sábado, 3 de fevereiro de 2024

NOVAS CONQUISTAS, NOVAS EXPERIÊNCIAS, NOVOS DESAFIOS!

 

NOVAS CONQUISTAS, NOVAS EXPERIÊNCIAS, NOVOS DESAFIOS!

 

”Ele trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa”. Atos 11:14 NVI

 

Estamos no início da Igreja Cristã. Os discípulos estão se sentindo confortáveis em permanecer na cidade de Jerusalém, estão no processo de organização da igreja, tudo é muito novo. Eles pregam a Palavra, se dedicam a oração, fazem ação social, já temos uma estrutura, simples e funcional.

Na igreja temos perseguição, crentes carnais, temos inveja, existe murmuração, existem aqueles que querem mandar, tudo isso antes da igreja entender que tem que conquistar os confins da terra. É só vermos Pedro e João perante o sinédrio, Ananias e Safira querendo enganar os Apóstolos, a murmuração que levou a escolhas dos sete diáconos e o martírio de Estevão.

Após o martírio de Estevão, os Apóstolos ficam em Jerusalém e a igreja é dispersa.

“Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem”. Atos 8:1,4  NVI

 

A estratégia era clara, Judeia, Samaria e os confins da terra, no entanto, a igreja estava cheia de preconceitos, de crendices, de ranços trazidos do judaísmo; e tudo isso estava se tornando impedimento para chegar aos nãos judeus, os gentios não estavam nos planos da igreja, mas estavam nos planos de Deus.

 

 

O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR DE NOVAS CONQUISTAS!

”Os apóstolos e os irmãos de toda a Judeia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus”. Atos 11:1 NVI

 

É extraordinário o quanto o “novo” nos assustas, o quanto somos medrosos quando somos desafiados a dar um passo de fé ou obediência ao Senhor.

“Não tenha medo”, “não temas” e “seja corajoso”, são expressões que constantemente encontramos na Bíblia, Palavra de Deus. Quando essas expressões são apresentadas, não é pelas nossas qualidades; e sim por quem está ao nosso lado.

Num primeiro momento a conversão de Cornélio se tornou um escândalo na igreja de Jerusalém.  Assim, quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram do partido dos circuncisos o criticavam, dizendo: "Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles".  Atos 11:2,3 NVI

 

Algo para ser comemorado, se tornando um problema, fico imaginado a rede de fofocas, as falsas afirmações, as críticas e os julgamentos da atitude de Pedro.

Será que estamos sendo diferentes da igreja de Jerusalém?

Estamos disponíveis a nos juntarmos ao Senhor em novas conquistas?

 

 

O DESAFIO EXPLICAR O ÓBVIO!

”Pedro, então, começou a explicarlhes exatamente como tudo havia acontecido: “. Atos 11:4 NVI

 

Estamos vivendo o tempo que desaprendemos a nos comunicar, grande parte das dificuldades encontradas em um relacionamento está numa comunicação deficitária.

Explique quantas vezes for necessário, devida ser um dos princípios da boa comunicação.

Pedro era um dos líderes da igreja, e podia considerar que não tinha obrigação de dar satisfação a ninguém. Era tão óbvio, uma família inteira havia aceito a Cristo como Salvador, todos deveriam estar muito alegres, eles estavam criticando a Pedro por ter entrado na casa de um não Judeu.

Pedro, com paciência e sendo objetivo, conta como Deus o preparou para o início da expansão do evangelho entre os nãos judeus. Jerusalém, Judeia, Samaria e confins da terra. Planejamento, estratégia, missão, salvação a todos os povos.

Você tem paciência e humildade para explicar o óbvio?

 

A EXPERIÊNCIA DE USUFRUIR DO NOVO!

”Então, ouvi uma voz que me dizia: “Levantese, Pedro; mate e coma”. Atos 11:7 NVI

 

Pedro era judeu, os costumes e tradições do judaísmo estavam arraigados na sua vida. As restrições alimentares, os rituais de sacrifícios, as horas das orações diárias, eram muitas informações que foram sendo ensinadas no decorrer da sua história de vida.

Para os cristãos judeus do “partido da circuncisão”, o evangelho deveria ser visto como uma continuidade do judaísmo. Eles consideravam que era necessário cumprir toda Lei.

A Lei trazia no seu bojo ordenamentos espirituais, morais, dietéticos e cerimoniais, Jesus veio cumpri-la!  "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir”.  Mateus 5:17 NVI

 

Quando falamos em viver o novo de Deus, estou te convidando a observar que a vida cristã é centralizada na Lei do amor, não precisamos inventar nada, apenas obedecer!

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? "

Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes".  Marcos 12:28-31 NVI

 

Diante da experiência de Pedro, sua relutância em obedecer, ou melhor, o que Deus está ensinando a ele. Chegamos o tempo de declarar a todos que Deus não faz acepção de pessoas, agora o Israel de Deus é a sua Igreja. Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó tinham uma missão e a desvirtuaram no caminhar da história. Nos hoje temos uma missão, e estamos perdendo o foco, é necessário levarmos o evangelho a todos, começando em nossa casa.

Precisamos levar a mensagem do evangelho nas casas: ”Ele trará uma mensagem por meio da qual serão salvos você e todos os da sua casa”. Atos 11:14 NVI

Precisamos abrir nossas casas para a proclamação da mensagem do evangelho: “Cornélio os esperava com seus parentes e amigos mais íntimos que tinha convidado”.  Atos 10:24 NVI

Devemos estar prontos para servir ao Senhor a partir da nossa família, de nossa casa: "Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! " Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias”. Atos 10:47,48 NVI

 

As pedras estão clamando, o povo está morrendo sem Cristo e sem salvação, a pergunta é simples: O que estamos fazendo para mudar essa realidade?

 

Que o Senhor Deus nos abençoe!

 

Cláudio Eduardo - pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...