sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PRESTANDO CONTAS DA MISSÃO

PRESTANDO CONTAS DA MISSÃO

"Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.
(Atos 26.19)


            Como tem sido triste a escravidão da ignorância religiosa, Jesus Cristo desceu de sua gloria para nos libertar. O Evangelho é simples, todo ritual da velha aliança é cumprida em Cristo, não necessitamos mais de sacrifícios. O Senhor é dono de todas as coisas e não faz barganhas com a sua criação.

            Nos capítulos 24, 25 e 26 de Atos dos Apóstolos, Paulo está fazendo a sua defesa perante Felix, Festo e Agripa; como é interessante a maneira como ele aproveita cada oportunidade para testemunhar que Jesus é o Cristo. Apresenta o seu testemunho, a sua experiência pessoal, sempre fundamentado em Moisés e nos profetas.

            Perante Félix, que tratou Paulo com cortesia e respeito, foi testemunhado da justiça e do juízo vindouro. Felix era um governante corrupto, e mesmo ouvindo tudo a respeito dos planos de Deus, teve medo, mas fez a opção de não mudar de vida.   Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo". (Atos 24.25)

            Perante Festo e Agripa, Paulo faz uma explanação maravilhoso de como teve um encontro pessoal com Jesus, o seu chamado, seus desafios e os resultados maravilhoso Deus em sua vida e ministério. O chamado para pregar aos gentios é especifico, é um chamado missionário. Alargar a visão e uma transformação radical é o que o evangelho faz na vida de todos que estejam abertos Cristo. Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. (Atos 26.17,18)

            O cristão deve buscar crescer intelectualmente, estar aberto ao novo e disponível para quebrar pré-conceitos e paradigmas; sempre fundamentado nas Escrituras.  Paulo é visto como um intelectual, um escritor admirado, um homem conhecedor das ciências de sua época, e com sensibilidade a falar do amor de Jesus ao escravo e ao imperador. Festo faz uma declaração, uma palavra de resistência, uma atitude de desespero: A esta altura Festo interrompeu a defesa de Paulo e disse em alta voz: "Você está louco, Paulo! As muitas letras o estão levando à loucura! " (Atos 26.25)

            Todos reconheceram a inocência de Paulo, não viam nele crime, mas devido a questões burocráticas da justiça romana, deviam enviá-lo a Cesar. Uma oportunidade para na capital do império continuar falando de Cristo.

            Algumas coisas podemos enfatizar a partir desta experiência de Paulo, e tenho me incomodado muito com a superficialidade daqueles que se dizem povo de Deus.

            A experiência pessoal com Cristo, como afirmo é pessoal, radical e transformadora de valores e de conceitos. As mudanças são interiores, mas refletem no exterior. Jesus e Paulo chamam de novo nascimento, mudança de mente, transformação na maneira de ver o mundo. Ou como afirma aos Coríntios: Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5.17) Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2.16).
            Você tem vivo em sua mente guando Jesus se tornou Senhor da sua vida, seu testemunho tem abençoado outros?

            Paulo era respeitado pelos que não eram cristãos, e isso ele adquiriu por causa do seu testemunho e sua integridade. Como os outro tem olhado para sua vida?  A mensagem do Evangelho é uma mensagem de perdão, arrependimento e transformação. Não precisamos carregar um peso maior do que é real. Não existe pecado que não possa ser perdoado, a não ser a recusa pelo perdão, que Jesus chama de blasfemar contra o Espirito Santo. Jesus está pronto a nos aliviar deste fardo, mas é preciso decisão.

            Finalizando, o que estamos fazendo com a visão celestial?
Paulo pode afirmar que não foi desobediente. A experiência de Paulo começa na estrada de Damasco, uma mudança radical onde o perseguidor se torna a perseguido. Não espere que a sua experiência seja igual a dele, hoje temos a Bíblia, para nos orientar e dirigir a nossa vida.

Que tipo de afirmação você poderia fazer agora no quesito obediência?

Pense nisso!


Pr Cláudio Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

32.000

Hoje ultrapassamos as 32.000 visualizações do blog HUMANIZANDO COMPAIXÃO, são 462 textos, e o primeiro foi publicado em 22 de outubro de 201...