizmente o mundo real não é assim, uma desgraça atrás da outra, quanto mais miséria melhor.

 

Existem pessoas que não conseguem sair de casa sem antes se atualizar com as últimas notícias. Se uma pessoa bem informada não significa valorizar as más notícias. Afinal de contas, fomos chamados para contar boas notícias.

 

Hoje, na Caminhada Bíblica, estamos lendo o capítulo 7 de 2Reis, que nos conta a história do cerco da cidade de de Samaria.

 

Fome e miséria estava tomando conta daquela cidade, um desespero, todos estavam sem esperança.

 

Quatro pessoas, invisíveis, desprezados, marginalizados, que estavam juntos por sua condição miserável. Aqueles homens eram abandonados por sua família, pela religião e sua sociedade.

 

Estavam a margem da cidade sem qualquer tipo de esperança. A desgraça é grande, o sofrimento é inimaginável, então tomam uma decisão para lá de importante: “Havia quatro leprosos à porta da cidade. Eles disseram uns aos outros: ― Por que ficar aqui esperando a morte?”  (2Reis 7:3 NVI)

 

O milagre de Deus é real, Ele está sempre agindo para socorrer o seu povo e usa pessoas para contar as boas notícias!

 

Estamos vivendo num momento muito especial, temos a possibilidade de alcançar multidões, e devemos ser portadores de boas notícias.

 

O acampamento do inimigo está vulnerável, ele foge diante do Senhor, vamos invadir, proclamado que o Senhor dos Exércitos é o nosso Deus.

 

Jesus, o Cristo, é a boa notícia que devemos proclamar!

 

― Deus continua realizando milagres em nossos dias;

― Não podemos nos calar diante do poder de Deus; e

― Vamos compartilhar as bençãos do Senhor!

 

Com certeza você tem algo para compartilhar, não enterre seus dons e talentos!

 

Somos chamados para anunciar as boas notícias, as boas novas, o Evangelho de Cristo Jesus!

 

Um dia abençoado para você!

 

Cláudio Eduardo - pastor

 

_________________

@arenadedeus

@claudioeduardomcosta

 


domingo, 14 de julho de 2024

ORAÇÃO, APRESENTANDO MINHAS NECESSIDADES AO PAI!

 



ORAÇÃO, APRESENTANDO MINHAS NECESSIDADES AO PAI!


“*Dá‑nos hoje o pão nosso de cada dia.*”

‭‭Mateus‬ ‭6‬:‭11‬ ‭NVI‬‬



Quando eu apresento às minhas necessidades a Deus tenho que ter fé que ele está me ouvindo e que vai me responder.

palavra pão, aqui, sem dúvida abrange tudo o que é necessário para sustentar a vida.


Esta petição implica nossa dependência de Deus para o suprimento das nossas necessidades. E essa dependência de Deus deve ser diária, Como somos dependentes dele um dia após o outro, era evidentemente a intenção do Salvador que a oração fosse feita todos os dias. 


E, é assim que nós hoje somos instruidos a viver, Além disso, a petição é expressa no plural – nos dá – e, por isso, é evidentemente destinada a ser empregada por mais de uma pessoa, ou por alguma comunidade. 

Nenhuma comunidade ou congregação pode se reunir todos os dias para adoração, exceto a famílias. 


Portanto, é evidente que esta oração contém um forte comando implícito para a oração diária em família e em privado intensificando a necessidade diária de um compromisso com Deus, e intimidade diário com Deus. 


E quero partilhar com os irmãos algo muito impactante que Deus está fazendo aqui em Moçambique, como temos lugares que o evangelho aínda não chegou, às pessoas quando ouvem falar de Jesus tem percorrido 40 km de distância para ouvir às boas novas do envagelho do nosso Senhor Jesus Cristo, hoje estávamos reunidos com 10 pessoas que percorreram 40 km para estar presente ouvindo a palavra do nosso bom Deus. 


É uma alegria muito grande, e ao mesmo tempo é um desafio que o Senhor colaca em nosso coração que temos que cuidar dessas pessoas e levar o evangelho a muitas outras.


_Baltazar João_ - _pastor_ 

*Igreja Batista Arena de Deus*

sábado, 13 de julho de 2024

ME EMPRESTA…

 



ME EMPRESTA…

 

Em tempo de redes sociais, vivemos numa sociedade adoecida. A tecnologia que foi criada para encurtar distância, aproximar as pessoas, facilitar as atividades e sobrar tempo para atividades de lazer; hoje gastamos mais tempo com rede social do que com pessoas.

 

A exposição da vida pessoal levou à disputa de likes, a não aceitação da autoimagem e uma busca de um modelo perfeito de vida.

 

Amizade com os vizinhos está se tornando raro, estamos ficando fechados dentro de nós mesmos, nos condomínios não conhecemos os vizinhos do prédio que moramos, e muitas vezes nem os do mesmo andar.

 

Hoje, na Caminhada Bíblica, ao fazer a leitura de 2Reis 4, comecei a imaginar quantas vasilhas eu conseguiria empestada com meus vizinhos.

 

Imagine o credor batendo a sua porta, ameaçando escravizar seus filhos, parece que não tem saída, um pote de azeite e nada mais.

 

O azeite é símbolo de unção, é precioso, hoje usamos para temperar a salada, na antiguidade ele tinha múltiplas utilidades.

 

O azeite era usado como medicamento, unguento, bálsamo, combustível para a iluminação, e até para impermeabilização de tecidos.

 

Observe a mulher do texto bíblico, seu desespero era grande, e muitas vezes na hora do desespero não percebemos e nem valorizamos o que temos na mão.

 

Observe o que aquela mulher tinha:

- Uma vasilha com azeite;

- Dois filhos;

- Um relacionamento com seus vizinhos; e

- Um Deus provedor!

 

Era necessário na vida dela um início, precisa apenas do começo, atitude, colocar a mão na massa.

 

Sair da inércia é o essencial, muitas vezes Deus está agindo e nós continuamos parados.

 

Pegar as vasilhas emprestadas, encher as vasilhas, vender o azeite era a parte da mulher e de seus filhos. O milagre é com Deus. Faça sua parte.

 

Somos seres sociais, fomos criados para viver em comunidade, precisamos uns dos outros, pessoas são importantes, somos gente com o propósito de cuidar de gente. GENTE CUIDANDO DE GENTE, deve ser o nosso propósito de vida.

 

Então:

- Pega as vasilhas emprestada com seus vizinhos, deixa Deus operar o milagre e vamos empreender.

 

- Preciso de muitas vasilhas, você pode me emprestar?

 

- Tenho azeite para vender, você quer comprar?

 

- Deus está realizando milagres, tome posse!

 

 

Cláudio Eduardo - pastor


PECADO NÃO TEM TAMANHO… SIN HAS NO SIZE…

  PECADO NÃO TEM TAMANHO…   “Assim diz o Senhor: “Por três transgressões de Judá, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Porqu...